Companhias - configuração

Durante a instalação do LN no seu sistema, a companhia 000 é criada e uma ou mais companhias de demonstração são instaladas. Depois da instalação, é possível criar uma companhia em que você defina todos os seus dados, como idioma, unidades e moedas.

Para definir os dados de uma nova companhia, mude para a nova companhia e use as sessões a seguir:

  1. Dados gerais da companhia (tccom0102s000)
    Defina os dados da nova companhia, como endereço, país e idioma da companhia.
  2. Comps. software implementados (tccom0500m000)
    Indique quais pacotes, módulos e outras funcionalidades a companhia usa. Isso determina o modo como o LN funciona.
  3. Companhias (tcemm1170m000) no módulo Gestão de modelagem empresarial

    Defina outros detalhes da companhia, como:

  4. Para uma companhia financeira, defina os detalhes financeiros, como os períodos fiscais e as contas contábeis usadas nas sessões a seguir:

    • Parâmetros da companhia (tfgld0503m000)
    • Parâmetros do Grupo de Companhias (tfgld0101s000)
Trabalhar com dados da companhia

Ao trabalhar com o LN:

  • é possível acessar somente os dados da companhia em que você trabalha
  • é possível trabalhar somente em uma única companhia por vez.

O administrador do sistema especifica a companhia padrão no módulo Gestão de usuário do Tools. Para acessar os dados de outra companhia, é preciso alterar a companhia. Porém, em uma estrutura multicompanhia, o LN pode ser configurado para alterar automaticamente a companhia se você precisar alternar entre o trabalho em uma companhia logística e em uma companhia financeira.

Você se torna automaticamente usuário da companhia definida como padrão na sessão Dados do usuário (ttaad2500m000). Na sessão Dados do usuário (ttaad2500m000), as seguintes companhias podem ser definidas para você:

  • a companhia padrão
    quando você é o usuário do LN, trabalha automaticamente nessa companhia
  • uma companhia logística
    se você trabalhar em uma companhia financeira e iniciar uma sessão que pertença a uma companhia logística, você mudará automaticamente para essa companhia logística
  • uma companhia financeira
    se você trabalhar em uma companhia logística e iniciar uma sessão que pertença a uma companhia financeira, você mudará automaticamente para essa companhia financeira
Companhia do grupo financeiro

Para ver os resultados financeiros consolidados de várias companhias financeiras, vincule as companhias a uma companhia do grupo. Se você vincular as companhias financeiras a outra campanha financeira, esta automaticamente se tornará uma companhia do grupo.

Na sessão Parâmetros da companhia (tfgld0503m000), você vinculará uma companhia financeira à companhia do grupo. Use a sessão Parâmetros do Grupo de Companhias (tfgld0101s000) para definir os parâmetros de companhia do grupo, como:

  • a moeda de referência
  • as dimensões usadas
  • o período fiscal

Esses parâmetros aplicam-se à companhia do grupo em si e a todas as companhias no grupo.

Transações internas

O LN realiza faturamento triangular para transações dentro de uma única companhia logística envolvendo entidades vinculadas a diferentes unidades empresariais. Para mais informações, consulte o Exemplo de entrega de material externo.

O LN pode automaticamente criar transações intercompanhias entre diferentes companhias financeiras que pertençam à mesma companhia do grupo. O LN gera transações intergrupos entre companhias financeiras que pertencem a companhias de grupo diferentes. Para mais informações, consulte o Transações intercompanhia.

O LN gera liquidações entre companhias para transações entre diferentes companhias logísticas sem gerar faturas em aberto.

Companhias de arquivamento

É possível criar companhias de arquivamento para armazenar dados históricos. Uma companhia de arquivamento pode ser:

Múltiplas companhias

É possível criar mais de uma companhia em um único sistema do LN. Por exemplo:

  • Uma companhia financeira para a sua administração financeira.
  • Uma companhia logística para gerenciar a fabricação dos seus produtos.
  • Uma companhia de arquivamento para armazenar dados históricos.
Companhia operacional

A companhia operacional é a companhia à qual um departamento, armazém, projeto ou parceiro de negócios interno pertence, normalmente a companhia em que a entidade foi criada. Transações originadas do departamento, do armazém ou do projeto podem ser criadas somente na companhia operacional.

A companhia operacional de um departamento de logística, armazém, projeto ou parceiro de negócios interno deve ser do tipo Logístico ou Ambos. A companhia operacional de um departamento de contabilidade deve ser do tipo Financeiro ou Ambos.

Companhia afiliada

Uma companhia logística pode atuar como cliente ou fornecedor de outra companhia logística. Para faturar essa companhia, defina uma companhia como parceiro de negócios. Especifique que o parceiro de negócios é uma companhia afiliada e insira o número da companhia na sessão Parceiros de negócios (tccom4500m000). Para um parceiro de negócios da companhia afiliada, defina todas as funções do parceiro de negócios.

Use ordens de compra e vendas para registrar a transferência de mercadorias entre companhias afiliadas. Se mais de uma companhia financeira estiver envolvida, o LN realizará as transações intercompanhias financeiras.

Compartilhar dados da companhia

Companhias em um sistema multicompanhia também podem compartilhar dados. Por exemplo, as companhias logísticas podem compartilhar os parceiros de negócios e dados de limite de crédito, as companhias financeiras, as moedas definidas e as taxas de câmbio da moeda.

Companhias em um único servidor podem compartilhar tabelas de banco de dados. Os administradores de banco de dados usam as sessões de Gestão de banco de dados em LN Ferramentas para definir quais tabelas do banco de dados as companhias compartilham.

Para compartilhar dados entre companhias instaladas em diferentes servidores, é preciso usar as sessões do módulo Intercâmbio LN Ferramentas para o intercâmbio e sincronização de tabelas do banco de dados.

Intercâmbio eletrônico de dados

É possível usar o comércio eletrônico para o intercâmbio de dados data da transação entre companhias e para comunicação com seus clientes e fornecedores.

Estruturas multicompanhias

Crie as companhias logísticas e financeiras para fazer o uso mais eficiente dos bancos de dados em um único servidor ou em servidores diferentes.

Se a sua organização tiver escritórios em vários locais e filiais em vários países, configure uma estrutura multicompanhia. Você representa a estrutura da sua organização definindo:

É preciso criar pelo menos uma companhia financeira em cada país, mas uma única companhia logística pode incluir unidades empresariais localizadas em diferentes países.

Você deve usar as sessões de Comércio entre companhias para definir as relações entre as unidades empresariais e Gestão de modelagem empresarial para vincular as unidades empresariais às companhias logísticas.