Pagar a declaração tributária

Se você configurar o pagamento automático da declaração de imposto, o LN cria uma ordem não provisionada para o valor a pagar. Para realizar o pagamento real, é preciso processar a ordem não provisionada. Dependendo do método de pagamento, durante o processo, o LN primeiro define o status de declaração de imposto para Enviado ao banco e, por fim, para Pago.

Como alternativa, é possível criar um lançamento contábil para pagar o imposto manualmente.

Dependendo do método de pagamento, durante o processo, o LN primeiro define o status de declaração de imposto para Enviado ao banco e, por fim, para Pago.

Nota

Se você não pagar o imposto por uma ordem não provisionada, é preciso criar manualmente lançamentos para limpar as contas temporárias de imposto e definir o status da declaração de imposto para Pago manualmente.

Não é possível alterar a ordem não provisionada, porém, é possível excluí-la.

Se você excluir a ordem não provisionada

Se você excluir a ordem não provisionada, é preciso levar o seguinte em conta:

  • o LN não reverte os lançamentos criados para a declaração enviada o status da declaração continua sendo Submetido e remove o número de ordem não provisionada da declaração
  • não é possível recriar automaticamente uma ordem não provisionada após a exclusão
  • você deve pagar manualmente os valores do imposto e criar um lançamento para limpar a conta temporária de imposto. Para sua informação, é possível definir o status da declaração de imposto para Pago manualmente.

Continue com Para arquivar e excluir declarações de imposto.