Capacidade de intercâmbio das unidades de efetividade

Capacidade de intercâmbio significa que a demanda por um material específico e/ou unidade de efetividade do item final pode ser atendida pelo estoque de outra unidade de efetividade do mesmo item.

A capacidade de intercâmbio pode ser usada nos seguintes processos:

  • durante o planejamento de ordem no Planejamento empresarial
  • em um aviso de saída na Armazenamento. Se as unidades de efetividade forem intercambiáveis, uma unidade pode usar o estoque da outra para atender uma necessidade.

A pergunta básica é: a unidade de efetividade A pode ser substituída pela unidade de efetividade B para um item XYZ? Para responder isso, a capacidade de intercâmbio das unidades de efetividade (indicada pela configuração das caixas de verificação Intercambiável) é verificada em três níveis:

  • Nível da companhia
  • Nível de item
  • Item - nível da série de efetividade

A definição da capacidade de intercâmbio no LN em diferentes níveis é descrita a seguir.

Nível da companhia

A capacidade de intercâmbio no nível da companhia é a principal. Se a caixa de verificação Todas uns. efetividade são intercambiáveis na seção Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0500m000) estiver selecionada, todas as unidades de efetividade são intercambiáveis para todas as ordens.

Exemplo

O mecanismo de planejamento de ordem no Planejamento empresarial possui uma demanda para o item Q-DEVICE com a unidade de efetividade 75. Não há estoque parra esse item/unidade. Porém, o estoque está disponível para o item Q-DEVICE com a unidade de efetividade 79. Se a caixa de verificação Todas uns. efetividade são intercambiáveis for selecionada, a capacidade de intercâmbio é definida no nível da companhia de modo que o estoque para Q-DEVICE/79 possa ser usado para substituir a demanda pelo Q-DEVICE/75.

Se a caixa de seleção Todas uns. efetividade são intercambiáveis estiver marcada, a função de rastreamento do módulo Unidade de efetividade não será totalmente explorada, mas a unidade de efetividade será usada para questões de configuração e questões não materiais, por exemplo, para testar roteiros alternativos e estratégias de recurso, ou para examinar curvas de aprendizado.

Nível de item

Se a caixa de verificação Todas uns. efetividade são intercambiáveis na seção Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0500m000) for desmarcada, será possível definir capacidade de intercâmbio no nível do item na seção de detalhes de Itens (tcibd0501m000). Se você selecionar a caixa de verificação Unidades de efetividade são intercambiáveis na seção de detalhes de Itens (tcibd0501m000), todas as unidades de efetividade para um item específico serão intercambiáveis.

Exemplo

O mecanismo de planejamento de ordem no Planejamento empresarial possui uma demanda para o item Q-DEVICE com a unidade de efetividade 75. Não há estoque parra esse item/unidade. Porém, o estoque está disponível para o item Q-DEVICE com a unidade de efetividade 55. As unidades de efetividade não são intercambiáveis no nível da companhia. Porém, a caixa de verificação Unidades de efetividade são intercambiáveis na seção de detalhes de Itens (tcibd0501m000) está selecionada, assim, o item Q-DEVICE é definido como intercambiável. A Armazenamento pode, então, dar baixa do material do Q-DEVICE/55 para o chão de fábrica.

Selecionar a caixa de verificação Unidades de efetividade são intercambiáveis na seção de detalhes de Itens (tcibd0501m000) é útil principalmente para poder intercambiar unidades de efetividade de material comum nos níveis mais baixos da BOM.

Item - nível da série de efetividade

É possível definir capacidade de intercâmbio no nível do item – série de efetividade de três maneiras na seção Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000):

  • se você selecionar a caixa de verificação Intercambiável em série, uma demanda de material pelo item/unidades de efetividade pode ser substituída por outro estoque de unidades de efetividade da mesma série
  • se você selecionar a caixa de verificação Intercambiável com outra série intercambiável, uma demanda de material para unidades de efetividade/item pode ser substituída pelo estoque para unidades de efetividade de outras séries se a caixa de verificação Intercambiável com outra série intercambiável para essas séries também for selecionada
  • se você selecionar a caixa de verificação Intercambiável com configuração padrão e vice-versa, uma demanda de material para um item/unidade de efetividade pode ser substituída por estoque para a unidade de efetividade 0 (estoque padrão). Ainda, a demanda para unidades de efetividade 0 pode ser substituída por unidades de efetividade nessa série.
Exemplo

O mecanismo de planejamento de ordem no Planejamento empresarial criou uma ordem de produção que requer CRT-DEVICE de material com a unidade de efetividade 75. Não há nenhum estoque para a unidade de efetividade 75, mas um estoque maior está disponível para a unidade de efetividade 80. O CRT-DEVICE/80 pode substituir o requisito pelo CRT-DEVICE/75? Observe que o CRT-DEVICE não é intercambiável no nível da companhia ou do item.

A unidade de efetividade 75 é definida para a série NM do item final RADAR, com os números em sequência 1-100. Essa série é intercambiável com outras séries. A unidade de efetividade 80 é definida para a série AD do item final RADAR, com os números em sequência 1-50. Essa série é definida como não intercambiável com outras séries.

Como somente uma das séries de item-efetividade é intercambiável com outras séries, as unidades de efetividade 75 e 80 não são intercambiáveis com os itens CRT-DEVICE.