Para configurar unidades de efetividade

Para usar a unidade de efetividade, é preciso primeiro definir os dados mestres, como descrito em Para configurar a efetividade da unidade. Depois disso, é possível usar a unidade de efetividade de duas maneiras:

  • a primeira maneira, descrita em Unidade de efetividade como configurador lean em Vendas, é implantar a unidade de efetividade como um configurador de produto lean. Se um item de unidade efetiva for incluído em uma linha de ordem de venda, ou linha de contrato de vendas, uma nova unidade de efetividade é gerada automaticamente. É possível configurar o item com essa unidade de efetividade específica de acordo com as necessidades desejadas.
  • a segunda maneira, descrita a seguir, é criar unidades de efetividade predefinidas que contenham as variações ou modificações para um item. É preciso inserir a unidade de efetividade em uma linha de cotação de vendas, linha de ordem de venda ou linha de contrato de vendas para um item de unidade efetiva.
Procedimento

Se desejar especificar unidades de efetividade antes da entrada da ordem de venda/cotação/contrato, realize as seguintes etapas:

  1. Definir os dados mestres para a unidade de efetividade como descrito em Para configurar a efetividade da unidade
  2. Defina uma série de efetividade para um item na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000). Para criar um intervalo de unidades de efetividade, selecione o item – série de efetividade recém-definidos e clique em Gerar uns. de efetividade no menu Visualizações, Referências o Ações.
  3. Especifique as variações e modificações necessárias (exceções) para a BOM, o roteiro, as operações de roteiro, a estratégia de recurso e/ou os dados de item – fornecedor. As exceções podem ser vinculadas na sessão Exceções (tcuef0105m000) a uma necessidade ou diretamente a uma unidade de efetividade. Se você vincular uma necessidade a uma exceção, é preciso conectar a necessidade a uma unidade de efetividade específica na sessão Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000).
  4. Insira para um item específico na unidade de efetividade que se refere às exceções corretas ou necessidades na linha de ordem na sessão de detalhes Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000), Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000) e processe a ordem como desejar.
Para personalizar itens de efetividade da unidade em uma ordem de venda

Se desejar personalizar um item efetivo da unidade em uma ordem de venda usando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), é usado um método de cópia completa. Isso significa que a lista de material completa e todas as operações aplicáveis a todas as unidades de efetividade são copiadas para o projeto PCS. Além disso, todas as exceções vinculadas às linhas e operações da BOM são copiadas.

Se você fizer alterações a uma unidade de efetividade em um projeto PCS, por exemplo, alterando a unidade de efetividade na ordem de venda vinculada, não há necessidade de gerar novamente o projeto PCS, uma vez que todos os dados relacionados ao item efetivo da unidade já estão presentes. Além disso, o design alterado de uma unidade de efetividade é automaticamente considerado para a próxima execução de planejamento de ordem no Planejamento empresarial.

Nota

Roteiros efetivos da unidade não são copiados para o projeto PCS. De modo similar aos roteiros que não são efetivos em termos de unidade, o roteiro padrão do item efetivo de unidade ou um roteiro baseado em uma quantidade fixa ou econômica de ordem é copiado para o projeto PCS.