Termos de entrega

Os termos de entrega definem os acordos com o parceiro de negócios sobre a maneira como as mercadorias são entregues. Os termos de entrega podem incluir o ponto de passagem de título.

O ponto de passagem de título é o ponto em que a propriedade legal muda. Neste ponto, o risco passa do vendedor ao comprador.

Nos documentos da ordem relevantes, o LN imprime as seguintes informações:

  • o código de termos de entrega
  • a especificação do lugar
  • o texto que você anexa aos termos de entrega

Se o texto dos termos de entrega estiver disponível no idioma do documento, ele será impresso, caso contrário, o texto em inglês será impresso.

Se os termos de entrega não incluírem uma especificação do lugar, o LN imprimirá a especificação de lugar do ponto de passagem de título, se um tiver sido fornecido.

Pontos de passagem de título

É possível definir os pontos de passagem de título de duas maneiras:

  • na sessão Condições de entrega (tcmcs0141m000), é possível definir pontos de passagem de título genéricos. Isso significa que é possível indicar que o ponto de passagem de título é o ponto de origem ou de destino. Para a especificação de local, é possível selecionar uma parte do endereço do receptor ou do expedidor, por exemplo, a cidade, o país ou o endereço postal
  • na sessão Pontos de transbordo (tcmcs0142m000), é possível definir pontos específicos de passagem de título, por exemplo, que correspondam a endereços específicos.

O ponto de passagem de título pode consistir em um endereço definido na sessão Endereços (tccom4530m000). Nesse caso, para a Especificação do lugar, é possível selecionar uma parte do endereço. O LN imprimirá a especificação do lugar do ponto de passagem de título nos documentos da ordem se a condição de entrega não incluir uma especificação do lugar.

É possível selecionar um ponto de passagem de título padrão para os parceiros de negócios nas seguintes sessões:

  • Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000)
  • Parc. de negócios fornecedor (tccom4120s000)

É possível selecionar ou alterar os pontos de passagem de título, por exemplo, nas sessões Dados de fatura de venda manual (cisli2120s000) ou Ordens de compra (tdpur4100m000).

Termos de entrega

É possível definir os termos de entrega na sessão Condições de entrega (tcmcs0141m000). Se você usar as condições de entrega Incoterms, insira os códigos Incoterms no campo Condições de entrega. O LN imprime esse código nos documentos da ordem.

Na sessão Condições de entrega (tcmcs0141m000), para a Categoria do ponto de transbordo, é possível selecionar um dos seguintes:

  • o ponto de origem
  • o ponto de destino
  • um local específico inserido manualmente nas ordens

Se a categoria do ponto de passagem de título for Ponto de origem ou Ponto de destino, no campo Especificação do lugar, será possível especificar uma parte de endereço para os endereços do receptor e do expedidor.

Se a categoria do ponto de passagem de título for Localização nomeada, no campo Especificação do lugar, será possível selecionar um dos seguintes valores:

  • para indicar que o local do ponto de passagem de título será inserido manualmente nas ordens, selecione Localização nomeada
  • para usar a especificação do lugar para um ponto de passagem de título específico definido na sessão Pontos de transbordo (tcmcs0142m000), selecione Não aplicável

Exemplo

Se o ponto de passagem de título for o ponto de origem, é possível inserir os seguintes valores na sessão Condições de entrega (tcmcs0141m000):

  • no campo Categoria do ponto de transbordo, selecione Ponto de origem
  • no campo Especificação do lugar, selecione a parte do expedidor que deve ser impressa na ordem

Exemplo

Se o texto de termos de entrega contiver todas as informações que você deseja imprimir nas ordens e você não desejar especificar um endereço ou inserir um local nomeado, selecione os seguintes valores na sessão Condições de entrega (tcmcs0141m000):

  • no campo Categoria do ponto de transbordo, selecione Localização nomeada
  • no campo Especificação do lugar, selecione Não aplicável

É possível selecionar termos de entrega padrão para os parceiros de negócios nas seguintes sessões:

  • Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000)
  • Parc. de negócios fornecedor (tccom4120s000)
Exemplo

Se você configurar os seguintes dados:

TermoCategoria do ponto de transbordoEspecificação do lugarTexto dos termos de entrega
CIFLocalização nomeadaLocalização nomeadaFrete com seguro de custo Incoterms 2000
DDPPonto de destinoCidadeImpostos de entrega pagos Incoterms 2000
EXWPonto de origemEndereçoEx Works Incoterms 2000
FOBLocalização nomeadaLocalização nomeadaLivre a bordo Incoterms 2000

 

O LN imprime as seguintes informações nas ordens:

Termos de entregaCategoria do ponto de transbordoImpresso na ordem
CIFLocal nomeado inserido na ordem: Porto da AntuérpiaParaíso na Antuérpia CIF, Frete com seguro de custo Incoterms 2000
DDPPonto de destinoDDP <cidade do endereço do receptor> Impostos de entrega pagos Incoterms 2000
EXWPonto de origemEXW <endereço do expedidor> Ex Works Incoterms 2000
FOBLocal nomeado inserido na ordem: Porto da AntuérpiaParaíso na Antuérpia FOB, livre a bordo Incoterms 2000

 

Tópico relacionados