Turnos

As companhias de fabricação podem usar turnos para organizar a mão de obra de produção. As maneiras mais comuns de fazer isso são os modelos de um, dois ou três turnos, mas são possíveis modelos mais abrangentes que incluem, por exemplo, somente um turno no fim de semana e mais turnos durante demandas sazonais.

Nota
  • Usar turnos é obrigatório para fabricação repetitiva.
  • Implementar turnos é opcional porque nem todos os departamentos estão, ou podem estar, organizados conforme este modelo. O uso de turnos é definido por tipo de disponibilidade.

Os turnos são entidades opcionais em uma combinação de código de calendário/ tipo de disponibilidade. Um turno é usado para definir a disponibilidade de um centro de trabalho, por exemplo, uma célula de trabalho na fabricação repetitiva. Cada turno tem uma chave numérica exclusiva e é gerado com base no padrão do turno.

É possível gerar turnos no passado, começando em primeiro de janeiro do ano atual. Após a implementação dos turnos, não é possível replanejá-los até o turno atual.

Relatório de turno na fabricação repetitiva

A sessão Relatar turno (tirpt4636m200) é usada para gerenciar e relatar os resultados finais ao fim de cada turno.

Nesta sessão, você tem a opção de alterar registros preliminares a partir da sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000) em diante. Se todos os dados estiverem corretos, será possível concluir o turno e atualizar o documento de custo relacionado.

Você relata um turno como concluído especificando uma célula de trabalho e selecionando o turno aplicável. Quando o turno é selecionado, uma visão geral das horas da célula de trabalho estimadas, das horas de mão de obra e das quantidades é exibida com base nas linhas de programação de produção planejadas para o turno junto com as quantidades e as horas já registradas.

Os tempos de configuração, execução e inatividade podem ser relatados por meio de comandos disponíveis na sessão Lista de trabalho ou calculados com base nas quantidades relatadas. O tempo registrado pode ser inferior ao tempo disponível para o turno. Isso pode ocorrer devido a discrepâncias de registro, e pode ser corrigido pelo supervisor do turno antes de o turno ser relatado como concluído após registro do tempo de configuração e do tempo de inatividade para a célula de trabalho.

Se as horas ainda forem inferiores ao tempo do turno após a correção, o restante das horas disponíveis será registrado como tempo de espera. As horas de mão de obra são registradas da mesma maneira, com exceção do tempo de espera para horas de mão de obra, que o supervisor do turno deve inserir manualmente.

Nota
  • Um turno pode conter vários registros, por exemplo, se ocorrer backflushing por quantidade de transporte, a quantidade completada será registrada sempre que a quantidade de transporte for atingida.
  • As horas são registradas como mão de obra genérica para a célula de trabalho, não por funcionário.
  • Se forem usadas quantidades de material adicionais, será preciso registrar manualmente as quantidades para o ponto de uso vinculado ao material no documento de custo da célula de trabalho.