Para testar o modelo de imposto

Depois de ter configurado o registro tributário, é possível usar a sessão Teste de cenário de imposto (tctax8100m000) para testar o resultado em várias situações.

É possível inserir vários conjuntos de dados de teste, que podem ser salvos. Assim, você pode repetir um teste específico depois de ter ajustado a configuração de registro de imposto.

Os dados de teste são identificados pela combinação de:

  • código de usuário
  • o número de teste sequencial gerado

Seu código de usuário o identifica como proprietário dos dados de teste.

É possível testar o modelo tributário da seguinte maneira:

  1. Na sessão Teste de cenário de imposto (tctax8100m000), selecione uma origem da ordem e insira os detalhes para os quais deseja testar o resultado do imposto, como o parceiro de negócios faturador e o país cliente.

    A origem da ordem selecionada determina quais outros dados podem ser inseridos.

    Sempre é possível selecionar um departamento, que determina a companhia financeira em que você testa o modelo de imposto.

    Opcionalmente, você pode inserir os dados na guia Diversos.

    Na guia Resultado esperado, é possível inserir valores nos campos País de imposto previsto, Cód. imp. previsto e País de imposto PN previsto para identificar um teste em particular, especialmente se você salvar os dados de teste para uso posterior.

    Para testar o resultado do imposto para uma entrega direta e para faturamento triangular, é possível inserir um armazém ou centro de trabalho.

  2. Clique em Salvar para salvar os dados.

  3. No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Determinar dados de imposto.

  4. Na guia Resultado esperado, é possível visualizar os dados de imposto resultantes a seguir:

    • Resultado imp. recuperado de
      Esse campo exibe o método de imposto usado para obter o resultado do teste. Para obter detalhes, consulte Padrões do imposto da ordem de pesquisa.
    • País de imposto
    • Número imp. próprio
    • Código de imposto
    • Alíquota de imposto
    • País de imposto PN
    • Parceiros de negócios
  5. No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Teste de cenário de imposto (tctax8100m000), é possível clicar em Resultado de imposto para exibir mais detalhes do resultado do teste. A sessão Resultado de imposto (tctax8101m000) é aberta, exibindo a ordem de pesquisa das bibliotecas do imposto. A primeira linha exibe o método de imposto que levou ao resultado do imposto, tudo em letras maiúsculas.

    Na sessão Resultado de imposto (tctax8101m000), é possível clicar duas vezes em uma linha da biblioteca para exibir as informações registradas para a biblioteca do imposto, por exemplo, se os dados de teste cumpriram os critérios, o que resultou em uma exceção de imposto.

    O LN exibe as informações registradas para as bibliotecas de imposto nas seguintes seções:

    • Biblioteca de registro de exceções (por país) (tctax8110m000)
    • Biblioteca de registro de exceções (por país definido) (tctax8111m000)
    • Biblioteca de registro padrão (tctax8120m000)
    • Biblioteca de registro de imposto de vendas de destino (tctax8130m000)
  6. Se o resultado do imposto não estiver correto, é possível realizar as alterações necessárias na configuração do registro de imposto e repetir o teste. Se você tiver salvo os dados de teste, poderá reiniciar na Etapa 3.

  7. Se você tiver terminado de testar o modelo de imposto, é possível usar a sessão Excluir dados de teste (tctax8200m000) para remover do banco de dados os dados de teste inseridos e os dados registrados gerados.