Relatório Intrastat da UE

No LN, é possível gerar a declaração Intrastat da UE e fornecê-la às autoridades Intrastat por meio de um programa do provedor Intrastat externo ou diretamente no formato de um arquivo Instat/XML.

É possível adicionar ou corrigir dados de estatísticas de importação/exportação manualmente antes de gerar o arquivo de saída. Para mais informações, consulte o Programas do provedor Intrastat.

Coletar os dados da declaração Intrastat

Para a Declaração Intrastat, as autoridades fiscais fornecem uma lista de:

Necessidades comuns existem para todos os países da UE, além de necessidades específicas dos países. A maioria dos dados pode ser recuperada do LN e é preciso configurar alguns dados extras definindo conjuntos de informações adicionais Intrastat.

Os dados que existem no LN são coletados dos vários pacotes do LN através da Armazenamento.

O LN coleta os dados de todas as ordens que resultam na expedição ou no recebimento de itens para os quais há um código do sistema harmonizado vinculado para países membros da UE diferentes do país do endereço da companhia.

Se os preços forem alterados após o registro de recebimentos ou entregas, os dados Intrastat registrados serão corrigidos diretamente por Aquisição, Vendas, Serviço ou Finanças.

Se o preço de uma linha de ordem mudar depois do recebimento ou da baixa das mercadorias, ou se houver diferenças de fatura em Contas a pagar, os dados Intrastat serão atualizados. Se uma alteração de preço se aplicar a várias linhas do Intrastat, o valor da diferença será dividido nas linhas. Por exemplo, se uma linha de ordem de vendas resultar em várias entregas, várias linhas Intrastat serão geradas.

Valores da diferença causados pela conciliação de uma fatura para uma linha da ordem de compra também podem se aplicar a várias linhas do Intrastat. Nesse caso, o valor da diferença é dividido nas linhas do Intrastat proporcionalmente aos valores da linha. Observe que linhas do Intrastat já processadas e linhas com um preço interno não são atualizadas.

Se os preços forem alterados ou houver diferenças de fatura, essas sessões atualizarão os dados Intrastat registrados:

  • Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000)
  • Alterar preços e descontos após entrega (tdsls4122m000)
  • Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000), durante a conciliação de fatura
  • Conciliar/aprovar faturas de compra (tfacp2107m000)
  • Custos reais de material de ordem de serviço (tssoc2121m000)
  • Ordem de venda de manutenção - Linhas de peça (tsmsc1110m000)

O valor das mercadorias é registrado nas moedas da transação. Ao exportar os dados Intrastat, o LN converte os valores para a moeda local usando as taxas de câmbio da data da fatura ou data da ordem. O LN aplica a taxa de câmbio da transação ou a taxa de câmbio externa como descrito em Usar o tipo de taxa de câmbio externa. A menos que o país esteja em um estado de transição de moeda, a moeda local é o euro. Se o LN não puder localizar as taxas de câmbio, o LN exportará os valores na moeda da transação e colocará a moeda da transação no campo Moeda.

Na maioria dos países, as transações para as quais a quantidade e/ou os valores é zero não devem ser relatadas.

Na sessão Parâmetros intrastat (tccom7100s000), é possível selecionar o método de registro necessário para transações relativas aos itens de custo e itens de serviço. Por exemplo, é possível especificar se as transações sempre devem ser registradas ou se devem ser registradas somente se um código de sistema harmonizado estiver presente.

Em alguns países, a declaração Intrastat deve incluir a província ou a área da qual as mercadorias foram exportadas. Para fornecer essas informações, o LN inclui o campo Estado/Província do endereço do expedidor nos dados Intrastat.

Conjuntos de informações adicionais Intrastat

Dados Intrastat que não podem ser recuperados do LN podem ser fornecidos definindo conjuntos de informações extras Intrastat . Por exemplo, é possível definir o atributo Natureza da transação A como um campo de informações adicionais Intrastat. Esse campo normalmente tem o valor de 1 para indicar "Todas as transações envolvendo mudança real".

