Inspeções de itens comprados

Ao usar a funcionalidade de inspeção para itens de compra, o Infor LN cria ordens de inspeção para cada recebimento. É possível usar as ordens de inspeção para definir os dados de teste da qualidade dos itens comprados.

Parâmetros para configurar os dados de inspeção

Use a sessão Parâmetros de gestão de qualidade (qmptc0100m000) para definir os parâmetros para a inspeção da qualidade. Nessa sessão:

  • Selecione a caixa de seleção Compra (PUR) na caixa de grupo Implementação de QM.
  • Selecione a caixa de seleção Compra (PUR) na caixa de grupo Inspeção específica. Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o Infor LN não modificará os dados de inspeção específicos da ordem, mesmo que os dados mestres da ordem de compra relacionada sejam modificados.
  • Selecione a caixa de seleção Compra (PUR) na caixa de grupo QM apenas recomenda, o Infor LN permite substituir os resultados de inspeção recomendados.
Iniciar a ordem de inspeção a partir da aquisição
Passo 1. Criar uma ordem de compra

Ordens de compra podem ser criadas na sessão Ordem de compra - Linhas (tdpur4100m900):

Passo 2. Aprovar ordens de compra

Aprove a ordem usando a opção de aprovar na sessão Ordem de compra - Linhas (tdpur4100m900). A aprovação da ordem de compra é um passo obrigatório no procedimento da ordem de compra. A execução das atividades do procedimento da ordem se inicia quando um usuário aprova a ordem.

Passo 3. Liberar ordem de compra para o armazém

Libere a ordem de compra para o Armazenamento na sessão Liberar ordens de compra para armazém (tdpur4246m000).

Passo 4. Manter recebimentos

Insira os dados de recebimento na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000).

Passo 5. Confirmar recebimentos

Confirme recebimentos usando a opção Confirmar na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000).

Passo 6. Revisar a ordem de inspeção gerada

Revisar a ordem de inspeção padrão gerada na sessão Inspeções de ordens (qmptc1120m000). A ordem de inspeção pode ser mantida nessa sessão somente até a inspeção ser processada.

Passo 7. Manter as linhas de ordem de inspeção

Manter as linhas de ordem de inspeção usando a sessão Linhas da ordem de inspeção (qmptc1101m000). Para cada combinação de um aspecto e uma característica, é definida uma linha de inspeção. Os dados relacionados às características podem ser alterados para uma ordem de inspeção específica.

Passo 8. Revisar amostras

Examine amostras diferentes com diferentes tamanhos de amostra, e datas e horas diferentes para cada ordem de inspeção usando a sessão Ordem de inspeção amostras (qmptc1110m000). O Infor LN verifica se o total das amostras corresponde ao tamanho da amostra.

Passo 9. Insira os dados de teste

Insira os dados de teste na sessão Dados de teste da ordem de inspeção (qmptc1115m000) (por característica) ou Amostra - dados de teste por nº de série (qmptc1116m000) sessão (por nº de série). A sessão na qual é preciso inserir os dados de teste depende das configurações na sessão Parâmetros de gestão de qualidade (qmptc0100m000). O Infor LN gera os resultados para a característica específica.

Passo 10. Concluir as inspeções de ordem

Conclua o processo de inspeção por ordem, origem ou armazenamento usando a sessão Concluir/processar inspeções de ordens (qmptc1202m000). Após a ordem de inspeção ser definida como concluída, o LN verificará se todos os dados de teste estão definidos. Caso contrário, a ordem de inspeção não pode ser concluída.

O LN permite concluir o processo de inspeção de ordem somente após os dados de teste estarem definidos.

Passo 11. Processar inspeção da ordem

Processe as ordens de inspeção por ordens de inspeção, origem e inspeção de armazenamento usando o sessão Processar ordens de inspeção (qmptc1204m000).

Passo 12. Aprovar ou rejeitar os itens de compra

Avalie as peças boas e ruins no tamanho da amostra. Com base nessa avaliação, o LN calcula as quantidades reais aceitas e rejeitadas. Essas quantidades aceitas e rejeitadas são comparadas com o nível de qualidade aceitável (AQL) especificado na sessão de detalhes Grupos de testes (qmptc0136m000). Se a percentagem de quantidade aceita é menor que AQL, toda a ordem ou lote é rejeitado. Em caso de amostragem contínua, a parte da ordem exibida no campo Frequência é rejeitada.

Os resultados da inspeção são exibidos na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000). É possível usar a sessão Inspeções de armazém (whinh3122m000) para aprovar, rejeitar ou destruir mercadorias.

Passo 13. Revisar os resultados reais de inspeção

Revisar os resultados reais de inspeção usando a sessão Inspeções de ordens (qmptc1120m000). As quantidades recomendadas exibidas no campo Quantidade recomendada aceita (quantidades aceitas) e no campo Quantidade recomendada rejeitada (quantidades rejeitadas) serão armazenadas após a ordem de inspeção ser processada.

Passo 14. Fechar a ordem de inspeção

Fechar a ordem de inspeção usando a sessão Inspeções de ordem (qmptc1120m000). Selecionar a ordem de origem que deve ser fechada. No menu específico, feche a ordem de inspeção. O LN define o status como Processado.