Usar conjuntos de segmentos

Segmentos possuem um comprimento de segmento específico, são expressos na unidade de tempo do segmento (semanas, meses, quatro semanas e assim por diante) e são vinculados a tipos de necessidade. Um conjunto de segmentos consiste em vários segmentos.

Para configurar um conjunto de segmentos, consulte Visão geral da gestão da programação de compra.

Nota
  • Cada segmento no conjunto possui um número único. O horizonte de programação é construído de acordo com o número de sequência atribuído pelo LN no campo Número de sequência da sessão Conj. de segmentos - Segmentos (tdipu0114m000)
  • Na sessão Segmentos de programação (tdipu0115m000), não é possível definir uma unidade de tempo de segmento e um comprimento de segmento para um segmento com o tipo de necessidade Imediata, uma vez que esse tipo de necessidade envolve necessidades não entregues do passado que devem ser expedidas assim que possível.
Conjuntos de segmentos e programações de compra

Se você usar programações push ou programações de previsão pull, o conjunto de segmentos da sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) e/ou da sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) será usado para:

Para programações de pull call-off, nenhum conjunto de segmentos é usado, uma vez que essas linhas de programação não são geradas novamente nem agrupadas e são imediatamente convertidas em um detalhe de linha de liberação com o status Programado. Assim, o tipo de necessidade é sempre Firme.

Nota

Se você vincular segmentos ao conjunto de segmentos na sessão Conj. de segmentos - Segmentos (tdipu0114m000), é preciso garantir que você use as unidades de tempo do segmento corretas. Certifique-se de:

  • definir corretamente a primeira unidade de tempo do segmento do primeiro segmento em um conjunto de segmentos. Por exemplo, se você definir a primeira unidade de tempo do segmento para Semana ou Quatro semanas, e se a data de baixa da programação não cair em uma segunda-feira, alguns dias podem ser excluídos do processo de agrupamento ou nova geração. Observe que essas unidades de tempo do segmento sempre têm segunda-feira como ponto de partida para suas atividades. Assim, para uma unidade de tempo do segmento definida como Semana ou Quatro semanas, o LN somente começa a agrupar ou a gerar novamente linhas de programação de uma segunda-feira em diante e, portanto, começa a agrupar ou a gerar novamente linhas de programação a partir da primeira segunda-feira após a data de baixa da programação calculada anteriormente. Para uma unidade de tempo de segmento definida como Mês, o LN não começa a agrupar nem a gerar novamente linhas de programação na primeira segunda-feira disponível, mas na primeira segunda-feira disponível do mês seguinte
  • Os vários segmentos se conectem. Por exemplo, se você combinar a unidade de tempo semanal, que vai de segunda-feira a domingo, com a unidade de tempo mensal, que vai da primeira segunda-feira do mês até o dia anterior à primeira segunda-feira do mês seguinte, ao gerar novamente ou agrupar linhas de programação, um período de tempo pode ser indefinido.
Exemplo

Próxima data de baixa da programação: 19/07/99

Segmentos no conjunto de segmentos:

Código do segmentoTipo de necessidadeUnidade de tempoComprimento segmento
1FirmeSemanas1
2PlanejadaMeses1
3PlanejadaMeses1

 

Cálculo de tempo do segmento com base na data de baixa da programação:

Código do segmentoData inicialData finalTipo de necessidade
119/07/9925/07/99Firme
202/08/9905/09/99Planejada
306/09/9903/10/99Planejada

 

Neste exemplo, há uma lacuna de tempo de uma semana entre 26 de julho de 1999 e 2 de agosto de 1999. Embora o LN feche automaticamente essa lacuna de tempo, para evitar lacunas de tempo em um conjunto de segmentos, use a unidade de tempo de quatro semanas combinada com a unidade de tempo semanal.

Nota
  • quando o LN gera novamente as linhas de programação, se um período estiver indefinido ente dois segmentos, as linhas de programação que ficam nessa lacuna de tempo automaticamente recebem o tipo de necessidade do segmento com o número de sequência mais alto. Por exemplo, se houver uma lacuna de tempo entre um segmento que calcule o tipo de necessidade Firme e um segmento que calcule o tipo de necessidade Planejado, as linhas de programação que ficam nessa lacuna de tempo automaticamente recebem o tipo de necessidade Firme. Assim, a lacuna de tempo do exemplo anterior, que vai de 26 de julho de 1999 até 2 de agosto de 1999, recebe automaticamente o tipo de necessidade Firme
  • quando o LN agrupa linhas de programação, se um período estiver indefinido entre dois segmentos, o LN automaticamente adiciona outro segmento que fecha essa lacuna de tempo de modo que as linhas de programação que ficam dentro dessa lacuna de tempo também sejam incluídas no processo de agrupamento todas as linhas de programação que ficam dentro do período de tempo desse segmento recém-gerado são agrupadas em um detalhe da linha de liberação.
  • todas as linhas de programação em uma liberação de compra que ficam após o período calculado pelo último segmento em um conjunto de segmentos recebem automaticamente o tipo de necessidade Planejado.