É possível definir até 15 campos de conjunto de informações extras.

É possível definir um conjunto de informações extras Intrastat padrão para cada parceiro de negócios expedidor e parceiro de negócios receptor. Ao criar uma linha de ordem de venda, uma linha de ordem de compras ou um projeto, é possível usar o valor padrão ou selecionar um conjunto de informações adicionais Intrastat separado para a linha de ordem.

Para configurar conjuntos de informações extras Intrastat, é preciso usar a seção Definição de inf. extras intrastat (tccom7104m000) para definir o número de campos e o comprimento do campo e, então, usar a seção Inf. extras intrastat (tccom7505m000) para definir os valores dos campos.

Considerando que o número de campos necessário e o comprimento de cada campo podem diferir em cada país, é possível definir os conjuntos de informações adicionais Intrastat por país. Para cada campo, é possível especificar o valor padrão.

Corrigir dados e cálculos de transação Intrastat

Na seção Transações intrastat (tccom7171m000), é possível visualizar os dados registrados. É possível fornecer os dados ausentes e fazer quaisquer correções necessárias, por exemplo, à quantidade, ao fluxo de mercadorias e à natureza da transação.

Uma vez que é possível configurar somente um termo de entrega padrão ou código Incoterm para um parceiro de negócios e tipo de ordem, pode ser necessário corrigir o código Incoterm de algumas transações.

Os dados Intrastat devem refletir os dados reais da transação como registrados em Armazenamento e Finanças. Portanto, não é possível alterar os dados relacionados à quantidade ou ao valor da fatura. Para correções a esses dados, é preciso duplicar o registro a ser corrigido e criar uma nova transação Correção manual. Além disso, transações inseridas manualmente que não se originam do LN são tornadas visíveis na declaração Intrastat pela origem da ordem Transação manual.

Nota

Valores negativos não são permitidos para a declaração Intrastat. Por exemplo, para corrigir uma transação Intrastat de (-) Baixa com uma quantidade de 500 porque a quantidade real era de 450, é preciso criar manualmente uma transação de (+) Recebimento de 50.

Corrigir os valores da fatura

Em alguns países, o valor da fatura deve ser corrigido, por exemplo, para excluir os custos de frete. Também é possível que as mercadorias Livre de encargos tenham um valor de fatura de 0, mas um valor estatístico de 1.000 EUR. Uma vez que o valor de 1.000 EUR não pode ser baseado nos dados do LN, é preciso especificar esse valor no IDEP. Algumas versões do IDEP fornecem "Regras estatísticas" para recalcular valores de fatura automaticamente.

Calcular a quantidade na unidade suplementar

Na seção Códigos de sistema harmonizado (tcmcs0128m000), para alguns tipos de itens, é preciso definir a unidade suplementar. Por exemplo, a unidade suplementar para a fita de gravação são metros. Se você importar ou exportar fita de gravação, será preciso relatar o peso e o número de metros. A unidade suplementar para blocos é m². Se você importar ou exportar blocos, será preciso relatar o peso e o número de metros quadrados.

O campo Qtde por unidade de relatório na seção Códigos de sistema harmonizado (tcmcs0128m000) indica os múltiplos da unidade suplementar em que é preciso relatar as quantidades expedidas. Por exemplo, se a unidade suplementar for litros e a quantidade por unidade for 10, sempre que você expedir 10 litros do item, a quantidade para a declaração Intrastat aumentará em um.

Para obter detalhes, consulte Unidade suplementar

Dados Intrastat e dados da listagem de vendas

Em alguns países, os auditores usam a listagem de vendas para verificar os dados de declaração Intrastat. Porém, em vários aspectos, os dados da declaração Intrastat devem ser mais detalhados que os dados da listagem de vendas. Por exemplo, a listagem de vendas relata os valores das mercadorias como um total por parceiro de negócios cliente, enquanto os dados da declaração Intrastat incluem os valores das mercadorias, as quantidades, os códigos do sistema harmonizado e os detalhes da transação.

