Converter uso para armazenamento (tcmcs1202m000)

Utilize esta sessão para converter unidades entre uso em armazenamento permitido e uso em armazenamento não permitido.

Permitir ou não o uso de armazenamento para unidades inicialmente é especificado na sessão Unidades por conjunto unidades (tcmcs0112m000). Na sessão atual, é possível alterar a configuração inicial.

Essa sessão inicia um processo que converte as quantidades de item expressas na unidade de armazenamento para a unidade de estoque. Dessa forma, todas as quantidades são expressas na unidade de estoque, evitando, assim, diferenças de arredondamento entre as unidades de estoque e armazenamento quando o estoque é reduzido ou aumentado.

Quando essa sessão é iniciada na sessão Unidades por conjunto unidades (tcmcs0112m000):

  • A unidade e o conjunto de unidades selecionados na sessão Unidades por conjunto unidades (tcmcs0112m000) são exibidos nos campos da caixa de grupo Intervalo da seleção.
  • O campo Converter uso para armazenamento está indisponível e exibe a opção de conversão permitida. (Se o campo Armazenamento da sessão Unidades por conjunto unidades (tcmcs0112m000) estiver definido como Não para a unidade selecionada, o campo Converter uso para armazenamento da sessão atual exibirá a opção Sim e vice-versa).
Converter de permitido em armazenamento para não permitido em armazenamento

Se você converter unidades de uso em armazenamento permitido para não permitido, as quantidades expressas nessas unidades serão convertidas da unidade de armazenamento para a unidade de estoque em:

Nota

A conversão de uma unidade de permitido em armazenamento para não permitido em armazenamento não afeta o processo de entrada. No processo de entrada, ainda é possível receber itens nessas unidades após a conversão. Em processos de estoque, contagem cíclica, ajuste e saída, somente é possível usar unidades permitidas em armazenamento e a unidade de estoque.

As unidades a seguir são uma exceção a essa regra, podendo ser usadas em todos os processos de Armazenamento independente da definição de permissão para armazenamento:

Converter de não permitido em armazenamento para permitido em armazenamento

Se você converter unidades de uso em armazenamento não permitido para permitido, as quantidades expressas nessas unidades em dados de processo de entrada serão convertidas a unidade de estoque.

Como converter a configuração de uso em armazenamento para unidades
  1. Use os campos na caixa de grupo Intervalo da seleção para especificar os conjuntos de unidades aos quais a unidade a ser convertida pertence.
  2. No campo Unidade, especifique a unidade a ser convertida.
  3. No campo Converter uso para armazenamento para, selecione:

    • Sim para permitir o uso de armazenamento.
    • Não para bloquear o uso de armazenamento.
  4. Clique em Continuar.

    Uma caixa de diálogo de status exibe o progresso do processo.

  5. Quando a conversão é concluída, uma caixa de diálogo é exibida. Clique em OK na caixa de diálogo.
Nota

  • Se a unidade selecionada no campo Unidade não estiver presente nos conjuntos de unidades do intervalo de conjunto de unidades selecionado, a opção Continuar não estará disponível.
  • O campo Converter uso para armazenamento exibe a opção de conversão permitida para a unidade selecionada:

    • Se a configuração de unidade Armazenamento de todos os conjuntos de unidade no intervalo selecionado for Não, o campo Converter uso para armazenamento na sessão atual exibirá a opção Sim e vice-versa.
    • Se as configurações Armazenamento = Não e Armazenamento = Sim estiverem presentes no intervalo de conjunto de unidades, será possível selecionar qualquer uma das opções de Converter uso para armazenamento.

 

Conjunto de unidades de origem
Um grupo de códigos de unidade que pode ser vinculado a itens padrão ou personalizados ou a padrões de item. Em um conjunto de unidades, é possível indicar quantidades físicas que podem ser usadas para o item, em quais módulos e para quais fins.
Conjunto de unidades de destino
Um grupo de códigos de unidade que pode ser vinculado a itens padrão ou personalizados ou a padrões de item. Em um conjunto de unidades, é possível indicar quantidades físicas que podem ser usadas para o item, em quais módulos e para quais fins.
Unidade
A quantidade física em que um item ou mercadoria é gerenciado. Por exemplo, uma quantidade de madeira pode ser expressa como um comprimento usando a unidade de um metro, ou como um volume usando a unidade de um metro cúbico.
Converter uso para armazenamento
Selecione Sim para permitir o uso para armazenamento ou selecione Não para bloquear o uso de armazenamento.
Imprimir relatório de erros
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, um relatório será impresso listando os erros ocorridos durante o processo.

 

Continuar
Ativa os processos de conversão conforme as configurações especificadas.