Definir um calendárioPara configurar uma estrutura de calendários, conclua as seguintes etapas: Passo 1. Definir o código de calendário Antes de definir um calendário em particular, é preciso primeiro definir seu código de calendário pai quando for o caso. É recomendado definir o código de calendário da companhia primeiro. Passo 2. Definir tipos de disponibilidade Use a seção Tipos de disponibilidade (tcccp0101m000) para definir tipos de disponibilidade. A caixa de seleção Padrão disponível determina a configuração padrão para o campo Disponível nas sessões Exceções do calendário (tcccp0144m000) e Semanas de trabalho (tcccp0105m000). Especifique se o tipo de disponibilidade está usando turnos. Ao usar turnos, é necessário definir uma máscara na sessão Máscaras (tcibd4102m000) para gerar os turnos. Passo 3. Especificar tipos de disponibilidade do calendário É possível vincular tipos de disponibilidade a códigos de calendário na sessão Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000). Passo 4. Definir tipos de horas de trabalho (opcional) Use a sessão Tipos de horas de trabalho (tcccp0103m000) para definir um tipo de hora de trabalho. Use os tipos de horas de trabalho para armazenar valores padrão de horas de trabalho, percentagens de capacidade, fatores de eficiência e uma indicação se a hora é hora extra. Caso deseje usar um tipo de horas de trabalho, será necessário selecionar a caixa de seleção Usar Tipos de horas de trabalho na sessão Parâmetros do calendário (tcccp0100m000). Passo 5. Inserir dias indisponíveis É possível especificar dias indisponíveis incidentais na sessão Dias não laborais (tcccp0119m000). Dias não laborais são definidos por código de calendário. Passo 6. Definir o calendário da semana útil Use a sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000) para definir o tempo de trabalho para cada dia da semana para os tipos de disponibilidade. Especifique a máscara que será usada para criar o identificador de turno ao gerar turnos. Para analisar a definição de turno, é possível imprimir um relatório que especifica os detalhes de turno das próximas duas semanas, contendo: horas inicial e final para cada turno, o valor líquido das horas por turno, os identificadores de turno (definidos por máscara) e como os turnos são definidos em e em torno dos fins de semana. Passo 7. Especificar exceções do calendário É possível definir estes tipos de exceções de calendário:
Após serem definidos para um calendário, esses dias são usados para definir o horário de trabalho de calendário. Passo 8. Atualizar as horas de trabalho de calendário e turnos Usando a sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000) ou o comando Atualizar calendário na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), é possível combinar todas as definições de calendário em uma lista de horas de trabalho de calendário e turnos. É possível visualizar os resultados gerados nas sessões Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000) e Turnos (tcccp0102m000). Usar Atualizar calendário depois de cada alteração nas definições, quaisquer alterações feitas não estão disponíveis para usar até que a atualização ocorra. Passo 9. Realizar alterações manuais É possível fazer as seguintes alterações manualmente em um calendário:
Passo 10. Atribuir calendários a recursos É possível usar as seguintes seções para vincular os calendários a vários recursos:
| |||