Visão geral da funcionalidade de calendários e turnos

No módulo Calendários e períodos, é possível definir e organizar calendários para todas as partes do LN.

Um calendário no LN estabelece as horas em que os recursos estão disponíveis.

Exemplo
  • É possível planejar ordens de produção no centro de trabalho AA das 6h às 17h.
  • As ordens de venda podem ser preparadas e despachadas dos armazéns XY das 7h às 18h.

Um calendário é uma combinação do seguinte:

  • Código de calendário

    Identifica a lista de dias úteis.

    O código de calendário define as datas inicial e final de um período. Todos os dias no intervalo são dias úteis em potencial, com exceção dos dias mencionados na sessão Dias não laborais (tcccp0119m000).

    Os códigos do calendário têm uma estrutura hierárquica. Um código de calendário pai fornece a data padrão para o filho. Para mais informações, consulte o Hierarquia de código de calendário.

  • Tipo de disponibilidade

    O tipo de disponibilidade define a semana útil geral: para cada um dos sete dias, as horas inicial e final do horário de trabalho são especificadas por dia da semana.

Nota

Códigos do calendário e tipos de disponibilidade podem ser combinados várias vezes, desde que resultem em IDs exclusivos.

Estrutura de uso do calendário

Os calendários no LN podem ser usados de maneira flexível. É possível basear o planejamento para toda uma companhia em um calendário ou definir calendários separados para uma variedade de recursos (centros de trabalho, departamentos de vendas, funcionários) para planejar o tempo deles individualmente.

É possível vincular calendários a vários níveis da sua organização. O calendário da companhia é o mais genérico no nível superior da hierarquia. Calendários para unidades empresariais, departamentos, centros de trabalho, armazéns e funcionários são mais específicos.

O calendário da companhia contém dias úteis, feriados e horas de trabalho para toda a organização. Para planejamento de entrega, vincule os calendários aos parceiros de negócio e endereços. Para mais informações, consulte o Usar calendários.

Para cada intervalo de tempo de trabalho dentro de uma data incluída em um calendário, é possível especificar: