Conformidade comercial global para ordens de venda

Se a caixa de seleção Conformidade comercial global estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) e a caixa de seleção Conformidade de exportações estiver marcada na sessão Parâmetros de conformidade comercial global (tcgtc0100m000), será possível configurar as informações para um item ao qual a conformidade se aplique.

Quando um item está sujeito a conformidade comercial global, as verificações internas são executadas para garantir que as informações de conformidade de exportação sejam válidas e as licenças necessárias estejam disponíveis. Isso é feito durante a entrada da linha da ordem de venda, ativação de entregas de contratos, congelamento de expedição ou confirmação.

Depois da verificação da linha de ordem de vendas quanto à conformidade de exportação, os dados de sucesso e falha são registrados. Se a verificação de conformidade de exportação falhar, a linha de ordem de venda será bloqueada.

Para permitir a exclusão de documentos de verificações de conformidade, é possível especificar exceções de documento. Por exemplo, é possível especificar as exceções por parceiro de negócios, país e tipo de documento.

Linhas de ordem de venda

Quando uma linha de ordem de venda é especificada na sessão Ordem de venda - Linhas (tdsls4100m900), uma verificação de conformidade de exportação é executada caso estas condições se apliquem:

  • A caixa de seleção Verificação interna está marcada na guia Conformidade de exportações da sessão Parâmetros de conformidade comercial global (tcgtc0100m000)
  • O tipo de ordem não é usado para retornar estoque, faturamento retroativo ou faturamento de consignação
  • O armazém é especificado
  • A quantidade solicitada ou o valor da ordem são superiores a zero
  • A caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial está selecionada na sessão Itens (tcibd0501m000)
  • O país do endereço do receptor difere do país do endereço do expedidor

Se essas condições forem atendidas e nenhuma exceção for encontrada na sessão Exceções de documento de exportação (tcgtc0130m000), uma verificação de conformidade interna será executada para a linha de ordem de venda. Para esta verificação interna, o aplicativo verifica se uma licença de exportação está disponível e válida na sessão Licenças de exportação (tcgtc0120m000) e se dados de conformidade de exportação estão disponíveis e válidos para a combinação de item e país receptor na sessão Dados de conformidade de exportação de item (tcgtc0110m000).

Se a caixa de seleção Aplica-se quantidade limitada ou a caixa de seleção Aplica-se valor limitado da sessão Licenças de exportação (tcgtc0120m000) referentes à licença de exportação estiverem marcadas, os limites de quantidade ou valor serão verificados. A quantidade solicitada da linha de ordem de venda na unidade de estoque e o valor líquido da linha de ordem na moeda da ordem são usados para esse propósito. Durante a confirmação de expedição, os consumos de licença de exportação são registrados na sessão Consumos de licenças de exportação (tcgtc1520m000).

Nota

Se a conformidade comercial global aplicar-se ao item da linha de ordem de vendas, a caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial será selecionada para a linha.

Componentes

Se o campo Gestão de componentes estiver definido como BOM de vendas ou Linhas de componentes na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000), os componentes serão vinculados à linha de ordem de venda. A verificação de conformidade de exportação será executada somente para os componentes expedidos, e não para o item principal. Assim, os resultados da verificação de conformidade são registrados por linha de componente.

Essas linhas são bloqueadas se um componente falhar na verificação de conformidade:

  • BOM de vendas
    A linha de ordem é bloqueada. Vários componentes podem falhar na verificação, mas somente um registro de bloqueio da linha de ordem de vendas é gerado na sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000). A linha de ordem não pode ser desbloqueada até que todos os resultados com falha sejam removidos para as linhas do componente.
  • Linhas de componentes
    Em vez da linha da ordem, a linha do componente da ordem será bloqueada na sessão Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000).
Verificação de conformidade de exportação

A verificação de conformidade de exportação pode resultar em sucesso ou falha, o que pode ser visualizado na sessão Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000).

No caso de sucesso, a linha da ordem de venda (componente) é salva e o procedimento da ordem de venda pode iniciar. O resultado da verificação de conformidade é aprovado automaticamente.

Em caso de falha, a linha é salva e definida como bloqueada. Assim, a caixa de seleção Bloqueado é marcada para a linha e a linha é exibida na sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000) com o Motivo de bloqueio recuperado do campo Motivo de bloqueio predefinido - Verif. confor. exportação na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

Não é possível usar a sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000) para liberar linhas se a categoria de motivo do bloqueio estiver definida como Verificação de conformidade. Para desbloquear a linha, é preciso atualizar os dados necessários e executar novamente a verificação de conformidade de exportação, ou uma pessoa autorizada poderá substituir automaticamente o bloqueio de exportação usando as sessões Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000) ou Console de sobrescrição de resultados de verificação de conformidade (tcgtc1610m100).

Nota

No menu Visualizações, Referências o Ações em várias sessões de vendas, é possível usar estes comandos: