Usar o tipo de taxa de câmbio externa

Em geral, é necessário relatar os valores na listagem de vendas e a declaração Intrastat na moeda local da companhia.

Ao processar as faturas e ordens no Faturamento, o LN converte os valores para a moeda local usando o tipo de taxa de câmbio da transação.

Para os valores na listagem de vendas e no relatório Intrastat, as regras para as taxas monetárias a serem usadas podem diferir entre os países. Em alguns países, é possível usar as taxas da própria companhia, enquanto em outros, é preciso usar taxas de câmbio específicas, por exemplo, aquelas usadas pelo Banco Central Europeu.

Para a listagem de vendas e a declaração Intrastat, é possível gerar os valores a serem relatados de duas maneiras ao mesmo tempo:

  • como valores internos para suas próprias auditorias usando as taxas de câmbio da transação. Esses valores podem ser usados para conciliar a listagem de vendas ou a declaração Intrastat para suas contas de vendas e compras
  • como valores de declaração usando as taxas de câmbio externas prescritas, por exemplo, pelo banco central. Esses valores são incluídos nos relatórios.

Para calcular os valores usando a taxa de câmbio externa:

  1. Especifique um tipo de taxa de câmbio para as taxas de câmbio externas e defina as taxas de câmbio entre as moedas da transação e a moeda de relatório para esse tipo de taxa de câmbio. Use as taxas monetárias prescritas pelo seu banco central ou outra autoridade. Para obter detalhes, consulte Para definir taxas de câmbio
  2. Na seção Companhias (tcemm1170m000), é possível selecionar opcionalmente o tipo de taxa de câmbio externa padrão para a companhia.
  3. Na seção Processar transações intrastat (tccom7271m000) ou Processar lista intracomunidade (tccom7270m000), selecione a caixa de verificação Recalcular valores com taxas de câmbio de declarante.
  4. Selecione o tipo de taxa de câmbio externa no campo Tipo de taxa de câmbio de declarante. Por padrão, o LN exibe a taxa de câmbio externa inserida na seção Companhias (tcemm1170m000).
  5. O LN recalcula os valores da fatura e os valores estatísticos na moeda local usando as taxas externas das datas da fatura ou das datas da ordem e imprime os valores recalculados nos relatórios. É possível visualizar esses valores, bem como os valores internos, na seção Lista de venda (tccom7170s000) e na seção Transações intrastat (tccom7171m000).

Tópico relacionados