Informações sobre preço de material - ordens de compra

Se a caixa de seleção Preço de material na aquisição estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), as informações sobre preço do material poderão ser vinculadas à linha da ordem de compra.

Quando uma linha de ordem de compra é especificada na sessão Ordem de compra - Linhas (tdpur4100m900), o LN pesquisa um acordo de preço de material. As informações sobre preço do material podem ser assumir como padrão a origem usada para gerar a ordem de compra ou os dados mestres, ou ser recuperadas da linha do contrato de compra vinculada.

Nota

A caixa de seleção Aplicar preços de material se não houver preços de mater. no contrato em Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000) é usada para determinar se o LN deve pesquisar informações sobre preço do material para linhas de ordem de compra se a linha de contrato vinculada não tiver informações sobre o preço do material.

Na guia Compras da sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), no caixa de grupo Preço de material, é possível visualizar o preço (do material) para a linha de ordem de compra. No menu adequado dessa sessão, clique em Informações sobre preços de material para visualizar as informações sobre preço do material detalhadas na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000).

Nota

A caixa de seleção Incluir sobretaxas antes de aplicar descontos na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000) é usada para determinar o cálculo dos campos Valor do desconto da linha, Valor de desconto de ordem e Valor da ordem para a linha de ordem de compra.

Geração de linha da ordem de compra

Se informações sobre preço do material assumirem como padrão a origem que gerou a ordem de compra, a caixa de seleção Manual será selecionada por padrão nas sessões Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000) e Informações de material de documento (tcmpr1110m000). Como consequência, informações sobre preço do material não são substituídas quando elas são redefinidas para a linha de ordem de compra.

Se as informações sobre preço do material não assumirem como padrão a origem usada para gerar a ordem de compra, mas forem recuperadas dos dados mestres, o LN não selecionará as caixas de seleção Manual.

Nota

Se as linhas de ordem de compra forem geradas a partir de fontes com um preço específico, o LN não pesquisará informações sobre preço do material.

Agrupamento

Antes de as linhas de ordem de compra poderem ser agrupadas, as informações sobre preço do material das linhas devem ser idênticas. Se as informações sobre preço do material para duas linhas de ordem diferirem, as linhas não serão agrupadas para uma linha total com duas linhas de detalhes. Porém, uma nova ordem de compra sem linhas separadas pode ser criada. Como consequência, as informações sobre preço do material assumem como padrão a linha de ordem de destino para a de origem.

Atualizações

Informações sobre o preço de material para uma linha de ordem de compra podem ser atualizadas manualmente ou podem ser atualizadas pelo LN durante o processo de redefinição.

Se uma linha de ordem de compra tiver detalhes da linha na sessão Linha da ordem de compra (tdpur4601m000), os preços do material serão exibidos na linha (total) de ordem de compra, e não nos detalhes da linha. As informações sobre o preço do material, que são exibidas na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000), assumem como padrão os detalhes da linha relacionada.

Nota

Se as informações sobre preço do material de uma linha de contrato de compra vinculado forem assumidas como padrão, a caixa de seleção Usar sempre preço e desconto do contrato na sessão Parâmetros de contrato de compra (tdpur0100m300) será usada para determinar se as informações sobre preço do material para a linha de ordem de compra podem ser atualizadas.

Aprovação

Ao aprovar a ordem de compra na sessão Aprovar ordens de compra (tdpur4210m100) e se você desejar redefinir as informações sobre preço do material durante a aprovação, selecione a caixa de seleção Redefinir informações sobre preços de material.

Se você aprovar uma ordem de compra usando a opção Aprovar no menu adequado das sessões Ordens de compra (tdpur4100m000) ou Ordem de compra (tdpur4100m900), o campo Redefinir informações de material na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000) será usado para especificar se as informações sobre preço do material serão redefinidas.

Se as informações sobre preço do material para uma linha de ordem de compra forem modificadas após a aprovação da ordem, o status da ordem de compra será definido para Modificado, o que significa que a ordem deverá ser aprovada novamente. O status de Aprovado não é afetado se o LN modificar os preços reais do material. O status da ordem é definido como Modificado somente se você modificar manualmente os preços reais do material.

Recebimentos

Depois de um recebimento ser gerado para uma linha de ordem de compra, um recebimento é adicionado à sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000).

O campo Pagamento especificado na linha de ordem de compra é usado para determinar a ligação entre as informações sobre preço do material e os recebimentos.

