Dados do item de data efetiva

É possível inserir uma data de efetividade e uma data de vencimento para os tipos de recurso de item Comprado e Fabricado. Assim, esses atributos se aplicam durante o período de tempo especificado.

O tipo de item especificado na sessão Itens (tcibd0501m000) e na sessão Itens - Padrões (tcibd0102m000) é o tipo de item padrão. Isso é substituído pelo tipo de item selecionado para períodos de tempo específicos na sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0110s000). Os dados na sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0110s000) são específicos para a companhia. Especificar o tipo de item na sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0110s000) permitirá compartilhar os dados entre companhias logísticas e controlar o tipo de item por companhia logística.

O LN verifica se o tipo de item está na data e hora atuais para processos como:

  • Cálculo do custo padrão
  • Expansão da BOM de produção
  • Cálculos do lead time
  • Geração da ordem de produção

É possível usar o tipo de item de data efetiva para:

  • alterar a decisão de fabricação ou compra junto com outros dados do LN aprovando ordens de alteração na Gestão de dados
  • compartilhar os dados gerais do item entre companhias logísticas e controlar o tipo de item por companhia
  • Manter um histórico de alterações entre os tipos de item Comprado e Fabricado.
  • Planejar com antecedência para alterar o tipo de item entre Comprado e Fabricado.
  • expandir o roteiro e a lista de material em ordens de produção para itens comprados. Isso é necessário se os itens forem comprados internamente dentro da companhia logística de uma unidade empresarial diferente.
Controle de alteração dos dados do item na data de efetividade

Se você usar Gestão de dados, poderá usar o módulo Gestão de alteração para o controle de alterações do tipo de item. O LN insere o tipo de item e sua data de efetividade e data de vencimento quando você aprova uma ordem de alteração no módulo Gestão de alteração. Assim, é possível alterar o tipo de item e outros dados do LN ao mesmo tempo. Você deve selecionar a caixa de seleção Gestão de alteração permitida na sessão Itens (tcibd0501m000) para indicar que deseja usar o controle de ordem de alteração para o item.