Unidade de efetividade como configurador lean em Vendas

Para usar a unidade de efetividade, é preciso primeiro definir os dados mestres, como descrito em Para configurar a efetividade da unidade. Depois disso, é possível usar a unidade de efetividade de duas maneiras:

  • a primeira maneira, descrita na seção Para configurar unidades de efetividade, é criar uma unidade de efetividade predefinida que contenha as variações ou modificações para um item (unidade de efetividade) específico. Para vender a unidade de efetividade, é possível inseri-la em uma linha de cotação de venda, ou linha de ordem de venda, para o item adequado (unidade de efetividade)
  • a segunda maneira, descrita a seguir, é implantar a unidade de efetividade como um configurador de produto lean. Se um item de unidade de efetividade for incluído em uma linha de cotação de vendas ou linha de ordem de venda, uma nova unidade de efetividade será gerada automaticamente, após o que é possível começar a configurar de acordo com as necessidades desejadas.
Procedimento

É possível acionar a unidade de efetividade diretamente de uma linha de cotação de vendas, linha de ordem de venda ou linha de contrato de vendas se você inserir um item de unidade de efetividade. Depois disso, use a unidade de efetividade como um configurador lean.

Execute os seguintes passos:

  1. Definir os dados mestres para a unidade de efetividade como descrito em Para configurar a efetividade da unidade
  2. Insira um item de unidade de efetividade em uma das linhas a seguir:
    • linha de cotação de vendas na sessão de detalhes Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000)
    • linha de ordem de venda na sessão de detalhes Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000)
    • linha de contrato de vendas na sessão de detalhes Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000).
    Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver selecionada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0500m000), uma nova unidade de efetividade será automaticamente gerada e exibida no campo Un. de efetivid.. Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver desmarcada, uma unidade de efetividade será gerada ao clicar em Necessidades na próxima etapa.
  3. Clique em Necessidades para iniciar a sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000). A quantidade pedida é obtida da linha de cotação de vendas, linha de ordem de venda ou linha de contrato de vendas. É gerada uma descrição da unidade de efetividade que inclui o número de ordem de venda, o número da cotação de vendas ou o número do contrato de vendas, um código prefixado (ORD para uma ordem de venda, QUO para a cotação de vendas ou CON para o contrato de vendas) e a linha de ordem de venda, linha de cotação de vendas ou número da linha de contrato de vendas.
  4. Na guia Necessidade da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), adicione as necessidades. Se você clicar em (Re-)importar necessidades no menu Visualizações, Referências o Ações, as necessidades padrão definidas na sessão Item - Requisitos (tcuef0108m000) podem ser importadas para a unidade de efetividade.
  5. Se você especificar uma unidade de efetividade em uma linha de ordem de venda, use a unidade de efetividade como um configurador lean. Como consequência, frequentemente é usado material opcional. Portanto, o custo estimado pode se desviar substancialmente do custo padrão. O custo estimado para a unidade de efetividade específica pode ser exibido e recalculado no cabeçalho da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000). Para cada necessidade, é possível definir um preço de upgrade, que é adicionado ao preço de venda da unidade de efetividade. Use a sessão Imprimir cálculo de custo multinível (ticpr2420m000) para imprimir o cálculo multinível do custo (estimado), dependendo da unidade de efetividade.
Para personalizar itens de efetividade da unidade em uma ordem de venda

Se desejar personalizar um item efetivo da unidade em uma ordem de venda usando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), é usado um método de cópia completa. Isso significa que a lista de material completa e todas as operações aplicáveis a todas as unidades de efetividade são copiadas para o projeto PCS. Além disso, todas as exceções vinculadas às linhas e operações da BOM são copiadas.

Se você fizer alterações a uma unidade de efetividade em um projeto PCS, por exemplo, alterando a unidade de efetividade na ordem de venda vinculada, não há necessidade de gerar novamente o projeto PCS, uma vez que todos os dados relacionados ao item efetivo da unidade já estão presentes. Além disso, o design alterado de uma unidade de efetividade é automaticamente considerado para a próxima execução de planejamento de ordem no Planejamento empresarial.

Nota

Roteiros efetivos da unidade não são copiados para o projeto PCS. De modo similar aos roteiros que não são efetivos em termos de unidade, o roteiro padrão do item efetivo de unidade ou um roteiro baseado em uma quantidade fixa ou econômica de ordem é copiado para o projeto PCS.