Estrutura do calendário e configuração

É possível usar vários calendários em uma companhia, da gestão de tempo básico com os calendários de semana útil e companhia até calendários detalhados para tarefas específicas. Dependendo da quantidade de detalhes de que a companhia precisa, é possível configurar uma estrutura consistindo em vários códigos de calendário, tipos de disponibilidade e semanas úteis.

  • Semanas úteis

    É possível definir semanas úteis na sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000) e seus dias úteis nas sessões Dias de trabalho (tcccp0130m000). É possível definir as semanas úteis, que especificam as horas disponíveis, de várias maneiras: é possível definir horas regulares, semanas de dois turnos e férias.

    É possível definir semanas úteis para um período específico de tempo na sessão Semanas de trabalho da data de efetividade (tcccp0106m000).

  • Códigos do calendário

    Todos os códigos de calendários têm um período de tempo definido em que estão ativos. Códigos do calendário filho dependem dos períodos de tempo dos seus calendários pai. Um calendário filho não pode se estender além do período de tempo do seu pai. Portanto, não é possível definir uma data inicial do calendário filho anterior à data inicial do calendário pai, nem uma data final do calendário filho posterior à data final do calendário pai.

  • Tipos de disponibilidade
  • Horas de trabalho do calendário

    Na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), é possível visualizar os detalhes do calendário efetivo para cada data. Se os detalhes para uma data específica tiverem sido derivados do calendário pai ou de semana útil ou de uma exceção de calendário, o campo Derivado de indicará Pai, Semana de trabalho ou Exceção.

    Um calendário pode ter vários horários de trabalho em uma data, por exemplo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No entanto, todos os horários de trabalho devem derivar de uma única origem.

    Conforme a data específica em um calendário, os horários de trabalho são:

    • Derivados da semana útil.
    • Derivados do calendário pai.
    • Derivados de uma exceção de calendário.
    • Derivados da sessão Dias não laborais (tcccp0119m000), se a data estiver indisponível para planejamento.
    • Especificados manualmente.
    • Caminho de pesquisa do calendário

      Se um processo de planejamento não conseguir localizar o calendário para um funcionário ou outro recurso em particular, o LN pesquisa um calendário definido para o departamento, as unidades empresariais e, por fim, o calendário da companhia. Cada processo de planejamento usa um caminho de pesquisa fixo para calendários definidos pelo aplicativo LN. Esse caminho de pesquisa sempre termina no calendário da companhia e é independente dos calendários que você definiu.