Visão geral da unidade de efetividade

A unidade de efetividade é um método para controlar a validade das variações em um item final. É possível usar unidade de efetividade para fins de rastreamento ou para modelar exceções de um item final padrão, de modo a permitir fazer variações sem ter de definir códigos de itens separados. Assim, não é preciso manter BOMs separadas para cada combinação de variações. Os itens finais podem ser, por exemplo, aviões ou carros de turismo.

Os desvios consistem em variações relativamente pequenas do item final. Por exemplo, instalar assentos vermelhos em vez de azuis ou um tipo especial de radar ou ar-condicionado em um tipo de avião que, de outra forma, é padrão.

É possível usar a unidade de efetividade para aplicar alterações se:

  • forem feitas poucas alterações
  • as alterações aplicarem-se a subconjuntos relativamente pequenos do item final
  • as alterações resultarem de solicitações do cliente, engenharia ou produção.
Manutenção de conceitos na unidade de efetividade

Em unidade de efetividade, é possível distinguir vários conceitos:

  • Unidade de efetividade

    Uma unidade de efetividade é um código vinculado a um item final para identificação e que pode representar os desvios do item final padrão. É possível vincular uma unidade de efetividade a itens fabricados e comprados. Para obter mais informações, consulte Unidades de efetividade.

  • Requisito

    Uma necessidade em unidade de efetividade é um motivo de negócios que pode ser definido para descrever as modificações e as variações para um item (as exceções). A necessidade é expressa por exceções.

    As necessidades podem indicar, por exemplo, regulamentos:

    • EUA: Regulamentos dos EUA
    • EUR: Regulamentos europeus
    • ÁSIA: Regulamentos asiáticos

    As necessidades podem, por exemplo, também se referir ao modelo de um item:

    • LEVE: Modelo com recursos limitados
    • NORMAL: Modelo com os recursos normais
    • AVANÇADO: Modelo com recursos avançados
  • Exceção

    Uma exceção na unidade de efetividade é a definição de um desvio que se aplica a um item efetivo da unidade. Uma exceção indica, por exemplo, se uma linha específica da BOM ou uma operação de roteiro específica é usada para uma unidade de efetividade. As exceções frequentemente são criadas como resultado de necessidades do cliente ou atualizações tecnológicas. Para mais informações, consulte o Exceções em unidade de efetividade.

Como usar a unidade de efetividade

É possível usar unidade de efetividade destas maneiras:

  • Para configurar unidades de efetividade

    use as unidades de efetividade para definir exceções para uma série de item ou subconjunto da série. É possível usar essa abordagem na produção de baixo volume de produtos complexos, como nos setores de defesa e aeroespacial. Séries são definidas para um item final específico, por exemplo, um avião. Então são definidas exceções, por exemplo, para os números 50-100 da série de um item. Esse método é a maneira como a unidade de efetividade era usada em versões anteriores. Para obter um exemplo dessa abordagem, consulte Para configurar unidades de efetividade.

  • como um configurador lean em Vendas

    use as unidades de efetividade para configurar itens em linhas da ordem de venda individuais. É possível usar essa abordagem em setores de alto volume, como de eletrônicos. A unidade de efetividade então é usada como um configurador lean. Para obter um exemplo dessa abordagem, consulte Unidade de efetividade como configurador lean em Vendas.