Para definir taxas de câmbio

O LN usa as taxas de câmbio da moeda para converter os valores da transação para os valores nas moedas locais da companhia. Use a sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000) para definir taxas de câmbio.

Sistemas monetários e taxas de câmbio

Somente é possível definir taxas de câmbio entre as moedas de transação e as moedas locais da companhia. Não é possível definir taxas de câmbio entre duas moedas que não são as moedas locais. As moedas locais são a base monetária na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000). As taxas de câmbio que você deve definir dependem do sistema monetário usado. Consulte Sistemas monetários e taxas de câmbio para obter detalhes.

Expresso na moeda base

Para cada taxa de câmbio, é possível indicar se:

  • a taxa deve ser expressa na moeda base (uma unidade dessa moeda de base é tantas unidades da moeda externa)
  • a taxa NÃO deve ser expressa na moeda base (uma unidade da moeda externa é tantas unidades da moeda base).
Nota

Se a moeda base for o euro, é preciso definir Expresso em moeda-base para Sim. Para obter detalhes, consulte Conformidade com euro.

O fator da taxa

É possível usar o fator da taxa para evitar valores extremamente altos ou baixos de uma taxa de câmbio. Dependendo da na configuração do campo Expresso em moeda-base na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000), o LN divide ou multiplica o valor pelo fator da taxa antes da aplicação da taxa de câmbio da moeda. Consulte também Exemplo de fator da taxa.

Tipos de taxa de câmbio

É possível definir diferentes taxas de câmbio para os diferentes tipos de taxa de câmbio. Por exemplo, é possível especificar diferentes taxas de câmbio de moedas a serem aplicadas a transações de compra, transações de vendas e transações internas. Consulte Usar tipos de taxa de câmbio da moeda para obter detalhes.

A data de efetividade

O LN usa as taxas de câmbio válidas na hora e data especificadas para converter o valor. Por exemplo, normalmente é possível especificar que o LN precisa usar a taxa de câmbio válida:

  • ao confirmar a transação (a data da ordem)
  • ao faturar a transação (a data da fatura)
  • em uma data inserida manualmente.

Uma taxa de câmbio somente pode entrar em vigor se a caixa de seleção Taxa aprovada na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000) estiver selecionada. A taxa de câmbio entra em vigor na data e na hora do campo Data de efetividade ou do campo Data de aprovação, o que ocorrer depois.

O LN usa as taxas de câmbio da moeda internas para calcular e armazenar o custo padrão na moeda de referência e converter o custo padrão do item da moeda de referência para as outras moedas locais. Portanto, em um sistema multimoeda dependente, não é possível alterar uma taxa de câmbio do tipo de taxa de câmbio interna que já tenha sido usada para calcular custos padrão do item.

O determinador de taxa

Para a maioria das transações, é possível selecionar um determinador de taxa. Os vários determinados de taxa disponíveis são descritos em Determinadores de taxa.

Girar moeda

Nas sessões que exibem valores registrados em mais de uma moeda, é possível escolher Girar moeda no menu Ferramentas para ver os valores nas diferentes moedas locais.