Itens - Itens serializados (tcibd4501m000)

Essa sessão lista os itens serializados:

  • Para os quais o LN tiver gerado um número de série.
  • Para os quais você inseriu um número de série manualmente na sessão de detalhes Números de séries (tcibd4101s000).
  • Para os quais você inseriu um número de série manualmente na sessão Itens serializados (tscfg2100m000) em Serviço.

Para definir um número de série manualmente, completa as etapas as seguir:

  1. Clique em Novo no menu Arquivo.

    A sessão Números de séries (tcibd4101s000) é iniciada.

  2. Insira o item no campo Código do item.
  3. Especifique o número de série no campo Número de série. Após salvar o registro, não é mais possível alterar o número de série.
Nota

É possível inserir manualmente números de série para itens mesmo se a caixa de seleção Serializado na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000) estiver desmarcada. No entanto, não é possível selecionar um item aplicando zoom se esse item não for um item serializado.

 

Unidade de efetividade
A unidade de efetividade à qual o item serializado pertence.
Item
As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.

Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.

Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:

  • itens de custo (por exemplo, eletricidade)
  • Itens de serviço
  • subcontratação de serviços
  • itens da lista (menus/opções)

Os códigos de item segmentados consistem em um segmento de código do projeto e um segmento de base do item (o código do item). É possível definir a segmentação do código do item na sessão Segmentação de cód. de item (tcibd0500m000).

Número de série

O número de série do item pode ser:

  • Gerado pelo LN usando uma máscara.
  • Inserido manualmente.
Status
O status do item serializado. O status indica se o item está em uso no Serviço, Fabricação ou se ainda está livre para ser usado.

Os status Inicial, Usado em As-Built e Usado em As-Maintained indicam as fases no ciclo de vida do produto do item serializado.

Lote
Vários itens produzidos e armazenados juntos que são identificados por um código (de lote). Lotes identificam mercadorias.

Se na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000) a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada para o item serializado, o lote pode ser inserido ou modificado contanto que o item serializado ainda não esteja presente na sessão Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000) ou na estrutura as-built definida nas sessões Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000) e Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000).

Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada para o item serializado, o lote pode ser modificado sempre. No entanto, o lote deve ser atualizado preferivelmente por ordens de retrabalho. Essas ordens de retrabalho podem causar alterações nas estruturas as-built, o que leva também a atualizações nas sessões de rastreabilidade de número de série na Armazenamento.

Nota

Se na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000) a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada para o item serializado, também é possível visualizar o lote na sessão Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000).

Revisão de item de engenharia