Configurar os parceiros de negócios para imposto e contribuições sociais retidos na fonte

O processo para configurar os detalhes para parceiros de negócios para os quais as faturas estão sujeitas a imposto e contribuições sociais retidos na fonte consiste nas seguintes etapas:

  1. Especifique as classificações de impostos e vincule-as aos parceiros de negócios.
  2. Vincular os códigos de imposto de grupo ás classificações de impostos.
  3. Especificar os detalhes do imposto retido na fonte dos parceiros de negócios.
  4. Em alguns países, o departamento de cobrança de imposto publica os valores máximos para cada fornecedor sobre os quais é preciso reter na fonte imposto de renda e contribuições sociais. Se limites ao valor de base do imposto se aplicarem, especifique-os.

Especificar as classificações do imposto

Para especificar as classificações de impostos e vinculá-las aos parceiros de negócios:

  1. Na seção Classificações de impostos (tctax0116m000), defina as classificações de impostos. Para cada classificação, é possível indicar se o imposto e/ou contribuição social retido na fonte aplica-se a faturas de compra para parceiros de negócios com a classificação.
  2. Na seção Parceiro de negócios faturador (tccom4122s000), é possível selecionar a classificação de imposto dos seus fornecedores.

Vincular códigos de imposto de grupo a classificações de impostos

Para vincular os códigos de imposto de grupo a classificações de impostos, é preciso definir exceções de código de imposto como descrito em Definir exceções de imposto.

  1. Na sessão Exceções de imposto por país (tctax1100m000) ou Exceções de imposto por país definido (tctax1101m000), especifique os seguintes dados:

    • Origem da ordem
      selecione Compra para ordens de compra ou selecione Fatura de compra
    • Classificação do imposto
      a classificação do imposto
    • Código de imposto

      o código de imposto de grupo para a classificação do imposto

      garanta que o código de imposto de grupo contenha códigos de imposto dos tipos correspondentes àqueles da configuração de imposto para a classificação do imposto. Somente é possível selecionar códigos de imposto de grupo que você aprovar.

Especificar os detalhes do imposto retido na fonte dos parceiros de negócios

Os relatórios, as declarações e os pagamentos de imposto retido na fonte devem conter detalhes do parceiro de negócios específico, como o número fiscal. Para especificar os detalhes do imposto retido na fonte do parceiro de negócios, realize as seguintes etapas:

  1. Na seção Parceiros de negócios (tccom4500m000), clique duas vezes no parceiro de negócios para iniciar a seção de detalhes.
  2. Clique em Faturador para iniciar a sessão Parceiro de negócios faturador (tccom4122s000) e clique em Dados do imposto retido na fonte no menu Visualizações, Referências o Ações. A sessão Dados de IRRF do PN (tccom4127s000) é iniciada.
  3. Especifique os vários detalhes. É necessário especificar o número fiscal do parceiro de negócios.

Especificar os limites de valor base do imposto

É possível especificar o valor máximo de base de impostos de duas maneiras:

  1. Para o intervalo de parceiros de negócios faturadores
    1. No menu Visualizações, Referências o Ações da seção Limites de IRRF e INSS (tctax0117m000), clique em Gerar. A sessão Dados de IRRF do PN (tccom4127s000) é iniciada.
    2. Na sessão Gerar limites de IRRF e INSS (tctax0217m000), especifique o limite de valor de base do imposto para um intervalo de parceiros de negócios faturadores e um tipo de imposto (de renda ou contribuição social), categoria do imposto e ano fiscal.
  2. Para parceiros de negócios individuais

    Na seção Limites de IRRF e INSS (tctax0117m000), especifique o limite do valor de base do imposto para cada combinação de:

    • Parceiro de negócios faturador
    • tipo de imposto, que pode ser de renda ou contribuição social
    • Categoria do imposto
    • ano fiscal