Informações sobre preço de material - programações de compra

Se a caixa de seleção Preço de material na aquisição estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), as informações sobre preço do material poderão ser vinculadas à linha de programação de compra.

Quando as linhas de programação de compra forem geradas na sessão Programação de compra (tdpur3610m000), as informações sobre preços de material serão recuperadas da linha de contrato de compra vinculada.

Nota

A caixa de seleção Aplicar preços de material se não houver preços de mater. no contrato na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000) é usada para determinar se o LN deve pesquisar informações sobre preço do material para linhas de programação de compra se a linha de contrato vinculada não tiver informações sobre preço do material.

No menu adequado da guia Linhas de programação na sessão Programação de compra (tdpur3610m000), clique em:

Atualizações

Não é possível atualizar as informações sobre preços de material para linhas da programação de compra.

Se as informações sobre preços de material forem modificadas para a linha de contrato vinculada, as linhas de programação não são atualizadas.

Recebimentos

Depois de um recebimento ser feito para uma linha de programação de compra, um recebimento é adicionado à sessão Programação de compra - Recebimentos (tdpur3115m200).

O campo Pagamento especificado na linha de programação de compra é usado para determinar a ligação entre as informações sobre preço do material e os recebimentos.

  • Pagar no recebimento
    À confirmação do recebimento, um recebimento de compra a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras para prog. (tdpur3118m000). As informações sobre o preço do material assumem como padrão a linha de programação relevante e são vinculadas às sessões Programação de compra - Recebimentos (tdpur3115m200) e Recebimentos a pagar de compras para prog. (tdpur3118m000).
  • Pagar na utilização
    Quando as mercadorias são consumidas, um recebimento de compra a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras para prog. (tdpur3118m000). O campo Determinação de preço com base em nas sessões Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400) e Termos e condições de ordem (tctrm1130m000) é usado para determinar o processo para recuperar as informações sobre preço do material. Esses dados são vinculados às sessões Programação de compra - Recebimentos (tdpur3115m200) e Recebimentos a pagar de compras para prog. (tdpur3118m000).

    Se este campo for definido para:

    • Reabastecimento, as informações sobre preço do material assumem como padrão a linha de programação relevante.
    • Consumo, as informações sobre preço do material são determinadas quando o recebimento a pagar é gerado. Se a linha da programação for vinculada a um contrato, as informações sobre preço do material serão recuperadas da linha da programação.
Nota

Se a caixa de seleção Redet. o preço e os descontos no recebimento estiver selecionada na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000), as informações sobre preço do material não assumirão como padrão a linha da programação. As informações sobre preço são redefinidas quando o recebimento é confirmado na sessão Programação de compra - Recebimentos (tdpur3115m200) ( Pagar no recebimento) ou quando o recebimento a pagar é gerado na sessão Recebimentos a pagar de compras para prog. (tdpur3118m000) ( Pagar na utilização).

Se não for possível recuperar o preço real do material, o LN considera a melhor opção possível. Por exemplo, em vez de usar a data da fatura, que é obrigatória, mas ainda não é conhecida, a data de recebimento real ou a data de uso é utilizada para recuperar o preço real aproximado do material.

É possível modificar os preços e descontos depois da confirmação do recebimento de programação na sessão Alterar preço e descontos de recebimentos a pagar de compras (tdpur4132m000). No menu Visualizar, Referências o Ações da sessão Alterar preço e descontos de recebimentos a pagar de compras (tdpur4132m000), selecione Informações sobre preços de material para modificar as informações sobre preço do material depois do recebimento na sessão Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000).

Faturas

Depois do recebimento das mercadorias, a fatura pode ser conciliada e aprovada em Contas a pagar.

O valor a ser faturado é baseado no preço real do material. Portanto, o preço de recebimento real é usado durante a conciliação de recebimento.

Diferenças entre valores de recebimento e valor de fatura, devido a diferenças de preço real do material, são registradas como transações de variância.