Para usar grupos de números e séries

Você identifica pedidos, contratos, faturas e outros documentos pelo número de ordem ou do documento. O número do documento consiste no código da série seguido por um número sequencial. Além disso, é possível usar códigos de série e números de série para identificar outros tipos de registro que não documentos.

Por exemplo, é possível usar séries para identificar:

  • Parceiros de negócios
  • Endereços
  • Contratos de compra
  • Ordens de venda
  • Ordens de produção
  • Ordens de serviço
  • Ordens de armazenamento
  • Ordens de frete
Nota

Para documentos financeiros, é necessário definir os números de série e documento na sessão Séries de tipo de transação (tfgld0114m000) em Finanças. Para obter detalhes, consulte Criar números de documento por tipo de transação.

Grupos de números

Você usa grupos de números para atribuir conjuntos de séries a diversos tipos de ordens, documentos e outros registros. Para cada grupo de número, você define:

  • um código de série ou mais
  • o comprimento (número de caracteres) do código de série
  • o número inicial (primeiro número livre) de cada série
Código de série

É possível usar códigos de séries alfanuméricas de até 8 caracteres. O comprimento máximo do código de série mais o número dentro da série correspondem a 9 caracteres.

Para usar a série para um tipo de documento ou registro, é necessário atribuir o grupo de número ao tipo de documento ou tipo de registro. É possível atribuir um grupo de número a somente um tipo de documento ou registro.

Já que os códigos de séries podem ser alfanuméricos, os números de documento gerados podem ser alfanuméricos e constituídos por até nove caracteres.

Nota

É possível usar números idênticos para registros relacionados. Consulte Para usar números iguais para registros relacionados.

Grupos de números dedicados

É possível usar grupos de números dedicados para gerar números exclusivos referentes a ordens e documentos para uso específico. Todos os números de série que o LN gera em grupos de números dedicados ao mesmo tipo de uso são exclusivos. Para garantir que os números sejam exclusivos, o LN se certifica de que os códigos de séries definidos nos grupos de números não possam ter como resultado números duplicados. Consulte também Exemplos de grupos de números dedicados

É possível dedicar grupos de números para estes fins:

  • Frete/Armazém
  • Faturamento
  • Produção
  • Serviço
  • Não aplicável

Você atribui os grupos de números a vários propósitos nas sessões correspondentes. Por exemplo, na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), é possível selecionar o grupo de número referente a ordens de venda e programações de vendas. Na sessão Departamentos de venda (tdsls0512m000), é possível selecionar uma série do grupo de número em questão, referente às ordens de venda geradas por um departamento de vendas específico.

Primeiro número livre

O LN numera as ordens, documentos ou outros registros sequencialmente usando o primeiro número livre da série. Você especifica o número inicial de cada série na sessão Primeiros números livres (tcmcs0150m000).

Números de ordem

O número resultante é constituído pelo código de série seguido pelo primeiro número livre. O número deve ser constituído por 9 caracteres. O LN adiciona zeros à esquerda do primeiro número livre para chegar ao número necessário de dígitos.

Exemplo

O código de série é NR08. O primeiro número livre é 100. Os documentos dessa série obtêm os números:

  • NR0800100
  • NR0800101
  • NR0800102
Cache dos primeiros números livres

Para melhorar a performance das sessões em que os novos números de ordem são atribuídos, é possível definir um tamanho de cache para a série. O tamanho do cache é a quantidade de novos números de série que o LN gera e coloca no cache do usuário. Os usuários não precisam aguardar enquanto o LN gera e verifica os próximos números de série.

Se você usar o cache dos primeiros números livres, os números de ordem podem ser não sequenciais; os números que ainda estão no cache do usuário se perdem ao efetuar logoff.

Caso você não queira usar o cache dos primeiros números livres, deve definir o tamanho do cache para zero.

Exemplo

Você define o tamanho do cache para quatro. Na primeira vez que o usuário cria uma nova ordem, o LN gera quatro novos números de série e os coloca no cache do usuário. O usuário deve esperar isso acontecer. O primeiro número é utilizado para a nova ordem. O LN recupera os números das próximas três ordens que o usuário cria do seu cache. Quando o usuário cria uma quinta ordem, o LN gera outros quatro números, coloca-os no cache do usuário e assim por diante.

Se o usuário cria seis ordens e, em seguida, efetua logoff, os dois últimos números de série que o LN gerou para o usuário não são utilizados.

Para usar números iguais para registros relacionados
  1. Defina um grupo de número para cada tipo de registro usando a sessão Grupos de números (tcmcs0151m000).
  2. Defina códigos de série iguais nos grupos de números usando a sessão Primeiros números livres (tcmcs0150m000).
  3. Defina os mesmos primeiros números livres da série igual usando a sessão Primeiros números livres (tcmcs0150m000).
  4. Atribua os grupos de números aos dois tipos de registros usando a sessão apropriada.
  5. Selecione a série igual referente aos registros.

O LN gera códigos iguais quando você cria os diversos tipos de registros que deseja vincular. É possível usar isso, por exemplo, para utilizar códigos iguais para ordens ou contratos relacionados em companhias diferentes.

Exemplos de grupos de números dedicados

Você define os grupos de números com os detalhes a seguir:

Grupo de números Comprimento da série Dedicado a
SF12 Produção
SF22 Produção
SF53 Produção
IN92 Faturamento

 

Se o grupo de número SF1 contiver uma série KJ LN, não será possível inserir o mesmo código de série ( KJ) no grupo de número SF2.

Se o grupo de número SF1 contiver uma série AA LN não permitirá inserir o código de série AA1, AA5 ou AA9 no grupo de número SF5, porque isso poderá resultar nos mesmos números gerados no grupo de número SF2.

Se o grupo de número SF5 contiver uma série DF2 LN não permitirá inserir uma série DF nos grupos de números SF1 ou SF2, porque isso poderá resultar nos mesmos números gerados no grupo de número SF5, caso números muito altos sejam gerados (por exemplo, DF2255734, DF2766438 e assim por sucessivamente).

Independentemente da série definida nos grupos de números SF1, SF2 e SF3, é possível inserir qualquer série no grupo de número IN9, porque IN9 é dedicado a outro tipo de uso.