Sistema multimoeda dependente

Use um sistema multimoeda dependente em um ambiente com moeda estável. Por exemplo, se você tiver unidades empresariais em diferentes países ou desejar usar contabilidade multimoeda por outros motivos. Quando o euro for introduzido na Europa, as companhias europeias podem realizar a contabilidade na moeda local e em euro usando um sistema multimoeda dependente.

É possível usar um sistema multimoeda dependente em um ambiente do LN de um único local e de múltiplos locais (vários países).

Definir as moedas

As companhias financeiras e logísticas em um ambiente multimoeda dependente deve ter a mesma moeda de referência.

Para a companhia logística, é preciso definir somente a moeda de referência. Para as companhias financeiras, uma das moedas locais deve ser a de referência. As outras moedas locais podem ser diferentes.

Cálculo dependente

Na companhia logística e nas companhias financeiras, é preciso definir a taxa de câmbio de cada moeda externa para a moeda de referência. O LN converte todos os valores da moeda externa para a moeda de referência.

Nas companhias financeiras, é preciso também definir as taxas de câmbio da moeda entre as moedas locais. O LN calcula e registra os valores na moeda de referência. O LN converte, então, os valores da moeda de referência para as outras moedas locais usando as taxas de câmbio internas.

Exemplo de um sistema multimoeda dependente

Geralmente, você usa um sistema multimoeda dependente se as unidades empresariais de uma única companhia logística residir em diferentes países. As unidades empresariais em cada país pertencem à companhia financeira definida para esse país.

Para a companhia logística (600), é preciso definir somente a moeda de referência ($). As companhias financeiras (610 e 620) devem usar essa mesma moeda de referência. É possível escolher outras moedas locais das companhias financeiras livremente (DM e euro para a companhia 610 e FR e PTS para a companhia 620).