Determinadores de taxa

O LN converte os valores da moeda da transação para as moedas locais usando a taxa de câmbio válida de acordo com o determinador de taxa que se aplica à transação.

É possível selecionar um determinador de taxa padrão para transações com parceiros de negócios nas seguintes sessões:

  • Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000)
  • Parc. de negócios fornecedor (tccom4120s000)

Para o sistema monetário padrão é possível usar os seguintes determinadores de taxa:

  • Data do documento
  • Inserida manualmente

Para outros sistemas monetários, é possível usar os seguintes determinadores de taxa padrão:

  • Data do documento
  • Inserida manualmente
  • Data de entrega
  • Data de recebimento
  • Data prevista de caixa

Além disso, para um sistema monetário independente, os seguintes determinadores de taxa estão disponíveis:

  • Fixa
  • Fixa em moeda local
  • Fixa em moeda forte
  • Fixa em moeda local e forte
Data do documento

Se o determinador de taxa for Data do documento, o LN usará a taxa válida na data e hora em que os documentos foram criados.

O determinador de taxa Data do documento aplica-se a todos os tipos de transações. É possível alterar a taxa manualmente. Se você der baixa nas diferenças monetárias, o LN inclui entradas em aberto com esse determinador de taxa somente se a data do documento tiver passado.

A taxa padrão é a taxa válida na data da ordem. Se você gerar a fatura de venda em Faturamento, o LN usará a taxa válida na data do documento de fatura.

Inserida manualmente

Se o determinador de taxa for Inserida manualmente, será possível inserir a taxa manualmente. Por padrão, o LN usa a taxa válida na data e hora em que os documentos foram criados.

O determinador de taxa Inserida manualmente aplica-se a todos os tipos de transações. Se você der baixa nas diferenças monetárias, o LN inclui entradas em aberto com esse determinador de taxa somente se a data do documento tiver passado.

Ao gerar a fatura de venda no Faturamento, o LN copia a taxa do documento da ordem para a fatura.

Data de entrega

Se o determinador de taxa for Data de entrega, o LN usará a taxa válida na data e hora de entrega esperadas na ordem de venda ou de serviço.

O determinador de taxa da Data de entrega aplica-se somente a ordens de venda, ordens de serviço e faturas de venda. Não é possível alterar a taxa manualmente. Se você der baixa nas diferenças monetárias, o LN incluirá entradas em aberto com esse determinador somente se a data de entrega esperada tiver passado.

A taxa é determinada para a ordem de venda. Ao gerar a fatura de venda no Faturamento, o LN copia a taxa da ordem de venda para a fatura.

Data de recebimento

Se o determinador de taxa for Data de recebimento, o LN usará a taxa válida na data e na hora em que você espera receber as mercadorias.

O determinador de taxa da Data de recebimento somente se aplica a ordens de compra e faturas de compra. Não é possível alterar a taxa manualmente. Se você der baixa nas diferenças monetárias, o LN incluirá entradas em aberto com esse determinador somente se a data de recebimento esperada tiver passado.

A taxa é determinada para a ordem de compras. Se você usar a funcionalidade de autofaturamento para gerar a fatura de compra, o LN copiará a taxa da ordem de compras para a fatura.

Data prevista de caixa

Se o determinador de taxa for Data prevista de caixa, o LN usará a taxa válida na data e na hora em que o pagamento da fatura de venda ou de compra é esperado.

Data de caixa esperada = data de entrega/recebimento esperada + período de pagamento 

O período de pagamento é especificado na sessão Condiçs. pgto (tcmcs0113s000).

O determinador de taxa Data prevista de caixa aplica-se a todos os tipos de transações. Não é possível alterar a taxa manualmente. Se você der baixa nas diferenças monetárias, o LN incluirá entradas em aberto com esse determinador somente se a data de caixa esperada tiver passado.

Se você gerar a fatura de venda em Faturamento, o LN usará a taxa válida na data do documento de fatura, mais o número de dias das condições de pagamento.

Taxas fixas

As seguintes regras gerais são aplicadas aos vários determinadores de taxa Fixa:

  • Os determinadores de taxa fixa aplicam-se somente a um sistema monetário independente
  • a taxa é fixa somente se você a inserir de modo manual. Se você não a inserir manualmente, o LN usará a taxa válida na data do documento
  • ao dar baixa nas diferenças monetárias, nenhuma diferença monetária é calculada para entradas em aberto com esse determinador de taxa.
Fixa

É possível usar o determinador de taxa Fixa somente para um sistema monetário independente ou um sistema monetário único.

