Conformidade comercial global para ordens de compra

Se a caixa de seleção Conformidade comercial global estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) e a caixa de seleção Conformidade de importações estiver marcada na sessão Parâmetros de conformidade comercial global (tcgtc0100m000), será possível configurar as informações para um item ao qual a conformidade se aplique.

Quando um item está sujeito à conformidade comercial global, as verificações internas são executadas para garantir que as informações de conformidade de importação sejam válidas e as licenças necessárias estejam disponíveis. Essa verificação é realizada durante a entrada da linha de ordem de compra, programação da linha de aviso de expedição e linha de recebimento do armazém.

Depois da verificação da linha de ordem de compra quanto à conformidade de importação, os dados de sucesso e falha são registrados. Se a verificação de conformidade de importação falhar, a linha de ordem de compra será bloqueada.

Para permitir a exclusão de documentos de verificações de conformidade de importação, é possível especificar exceções de documento. Por exemplo, é possível especificar as exceções por parceiro de negócios, país e tipo de documento.

linhas de ordem de compra

Quando uma linha de ordem de compra é especificada na sessão Ordem de compra - Linhas (tdpur4100m900), uma verificação de conformidade de importação será executada se estas condições se aplicarem:

  • A caixa de seleção Verificação interna está marcada na guia Conformidade de importações da sessão Parâmetros de conformidade comercial global (tcgtc0100m000)
  • O tipo de ordem não é usado para estoque devolvido, itens rejeitados devolvidos ou pagamento de consignação
  • O armazém é especificado
  • A quantidade solicitada ou o valor da ordem são superiores a zero
  • A caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial está selecionada para o item na sessão Itens (tcibd0501m000)
  • O país do endereço do expedidor difere do país do endereço do recebimento

Se essas condições forem atendidas e nenhuma exceção for encontrada na sessão Exceções de documentos de importação (tcgtc0130m100), uma verificação de conformidade interna será executada para a linha de ordem de compra. Para a verificação interna, o LN verifica se uma licença de importação válida está disponível na sessão Licenças de importação (tcgtc0120m100). Também verifica se dados válidos de conformidade de importação estão disponíveis para a combinação de item e país do expedidor na sessão Dados de conformidade de importação de item (tcgtc0110m100).

Se a caixa de seleção Aplica-se quantidade limitada ou Aplica-se valor limitado estiver marcada na sessão Licenças de importação (tcgtc0120m100) para a licença de importação, os limites de quantidade ou valor serão verificados. A quantidade solicitada da linha de ordem de compra na unidade de estoque e o valor líquido da linha de ordem na moeda da ordem são usados para essas verificações. Durante a confirmação do recebimento, os consumos de licença de importação são registrados na sessão Consumos de licença de importação (tcgtc1520m100).

Nota

Se a conformidade comercial global aplicar-se ao item da linha de ordem de compra, a caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial será marcada para a linha.

Componentes

Se o campo Gestão de estoque estiver definido como Por componente na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), os componentes serão vinculados à linha de ordem de compra. A verificação de conformidade de importação é executada somente para os componentes recebidos, e não para o item principal. Assim, os resultados da verificação de conformidade são registrados por linha de componente.

Se um componente falhar na verificação de conformidade, a linha de ordem será bloqueada. Vários componentes podem falhar na verificação, mas somente um registro de bloqueio da linha de ordem de vendas é gerado na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000). A linha de ordem não pode ser desbloqueada até que todos os resultados com falha sejam removidos para as linhas do componente.

Verificação de conformidade de importação

A verificação de conformidade de importação pode resultar em sucesso ou falha, o que pode ser visualizado na sessão Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000).

Se a verificação for bem-sucedida, a linha da ordem de compra (componente) será salva e o procedimento da ordem de venda poderá iniciar. O resultado da verificação de conformidade é aprovado automaticamente.

Em caso de falha, a linha é salva e bloqueada. Portanto, a caixa de seleção Bloqueado referente à linha é marcada. Os dados da linha são exibidos na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000), e o valor do campo Motivo de bloqueio é recuperado do campo Motivo de bloqueio de conformidade de importação na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400). Para desbloquear a linha, é preciso atualizar os dados necessários e executar novamente a verificação de conformidade de importação, ou uma pessoa autorizada poderá substituir automaticamente o bloqueio de importação usando as sessões Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000) ou Console de sobrescrição de resultados de verificação de conformidade (tcgtc1610m100).

Nota

No menu Visualizações, Referências o Ações em várias sessões de Aquisição, é possível usar a opção Verificar conformidade de importação para forçar a execução da verificação de conformidade de importação.