Mapear os dados

Alguns valores de campo do LN devem ser convertidos para os valores correspondentes necessários para a declaração Intrastat. Por exemplo, em alguns países, os vários códigos Incoterm de três caracteres são compactados por tipo e representados por um código de um único caractere.

Para esses tipos de traduções, na seção Esquema de mapeamento intrastat (tccom7120m000), é possível definir o esquema de mapeamento Intrastat para traduzir valores de campo específicos do LN para os valores necessários para a declaração Intrastat.

Preparar os dados de exportação

Na seção Processar transações intrastat (tccom7271m000), é possível selecionar o intervalo de dados a serem exportados por vários critérios.

As seguintes regras se aplicam:

  • se você selecionar uma variedade de departamentos, eles deverão todos pertencer a unidades empresariais vinculadas à mesma companhia financeira Isso é feito para evitar que os dados Intrastat de diferentes companhias financeiras sejam misturados.
  • Em muitos países, declarações Intrastat separadas são necessárias para os fluxos de importação e exportação Para exportar os dados para um fluxo, selecione (+) Recebimento ou (-) Baixa no campo Fluxo.
  • o LN registra os valores Intrastat nas moedas da transação. Ao exportar os dados do LN para o aplicativo Intrastat externo, os valores são convertidos para a moeda local usando as taxas de câmbio que são válidos na hora e na data da transação. Se nenhuma taxa de câmbio puder ser encontrada, o arquivo de exportação conterá a moeda da transação e o valor na moeda da transação. Para fins de informação, o valor da fatura também é exibido na moeda local.

Ao exportar os dados Intrastat, os valores são convertidos para a moeda local da companhia. Se for necessário fazer a declaração Intrastat em euros e a moeda local da companhia não for o euro, será possível converter os valores para euros no aplicativo IDEP.

Para exportar o arquivo

Para transferir os dados Intrastat para o programa do provedor Intrastat, é possível exportar os dados do LN para um arquivo que pode ser importado para o aplicativo Intrastat ou para o Excel para criar uma planilha do Excel, se necessário. Para um melhor desempenho, o arquivo de exportação Intrastat primeiro é salvo no servidor e, então, pode ser transferido ao cliente.

É possível criar os seguintes tipos de arquivo:

  • arquivo de valores separados por vírgula (CSV) ASCII
  • arquivo posicional ASCII conforme exigido para IRIS
  • arquivo Instat/XML.

Consulte Dados Intrastat para obter detalhes.

Um arquivo posicional não deve ser compactado. O separador de um arquivo posicional pode ser uma vírgula ou espaço.

Se você criar um arquivo CSV para IDEP, use a extensão .csv para indicar o tipo de arquivo. Se você desejar processar o arquivo com o Microsoft Excel, será possível importar o arquivo como um Excel (.xls). Use o caractere delimitador para a separação de coluna. É possível gerar um cabeçalho de arquivo que, no Excel, resulte em uma linha de cabeçalho com nomes de coluna.

Declarações Intrastat da UE em uma estrutura de companhia multifinanceira

As necessidades de declaração Intrastat da UE e o aplicativo externo que pode ser usado para gerar a declaração Intrastat da UE diferem para os vários países europeus. Portanto, é possível configurar os dados da declaração Intrastat da UE por país.

Todas as unidades empresariais dos departamentos que enviam a declaração Intrastat em uma devolução de imposto devem pertencer à mesma companhia financeira, uma vez que a companhia financeira possui o número e o país do imposto. Em uma estrutura de companhia multifinanceira, se você configurar os dados da declaração Intrastat da UE, é possível especificar a companhia financeira à qual os dados se aplicam. Se você não especificar um número de companhia, os dados irão aplicar-se a todas as companhias financeiras para as quais dados específicos não tenham sido definidos.