Visão geral da gestão de imposto

A gestão de imposto no LN consiste nos seguintes processos:

  • Registro tributário

    O registro tributário consiste no cálculo e no lançamento dos valores do imposto para transações tributáveis.

    A configuração do registro tributário define a maneira como o LN calcula e lança os valores do imposto. A configuração de gestão tributária do LN é muito flexível e detalhada, de modo que, para a maioria das situações e tipos de transação, as taxas tributárias padrão e os valores tributários calculados estão corretos. Para obter detalhes, consulte Configurar o registro tributário.

  • Declarações de impostos

    O processamento de uma declaração tributária consiste em preparar e enviar a declaração tributária às autoridades fiscais e pagar os valores devidos ao departamento de cobrança. Para cada tipo de declaração de imposto, é preciso definir um mestre da declaração.

    Para obter detalhes, consulte Configurar uma declaração de imposto e Processar declarações de impostos.

    Em alguns países, é preciso enviar a declaração de imposto usando transferência eletrônica do arquivo de declaração para o departamento de cobrança. Para obter detalhes, consulte Transferência automática de declarações tributárias.

Nota

Se você não desejar usar a funcionalidade de imposto do LN, deverá realizar as etapas descritas em Desativar a funcionalidade de imposto.

Sistemas tributários

O LN distingue os seguintes tipos de sistemas tributários:

O imposto com valor agregado pode ser combinado com o imposto retido na fonte.

Para todos os tipos de impostos, é possível definir exceções e isenções.

Para todos os tipos de impostos, é preciso definir códigos de imposto. Para obter detalhes, consulte Para usar códigos de imposto.

Para determinar as taxas tributárias para transações e linhas de fatura às quais o imposto se aplica, o LN usa o código de imposto e o país de imposto. Entre outros detalhes, o LN compara o país natal da companhia financeira com o país do fornecedor ou do cliente da ordem para determinar se imposto doméstico ou imposto de importação ou exportação se aplica a uma transação.

Imposto sobre vendas

O imposto sobre vendas é um tipo de imposto a ser pago sobre mercadorias e serviços à sua entrega ao consumidor. A parte que entrega o produto final ao cliente é responsável por pagar o imposto. O local de destino determina a quais autoridades o imposto deve ser pago.

Na América do Norte e no Canadá, o imposto sobre vendas geralmente deve ser pago às jurisdições tributárias com autoridade sobre o local em que as mercadorias ou serviços são recebidos ou consumidos. Se o ponto de origem e o local de destino ficarem em jurisdições diferentes, os impostos sobre vendas irão aplicar-se. Em muitos casos, várias jurisdições têm autoridade sobre o mesmo local. É possível usar um provedor de impostos para calcular os diversos valores de imposto. Para obter detalhes, consulte Imposto sobre vendas.

Imposto de renda 1099-MISC

Nos Estados Unidos, o Serviço da receita federal (IRS) é a agência do governo responsável por aplicar os regulamentos tributários. O 1099-MISC é um dos tipos de receita incluídos, e determinados pagamentos a fornecedores estão sujeitos ao relatório sob esses regulamentos.

É possível configurar o relatório de pagamento 1099-MISC. Para obter detalhes, consulte Relatório 1099-MISC.

Imposto com valor agregado

Imposto com valor agregado é um imposto percentual indireto a ser pago sobre todas as mercadorias e serviços fornecidos ao cliente ou a outras empresas, por exemplo, em produtos finais entregues a um distribuidor ou revendedor e sobre produtos intermediários entregues a um fabricante. O local de fornecimento determina a quais autoridades o imposto deve ser pago.

Organizações que usam imposto com valor agregado normalmente devem aplicar dois conjuntos de taxas tributárias:

Organizações baseadas nos países da UE também devem relatar suas transações com outros países membros da UE. Para obter detalhes, consulte Relatório de transação da UE.

É possível configurar o imposto com valor agregado como descrito em Configurar o registro tributário.

O LN também tem suporte para os seguintes tipos especiais de imposto com valor agregado:

  • Imposto sobre o consumo
    O imposto sobre o consumo é uma forma de imposto com valor agregado ao qual se aplicam regras específicas. Esse tipo de imposto é cobrado no Japão. Para obter detalhes, consulte Imposto sobre o consumo.
  • Imposto de selo fiscal
    Se você usar notas promissórias, em alguns países, será necessário pagar imposto de selo fiscal sobre elas. O imposto de selo fiscal é um tipo de imposto aplicado a notas promissórias. O imposto de selo fiscal consiste em um valor fixo, em vez de uma percentagem. Dependendo do país da sua companhia, se você baixar notas promissórias, pode ser obrigado a pagar imposto de selo fiscal sobre elas.
  • Para minimizar o valor do imposto de selo fiscal a ser pago, é possível dividir o valor a pagar de uma nota promissória. Em vez de emitir uma nota promissória para todo o valor, o LN gera várias notas promissórias que, juntas, cobrem o valor. Para obter detalhes, consulte Imposto de selo.
  • Imposto sobre ordens de frete
    Para linhas de ordem de frete e faturas de frete, o LN fornece o código de imposto e o país de imposto padrão. Em todos os casos, é possível alterar manualmente o país de imposto e o código de imposto, se necessário. Para obter detalhes, consulte Códigos de imposto para ordens de frete.
Retenção na fonte de imposto de renda e contribuições sociais

Em muitos países, em situações específicas, as companhias são legalmente obrigadas a reter imposto de renda e/ou contribuições sociais a pagar devidas do pagamento de faturas de compra e pagar o valor diretamente ao departamento de cobrança tributária. Por exemplo, a retenção de impostos de renda e contribuições sociais pode se aplicar aos serviços prestados por companhias de subcontratação, agências de emprego e trabalhadores a autônomos.

Para obter detalhes, consulte Impostos e contribuições sociais retidos na fonte.

Se for necessário pagar impostos de selo fiscais em notas promissórias, será possível definir os impostos de selo fiscais como descrito em Imposto de selo.