Ordens de devolução de compra

Uma ordem de devolução é uma ordem de compra para a qual expedições devolvidas são relatadas. Uma ordem de devolução pode incluir somente valores negativos. Com uma ordem de devolução de compra, é possível devolver as unidades de estoque ou as mercadorias rejeitadas ao fornecedor. Em geral, essas mercadorias são rejeitadas durante a inspeção.

Dados mestres da ordem de devolução

Para usar ordens de devolução:

Passo 1. Especificar os tipos de ordem de compra para ordens de devolução

Especificar os tipos de ordem de compra para ordens de devolução na sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000).

No campo Ordem de devolução na sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000), é possível especificar estes tipos de ordem de devolução:

  • Devoluções de estoque, usada para devoluções de estoque.
  • Devoluções de rejeitos, usada para devoluções de rejeitos do estoque em quarentena.

Para selecionar a caixa de seleção Expedir linhas completas, a ordem de devolução deve ser do tipo Devoluções de rejeitos.

Para selecionar a caixa de seleção Entrega direta, a ordem de devolução deve ser do tipo Devoluções de estoque.

Passo 2. Vincular um tipo de ordem de armazenamento ao tipo de ordem de compra

Vincule um tipo de ordem de armazenamento ao tipo de ordem de devolução no campo Tipo de OC da sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000). O Tipo de transação do tipo de ordem de armazenamento deve ser definido para Baixa na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000).

Se as mercadorias recebidas precisarem ser inspecionadas, é preciso selecionar um tipo de ordem de armazenamento com um procedimento de inspeção vinculado.

Se a caixa de seleção Entrega direta estiver selecionada para o tipo de ordem de compra, não será possível especificar um tipo de ordem de armazenamento.

Passo 3. Vincular atividades ao tipo de ordem de devolução

Vincule atividades ao tipo de ordem na sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000).

O LN vincula as seguintes atividades obrigatórias ao tipo de ordem de devolução:

  • Liberar ordens de compra para armazém (tdpur4246m000)
  • Recebimentos de compra (tdpur4106m000)
  • Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000)
Passo 4. Vincular tipo e série de ordem para Devoluções de rejeitos aos parâmetros de ordem de compra

Para gerar ordens de compra de Devoluções de rejeitos, nos campos Tipo de ordem para devolução de rejeição e Série de ordem para devolução de rejeição na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), selecione o tipo e a série da ordem especificados na sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000).

Procedimento de Devoluções de estoque
  1. Ordens de compra (tdpur4100m000)

    Use a sessão Ordens de compra (tdpur4100m000) para:

    1. Criar um cabeçalho da ordem de compra com o tipo de ordem de compra Devoluções de estoque.
    2. Especificar o Tipo de documento original.
    3. Especificar o Número do documento original.
    4. Especificar o motivo da devolução para a ordem de devolução no campo Motivo da devolução. O tipo de motivo deve ser definido para Devolução de mercadorias.
    5. Depois de criar uma ligação entre uma ordem de devolução e um número de documento original, clique em Copiar do documento original no menu Visualizações, Referências o Ações. É iniciada uma sessão da qual é possível copiar linhas para a ordem de devolução. As linhas adicionadas à ordem de compra têm uma quantidade negativa e um valor negativo. Opcionalmente, é possível modificar os dados nessas linhas. Também é possível adicionar manualmente linhas de ordem de compra à ordem de devolução.
  2. Liberar ordens de compra para armazém (tdpur4246m000)

    Depois da aprovação da ordem de devolução de compra, libere a ordem de compra à Armazenamento. O status da ordem de compra está definido para Em curso e o status da atividade está definido para Aguardando expedição na sessão Status de linha da ordem de compra (tdpur4534m000).

  3. Gerar aconselhamento de saída (whinh4201m000)

    Se a caixa de seleção Incluir ordens de devolução estiver selecionada nessa sessão, o LN gera um aviso de saída e expedição para a quantidade que deve ser devolvida.

  4. Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000)

    Depois de o processo de expedição ser executado pela Armazenamento, o status da ordem de compra continua sendo Em curso, mas o status da atividade é definido para Processar ordens de compra na sessão Status de linha da ordem de compra (tdpur4534m000). Como consequência, é preciso processar a ordem de devolução na sessão Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000).

Rastreamento

Condições específicas se aplicam à devolução do estoque rastreado.

Se uma linha da ordem de devolução estiver vinculada a um documento original, a distribuição de rastreabilidade vinculada é assumida como padrão. Se uma linha de ordem de devolução não estiver vinculada a um documento original, é possível especificar manualmente uma distribuição de rastreabilidade para a linha de ordem de devolução.

É possível atualizar manualmente a distribuição de rastreabilidade assumida como padrão. As rastreabilidades da linha da ordem de devolução podem diferir das rastreabilidades no documento original.

Se duas linhas de ordem de devolução de compra estiverem vinculadas a uma linha de programação origina/linha de recebimento de programação específica, para ambas as linhas de ordem, a mesma quantidade da ordem de devolução e a mesma distribuição de rastreabilidade são assumidas como padrão. Assim, é preciso reduzir manualmente a quantidade da ordem de devolução e atualizar a distribuição de rastreabilidade.

Procedimento de Devoluções de rejeitos

Para devolver o material de produção a parceiros de negócios expedidores e fornecedores, é possível gerar ordens de devolução de compra usando o estoque em quarentena na sessão Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000). Essas ordens podem ser vinculadas a um documento de compra original, mas isso não é obrigatório.

Para retornar ao estoque em quarentena, defina o campo Disposição para Devolver para o fornecedor na sessão Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000). Selecione as linhas de disposição e clique em Processar no menu adequado da sessão Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000) para gerar uma ordem de devolução de compra do tipo Devoluções de rejeitos na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900).

Se a ordem de devolução não puder ser vinculada a um documento original, o LN verifica se a combinação de item e parceiro de negócios fornecedor/expedidor das linhas de disposição está disponível nos dados reais ou históricos da ordem de compra. Caso não esteja, uma mensagem de aviso é exibida.

Depois da geração de uma ordem de devolução, o número de ordem de devolução gerado é exibido na guia Ordem de disposição na sessão Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000).

Você deve aprovar a ordem de devolução de compra para começar o procedimento de saída (regular).

Para mais informações, consulte o Estoque em quarentena do processo - devolução ao fornecedor.