Exemplo de unidade de efetividade

Esse exemplo descreve a unidade de efetividade quando ela é usada como um configurador lean. Para obter mais informações, consulte:

Exemplo

Sua companhia produz carros de passeio. A configuração padrão de um carro de passeio tem bancos azuis e ar-condicionado. No entanto, algumas necessidades extras podem ser integradas sob solicitação do cliente. Por exemplo, um cliente deseja bancos verdes, e não azuis, ou deseja que um aparelho de televisão seja instalado.

Defina duas necessidades no LN:

  • necessidade 1: aparelho de televisão (TV)
  • necessidade 2: assentos verdes (ASSENTO VERDE)

Assentos verdes e um aparelho de televisão devem ser incluídos na BOM. Esses componentes não fazem parte da configuração padrão. É preciso definir exceções para esses componentes e também para um dos componentes de configuração padrão:

  • o componente TELEVISÃO da BOM (configuração não padrão) tem uma exceção válida para a necessidade TV
  • o componente ASSENTO VERDE da BOM (configuração não padrão) tem uma exceção válida para a necessidade ASSENTO
  • o componente ASSENTO AZUL da BOM (configuração padrão) tem uma exceção inválida para a necessidade ASSENTO VERDE.

Se um cliente pedir duas configurações diferentes, duas linhas de ordem de venda devem ser criadas. Uma unidade de efetividade é gerada para cada linha de ordem de venda, por exemplo, a unidade de efetividade 4500 (assentos verdes) e 4501 (aparelho de televisão instalado). É possível configurar o carro de passeio usando a linha de ordem de venda. A necessidade de BANCO VERDE é selecionada para 4500 e a necessidade TV é selecionada para 4501.

As unidades de efetividade são usadas no mecanismo de planejamento de ordem no Planejamento empresarial. Durante a explosão da BOM na execução do MRP, o LN determina a validade de cada linha da BOM para as unidades de efetividade 4500 e 4501. As unidades de efetividade podem ser rastreadas para as ordens de produção e ordens de compra resultantes para todos os níveis da BOM.