  • Pagar no recebimento
    À confirmação do recebimento, um recebimento de compra a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000). As informações sobre o preço do material assumem como padrão a linha de ordem relevante e são vinculadas às sessões Recebimentos de compra (tdpur4106m000) e Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000).
  • Pagar na utilização
    Quando as mercadorias são consumidas, um recebimento de compra a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000). O campo Determinação de preço com base em nas sessões Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400) e Termos e condições de ordem (tctrm1130m000) é usado para determinar o processo para recuperar as informações sobre preço do material. Esses dados são vinculados às sessões Recebimentos de compra (tdpur4106m000) e Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000).

    Se este campo for definido para:

    • Reabastecimento, as informações sobre preço do material assumirão como padrão a linha de ordem relevante.
    • Consumo, as informações sobre preço do material serão determinadas quando o recebimento a pagar for gerado. Se a linha de ordem for vinculada a um contrato, as informações sobre preço do material serão recuperadas da linha da programação.
Nota

Se a caixa de seleção Redet. o preço e os descontos no recebimento estiver selecionada na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000), as informações sobre preço do material não assumirão como padrão a linha da ordem. As informações sobre preço são redefinidas quando o recebimento é confirmado na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000) ( Pagar no recebimento) ou quando o recebimento a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000) ( Pagar na utilização).

Se não for possível recuperar o preço real do material, o LN considerará a melhor opção possível. Por exemplo, em vez de usar a data da fatura, que é obrigatória, mas ainda não é conhecida, a data de recebimento real ou a data de uso é utilizada para recuperar o preço real aproximado do material.

É possível modificar os preços e descontos depois da confirmação do recebimento pelo recebimento real ( Pagar no recebimento) ou recebimento a pagar ( Pagar na utilização) na sessão Alterar preço e descontos de recebimentos a pagar de compras (tdpur4132m000).

É possível modificar os preços e descontos após a confirmação do recebimento para a linha de detalhes ou total na sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000).

No menu Visualizar, Referências o Ações das sessões Alterar preço e descontos de recebimentos a pagar de compras (tdpur4132m000) ou Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000), selecione Informações sobre preços de material para modificar as informações sobre preço do material depois do recebimento na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000).

Reabastecimento e pagamento de consignação

Para linhas de ordem de reabastecimento, as informações sobre preço do material são recuperadas dos dados mestres.

Depois do consumo de um estoque consignado, uma linha de ordem de pagamento de consignação é gerada. O processo para recuperar informações sobre preço do material para uma linha de ordem é baseado no campo Det de preço c/ base em das sessões Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400) ou Termos e condições de ordem (tctrm1130m000).

Se este campo for definido para:

  • Reabastecimento, as informações sobre preço do material assumirão como padrão a linha de ordem de reabastecimento para a linha de ordem de pagamento.
  • Consumo, as informações sobre preço do material serão determinadas ao gerar a ordem de pagamento de consignação.
Ordens de devolução

Se um documento original estiver vinculado a uma linha de ordem de devolução de compra, as informações sobre preço do material do documento original serão assumidas como padrão. Para o preço real do material, o LN seleciona a caixa de seleção Preço real manual na sessão Informações de material de documento (tcmpr1110m000).

Se nenhum documento original estiver vinculado à linha de ordem de retorno, as informações sobre preço do material serão recuperadas dos dados mestres.

Faturas

Depois do recebimento das mercadorias, a fatura pode ser conciliada e aprovada em Contas a pagar.

O valor a ser faturado é baseado no preço real do material. Portanto, o preço de recebimento real é usado durante a conciliação de recebimento.

Diferenças entre valores de recebimento e valor de fatura, devido a diferenças de preço real do material, são registradas como transações de variância.

Pagamentos parcelados do fornecedor

Não é possível alterar o preço para redefinir o preço do material para linhas de ordem de compra que sejam faturadas pelos pagamentos parcelados do fornecedor depois do recebimento. De acordo com isso, se a data usada para determinar o preço real do material for definida como Data da fatura para o contrato de preço de material vinculado, ela não será alterada para a Data da transação real para faturamento por pagamentos parcelados.

O valor da linha de ordem total pode diferir do valor do pagamento parcelado total se a data do recebimento real for usada como a data do preço. Para ajustar a diferença, é possível criar uma linha de pagamento parcelado de correção ou usar uma linha de pagamento parcelado em aberto. Se a diferença não for corrigida, uma transação de variação será registrada quando o pagamento parcelado for fechado durante o processamento da ordem de compra entregue.