Limpar dados

Recuperar registros de uma tabela grande requer mais tempo que recuperar dados de uma tabela pequena. Portanto, de um ponto de vista de desempenho e aumento de dados, as tabelas devem ser mantidas o menor possível. Para isso, faça o seguinte:

  • Exclua registros.
  • Arquivamento: Mova registros para outra companhia.
  • Registro do histórico: Copie os registros para outra tabela.
Nota

Para obter mais informações, consulte o Guia do usuário para arquivamento ERP LN (U9352* PB).

Excluir registros

Para melhorar o desempenho e reduzir o aumento do banco de dados, excluir registros é altamente eficiente. A desvantagem de excluir registros é que os dados não ficam mais disponíveis. Normalmente, porém, não é necessário salvar todos os registros.

Por exemplo, atividades da linha são armazenadas por armazém. Em geral, não é necessário manter esses registros. Portanto, depois de fechar uma ordem de armazém, as atividades da linha podem ser removidas. O Guia do usuário para arquivamento ERP LN descreve várias sessões que podem ser usadas para excluir dados antigos. Outros dados, como itens e parceiros de negócio, podem ser revisados de vez em quando, depois do que é possível excluir os dados que não são mais necessários.

Para cada tabela de ordem e contrato, há uma sessão disponível para arquivar e excluir ordens antigas. Nessas sessões, é possível especificar várias características para selecionar as ordens a serem removidas, como data ou status. Execute essas sessões regularmente.

Arquivamento

Se os dados precisarem estar disponíveis para uso futuro, como análise ou revisão, mas você não precisar mais dos dados em uma companhia ativa, será possível arquivá-los. Isso significa que os dados serão excluídos da companhia ativa e movidos para a assim chamada companhia de arquivamento. De um ponto de vista de desempenho, o arquivamento tem o mesmo efeito que excluir registros, pois os dados não estão mais presentes na companhia ativa. Porém, eles permanecem disponíveis na companhia de arquivamento, o que significa que o volume total de dados não muda. Observe que em vários pontos no LN, há sessões disponíveis para arquivamento. De uma perspectiva de aumento do banco de dados, arquivamento e exclusão são as opções preferidas.

Histórico

Para acompanhar as alterações com relação a ordens específicas, e para não sobrecarregar as tabelas de ordens atuais, é possível gravar os dados em tabelas do histórico. Quando uma ordem é criada, ela é copiada para o histórico, e cada atualização da ordem real resulta em um novo registro na tabela de histórico.

Há processos que exigem que os dados estejam presentes na companhia ativa, como estatísticas de vendas e compra e reconciliação em Vendas e Aquisição. Para aliviar a carga sobre as tabelas de ordem de transação, esses processos usam as tabelas de histórico, de modo que seja possível remover os dados das tabelas de ordem de transação em um estágio mais inicial. Em outros pontos, como em Armazenamento, para acompanhar uma ordem de armazém específica, é possível usar o registro do histórico.

Observe que, se você usar o registro do histórico, será preciso arquivar e excluir dados das tabelas do histórico regularmente. Para a maioria dos dados, isso pode ser feito imediatamente após o registro. Para dados como o histórico de ordens de compra e venda, o momento de excluir ou arquivar depende de outros processos de negócio, como reconciliação.

Conclusão

É necessário excluir dados do ambiente ativo regularmente. Se os dados ainda forem necessários para análise futura, arquive-os. Você deve usar registro do histórico somente quando necessário. Arquive os dados assim que possível e exclua-os do ambiente ativo.