Se você inserir manualmente as taxas entre a moeda da transação e as moedas domésticas, as taxas são fixas. As outras taxas são baseadas na data do documento do documento real.

Se você não inserir manualmente a taxa para a moeda local, as taxas não são fixas. O LN usa as taxas válidas na data e hora de criação dos documentos.

O determinador de taxa Fixa aplica-se a todos os tipos de transações. Ao dar baixa nas diferenças monetárias, nenhuma diferença monetária é calculada para entradas em aberto com esse determinador de taxa.

Se você tiver inserido as taxas manualmente, o LN copia as taxas do documento da ordem para a fatura quando você gera a fatura de venda no Faturamento. Se você não tiver inserido manualmente as taxas, o LN usa a taxa válida na data do documento de fatura quando você gera a fatura de venda no Faturamento.

Fixa em moeda local

É possível usar o determinador de taxa Fixa em moeda local somente para um sistema monetário independente. Se você inserir manualmente a taxa entre a moeda da transação e a moeda local, a taxa será fixa. As outras taxas são baseadas na data do documento do documento real.

Se você não inserir manualmente a taxa para a moeda local, a taxa não será fixa. O LN usará a taxa válida na data e hora de criação dos documentos.

O determinador de taxa Fixa em moeda local aplica-se a todos os tipos de transações. Ao dar baixa nas diferenças monetárias, nenhuma diferença monetária é calculada para a moeda local para entradas em aberto com esse determinador de taxa.

Se você tiver inserido a taxa manualmente, o LN copiará a taxa de câmbio local do documento da ordem para a fatura quando você gerar a fatura de venda no Faturamento. Para as moedas de relatório, o LN usa as taxas válidas na data do documento da fatura. Se você não tiver inserido manualmente a taxa para a moeda local, a taxa não será fixa. O LN usará a taxa válida na data do documento de fatura quando você gerar a fatura de venda no Faturamento.

Fixa em moeda forte

É possível usar o determinador de taxa Fixa em moeda forte somente para um sistema monetário independente. Se você inserir manualmente as taxas entre a moeda da transação e as moedas de relatório, as taxas são fixas. A taxa de câmbio local é baseada na data do documento do documento real.

Se você não inserir manualmente as taxas para a moeda de transação e as moedas de relatório, as taxas não serão fixas. O LN usará as taxas válidas na data e hora de criação dos documentos.

O determinador de taxa Fixa em moeda forte aplica-se a todos os tipos de transações. Ao dar baixa nas diferenças monetárias, nenhuma diferença monetária é calculada para as moedas de relatório para entradas em aberto com esse determinador de taxa.

Se você tiver inserido as taxas manualmente, o LN copiará a taxa de câmbio de relatório do documento da ordem para a fatura quando você gerar a fatura de venda no Faturamento. Para a moeda local, o LN usará a taxa válida na data documento da fatura. Se você não tiver inserido manualmente as taxas entre a moeda da transação e as moedas de relatório, as taxas não serão fixas. O LN usará as taxas válidas na data do documento de fatura quando você gerar a fatura de venda no Faturamento.

Fixa em moeda local e forte

É possível usar o determinador de taxa Fixa em moeda local e forte somente para um sistema monetário independente. Se você inserir manualmente as taxas entre a moeda da transação e as moedas domésticas, as taxas são fixas. As outras taxas são baseadas na data do documento do documento real.

Se você não inserir manualmente a taxa para a moeda local, as taxas não são fixas. O LN usa as taxas válidas na data e hora de criação dos documentos.

O determinador de taxa Fixa em moeda local e forte aplica-se a todos os tipos de transações. Ao dar baixa nas diferenças monetárias, nenhuma diferença monetária é calculada para entradas em aberto com esse determinador de taxa.

Se você tiver inserido as taxas manualmente, o LN copia as taxas do documento da ordem para a fatura quando você gera a fatura de venda no Faturamento. Se você não tiver inserido manualmente as taxas, o LN usa a taxa válida na data do documento de fatura quando você gera a fatura de venda no Faturamento.