Visão geral de itens serializados

Um item serializado é uma ocorrência física de um item padrão que recebe um número de série de vida útil único. Isso permite rastrear o item individual em toda a sua vida útil, por exemplo, durante as fases de design, produção, teste, distribuição e manutenção. Um item serializado pode consistir em outros componentes serializados.

Alguns exemplos de negócio do uso de itens serializados são:

  • o número de identificação de veículo (VIN) usado no setor automotivo
  • os números traseiros usados no setor de defesa e aeroespacial
  • os números de série usados no setor de eletrônicos

Um item serializado é identificado pelo código de item em combinação com o número de série.

No LN, é possível definir cada tipo de item como um item serializado.

Nota
  • Um item serializado não é o mesmo que o item de unidade efetiva. Um item serializado possui um número de série usado para identificar e rastrear itens individuais, enquanto um item de unidade de efetividade possui uma unidade de efetividade que fornece algumas informações sobre a configuração do item.
  • Um item pode ser tanto serializado quanto de unidade efetiva.
  • Na sessão 360 de item, lote e nº série (whltc3600m100), é possível visualizar as transações relacionadas a um item, lote e/ou número de série. Essa sessão também exibe as estruturas as-built e as-maintained de lote ou itens serializados num gráfico.

É possível alocar números de série a itens serializados durante estágios específicos do ciclo de vida do item nos seguintes pacotes do LN:

  • Fabricação
  • Armazenamento
  • Serviço
  • Fabricação

    Em Fabricação, operadores de produção por encomenda podem inserir números de série para os novos itens fabricados durante vários estágios do processo de produção. É possível inserir o número de série manualmente ou gerá-lo com base em uma máscara específica.

    Números de série são inseridos como estruturas as-built. Uma estrutura as-built reflete a configuração de um produto. O produto possui um número serializado; os itens do componente na estrutura as-built podem ser serializados ou não. Se os itens do componente forem serializados, os números de série serão alocados aos componentes quando receberem baixa do armazém ou os operadores de produção por encomenda alocarão os números de série quando adicionarem os componentes à estrutura as-built.

    É possível usar os números de série atribuídos a itens fabricados para rastreamento nos processo de armazenamento, vendas e serviço.

  • Gestão de armazém

    A necessidade de rastrear itens por meio de números de série surge do custo dos itens. Quanto mais caro é o item, maior deve ser o seu monitoramento durante o ciclo de vida. Em geral, itens caros são produzidos e processados em quantidades relativamente pequenas, enquanto o fluxo de mercadorias de itens de menor custo envolve maiores quantidades. No LN, esse conceito é modelado nos seguintes cenários:

    • Baixo volume
      Esse cenário é usado para itens de alto custo produzidos e manipulados em quantidades relativamente pequenas que exigem rastreamento intenso em todo o fluxo de armazém. Quando recebido em um armazém ou emitido do armazém, um número de série é alocado, seja manual ou automaticamente, a cada item serializado. Ao recebimento, cada combinação de item/número de série é registrada individualmente no estoque. Para cada transação de estoque, como recebimento, transferência ou lançamento, os registros de estoque dos itens serializados são atualizados.
    • Alto volume
      o cenário de alto volume é usado para itens relativamente menos caros e geridos em grandes quantidades que exigem um rastreamento menos intenso. Nesse cenário, itens serializados não são registrados no estoque. Como consequência, não há nenhum registro de estoque que mostre atualizações em transações de estoque. Porém, para cada item por armazém, é possível especificar se os números de série devem ser registrados para recebimentos, transferências e/ou baixas. Isso ajuda a obter uma visão geral da localização de itens serializados em particular no armazenamento, mas também permite ignorar o escrutínio de números de série quando isso não é necessário.

    O Armazenamento também permite rastrear as ordens que iniciaram o recebimento, a transferência ou a baixa de itens serializados, como ordens de produção, ordens de compra ou ordens de vendas. Esta opção está disponível para os cenários de alto e baixo volumes.

  • Serviço

    Para obter informações sobre o produto e registrar substituições de item para fins de serviço e manutenção, é possível copiar estruturas as-built criadas em Fabricação para produzir estruturas chamadas divisões físicas em Serviço.

    É possível definir um item como serializado para poder rastreá-lo em todas as transações que ocorrem em Serviço. Para interagir com outras áreas, como produção ou armazenamento, é preciso definir o item como serializado em Comum também.

    Os módulos de Controle de vendas de manutenção e Sistema de controle de trabalho lidam com atividades de serviço e manutenção realizadas nos locais do cliente. O módulo Controle ordem serviço lida com atividades de serviço e manutenção realizadas nos locais do cliente. Ambos os cenários envolvem a venda e a entrega de itens (peças de reposição), a venda de reparo e atividades de manutenção, o recebimento de itens devolvidos e a substituição de itens.

    • Controle de vendas de manutenção
      todas as atividades de vendas envolvendo em serviço e manutenção e todos os trabalhos de reparo e manutenção nos itens de propriedade do cliente realizados na sua própria companhia são geridos usando as ordens de venda de manutenção. Para cada tipo de atividade, é preciso adicionar o tipo de linha de ordem adequado ao cabeçalho da ordem de Vendas de manutenção. Selecionar um item de linhas de ordem em particular aciona o procedimento que realiza a atividade, como criar linhas de recebimento e/ou linhas de ordem de saída, e assim por diante. Para mais informações, consulte o Procedimento de linha
    • Sistema de controle de trabalho
      todas as atividades de reparo e manutenção realizadas no seu próprio local são geridas por meio de ordens de trabalho. Essas atividades podem incluir trabalhos de manutenção ou reparo em itens de propriedade do cliente ou da sua companhia. Ordem de trabalho para itens de propriedade do cliente podem ser acionadas por uma ordem de Vendas de manutenção, que foi descrita no item da lista anterior
    • Controle ordem serviço
      depois de liberar uma ordem de serviço, o LN dá baixa nos itens do componente serializados necessários para realizar as atividades descritas na ordem de serviço por meio de linhas de ordem de saída da origem do Serviço.

    Quando o item e os componentes são emitidos para ordem de trabalho ou ordens de serviço, os números de série são automática ou manualmente registrados para os itens que receberam baixa.