Configurar uma declaração de imposto

O processo para compor uma declaração de imposto dos valores de imposto registrados para os códigos de imposto relevantes inclui estas etapas:

  1. Para cada autoridade à qual um imposto ou contribuição social deve ser pago, defina um departamento de cobrança.
  2. Para cada caixa na declaração de imposto, defina uma posição de imposto.
  3. Vincule os códigos de imposto relacionados à caixa para a posição de imposto.
  4. Adicione a posição de imposto ao mestre da declaração tributária.

O procedimento a seguir fornece instruções detalhadas para cada etapa.

Para os departamentos de cobrança, é preciso definir os parceiros de negócios somente com as funções faturador e faturado.

No LN, um departamento de cobrança é definido como um parceiro de negócios somente com as funções faturador e faturado.

Para definir um departamento de cobrança:

  1. Na sessão Parc. de neg. (tccom4100s000), crie um parceiro de negócios.
  2. Defina as funções faturador e faturado para o parceiro de negócios.
  3. Selecione a caixa de seleção Departamento de cobrança na sessão Parc. de neg. (tccom4100s000).

Para poder selecionar a caixa de seleção Departamento de cobrança, é preciso definir as funções faturador e faturado para o parceiro de negócios. Depois de selecionar essa caixa de seleção, não é possível definir outras funções.

Para configurar uma declaração de impostos:

  1. Posição do imposto (tfgld0620m000)
    Defina uma posição de imposto para cada caixa na declaração tributária. Digite o nome de cada caixa no campo Descrição. Por exemplo, em países da União Europeia, os nomes da caixa podem ser Suprimentos intracomunidade e Imposto transferido sobre serviços.
  2. Posição do imposto (tfgld0620m000), guia Relações por posição de imposto

    Vincule os códigos de imposto que contribuem para o valor em uma caixa à sua posição de imposto. Se você gerar uma declaração tributária, o LN calculará a soma dos valores do imposto com esses códigos de imposto e imprimirá o valor resultante para cada caixa.

    Para cada código de imposto, é possível inserir vários critérios de seleção para refinar a seleção dos valores do imposto. Por exemplo, é possível selecionar valores de imposto sobre compras ou sobre vendas e imposto sobre pagamentos ou recebimentos adiantados.

    Os códigos de imposto vinculados à posição do imposto devem ter todos o mesmo valor para o campo Valores inseridos no Finanças do Infor LN, que pode ser Bruto ou Líquido.

  3. Dados mestres de declaração de imposto (tfgld1620m000)

    Defina um mestre de declaração de imposto para cada combinação de tipo de declaração de imposto e departamento de cobrança. Para declarações de impostos e contribuições sociais retidos na fonte, é preciso definir mestres de declaração de imposto separados para as diversas categorias de imposto.

    O procedimento de configuração difere para declarações de impostos enviadas manualmente e aquelas enviadas automaticamente.

    • para envio manual

      para cada caixa na declaração tributária, clique em Novo na guia Posições de imposto por dados mestres da declaração de imposto. A sessão de detalhes Posições de imposto por dados Dados mestress de declaração de imposto (tfgld1121m000) é iniciada. Selecione a posição de imposto que corresponde à caixa na declaração de imposto.

    • para transferência automática

    Se você salvar os detalhes, o LN valida os dados, por exemplo, todos os códigos de imposto de uma posição de imposto precisam ser definidos para o país de imposto do mestre da declaração.

Depois de definir um mestre da declaração tributária, é possível preparar periodicamente as declarações de imposto necessárias como descrito em Processar declarações de impostos.

Se a declaração de imposto e os pagamentos para o departamento de cobrança vencerem em dias específicos do mês, é possível definir as condições de pagamento para as datas de vencimento na sessão Condiçs. pgto (tcmcs0113s000). Vincule as condições de pagamento ao departamento de cobrança na sessão Parceiro de negócios faturador (tccom4122s000).