Para preparar uma declaração de impostos

Passo 1. Criar a declaração de impostos

Para criar a declaração de impostos, siga estas etapas:

  1. Crie a declaração de impostos de uma das seguintes maneiras:

    • com base no mestre de declaração de impostos

      é preciso preparar a primeira declaração de impostos de um tipo específico com base no mestre da declaração de impostos

      Realize as seguintes etapas:

      1. Na sessão Dados mestres de declaração de imposto (tfgld1620m000), exiba o mestre de declaração de impostos adequado.
      2. No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Declarações de imposto. A sessão Declarações de imposto (tfgld1625m000) é iniciada.
    • com base na declaração de impostos anterior

      para declarações subsequentes, é possível copiar a declaração anterior e alterar detalhes como o período de imposto e a referência do pagamento.

      realize as seguintes etapas:

      1. Na sessão Declarações de imposto (tfgld1625m000), exiba uma declaração existente do tipo adequado.
      2. Clique em Duplicar. A sessão Declarações de imposto (tfgld1625m000) é iniciada.
  2. Insira os dados corretos nos campos a seguir:

    • Ano imp.
    • Per imposto
    • Referência de pagamento

    Garanta que os detalhes nos campos restantes estejam corretos e salve os dados. O LN define o status da declaração de impostos para Criado.

Passo 2. Selecionar os registros de imposto

Para adicionar registros de imposto à declaração de impostos, realize as seguintes etapas:

  1. No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Declarações de imposto (tfgld1625m000), clique em Selecionar linhas de declaração de imposto. A sessão Selecionar linhas de declaração de imposto (tfgld1226m000) é iniciada.
  2. Indique se deseja selecionar os registros de imposto por período de imposto ou por data de vencimento e insira o intervalo de períodos ou datas correspondente. O intervalo deve estar dentro do ano fiscal especificado. Se você enviar a declaração periodicamente, selecione a caixa de seleção Período imposto e, se precisar enviar a declaração em ou antes de uma data específica, selecione a caixa de seleção Data vencimento.
  3. Clique em Selecionar. É preciso inserir um dispositivo para o relatório de erros. O LN adiciona os registros selecionados da tabela Análise do imposto (tfgld110) à declaração de imposto e define o status da declaração de imposto para Selecionado.

    São criadas duas linhas para cada transação tributável:

    • uma linha para o valor do imposto
    • uma linha para o valor líquido da transação
  4. Na sessão Declarações de imposto (tfgld1625m000), visualize a lista gerada de transações tributáveis, o valor de base do imposto total e o valor do imposto total. O único ajuste que pode ser feito é remover registros.

    Se você tiver preparado um arquivo XML de declaração de imposto para transferência automática, no menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Mostrar arquivo XML. O LN exibe o arquivo XML de declaração de imposto gerado.

  5. Se você desejar remover a transação tributável, selecione a linha que exibe o Valor do imposto e clique em Excluir. O LN remove ambas as linhas da transação e atualiza o valor de base do imposto e o valor do imposto total.
Passo 3. Aprovar a declaração de imposto

Para poder continuar processando a declaração de imposto, é preciso aprová-la. Se a seleção correta das transações tributáveis for feita para a declaração de imposto, no menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Aprovar. O LN define o status da declaração de imposto para Aprovado.