Algoritmos

Inspeções de qualidade nem sempre são apenas uma questão de fazer medições. Com base nas medições, às vezes, é preciso realizar cálculos complexos, os quais podem ou não incluir as especificações do produto como parte do cálculo. Para esse fim, são usados algoritmos.

Exemplo

Ao medir a quantidade de açúcar no vinho, é possível determinar a quantidade de álcool que o vinho vai conter.

Definir algoritmos
Passo 1. 

Defina o algoritmo na sessão Algoritmos (qmptc0121m000).

Nota: É preciso esperar até o passo 4 para poder inserir uma expressão no campo Expressão.

Passo 2. 

Defina as variáveis da expressão na sessão Variáveis do algoritmo (qmptc0123m000).

Passo 3. 

Vincule as variáveis que deseja usar no algoritmo às características ou combinações de aspectos/características na sessão Variáveis do algoritmo (qmptc0122m000). As características utilizadas devem ser do tipo Fração ou Número inteiro, e o método deve ser definido como Algoritmo (consulte a sessão Características (qmptc0101m000)).

Passo 4. 

Na sessão Algoritmos (qmptc0121m000), selecione o algoritmo ao qual deseja vincular a expressão e insira a expressão (composto pelas variáveis vinculadas) no campo Expressão. É possível usar expressões matemáticas padrão (logaritmos, seno, cosseno e assim por diante) em algoritmos. Para obter mais informações, consulte Sintaxe de expressões.

O resultado do cálculo de um algoritmo é inserido na sessão Dados de teste da ordem de inspeção (qmptc1115m000). No menu Específico, clique em Avaliar algoritmo para calcular o algoritmo.