Dados mestres de gestão de frete

Os dados mestres são usados para fazer o trabalho de Frete da maneira desejada. O Frete inclui os seguintes tipos de dados mestres:

Dados gerais

Dados gerais incluem departamentos logísticos, grupos de planejamento, dados de endereço específico do frete e perfis do usuário.

  • Grupos de planejamento
    Grupos de planejamento são usados para criação de carga e/ou fins de agrupamento de ordem de frete. Grupos de planejamento são alocados a linhas de ordem de frete como uma etapa preparatória para planejamento de transporte ou agrupamento de ordem de frete.
  • Departamentos logísticos
    Departamentos logísticos são usados para agrupar ordens de frete como uma etapa preparatória para planejamento de transporte ou agrupamento de ordens de frete. Para obter mais informações, consulte O uso de departamentos logísticos e grupos de planejamento.
  • Dados do endereço
    Os dados de endereço incluem lead times de carga e descarga e tolerâncias de data de carga e descarga. Os lead times de endereço indicam o tempo necessário para carga e descarga no endereço, incluindo tolerâncias de carga e descarga. As tolerâncias indicam o intervalo de tempo em que você pode se desviar das datas de carga e descarga planejadas. Para obter mais informações, consulte Tolerâncias de data/hora de carga e descarga e Lead times do endereço.
  • Perfis do usuário
    Os perfis de usuário são usados para alocar grupos de números para expedições, cargas, planos de carga e agrupamentos de ordem de frete a usuários individuais. Usuários individuais possuem os próprios grupos de expedições, cargas etc. para evitar problemas de bloqueio resultantes de vários usuários tentarem acessar os mesmos registros.

Dados mestres de transporte

O objetivo dos dados mestres de transporte é fornecer aos mecanismos de criação de carga e agrupamento de ordem de frete informações sobre os tipos de transporte necessários, as condições de transporte e a possibilidade de combinar itens específicos a outros itens. Por exemplo, se o envio de um caminhão blindado para coletar uma consignação de móveis de jardim fosse o resultado dos nossos esforços de planejamento de transporte, pareceria adequado reconsiderar a configuração dos dados mestres. Ainda, para evitar, por exemplo, que itens alimentícios sejam colocados em uma carga que também transporte materiais tóxicos, a capacidade de combinação dos itens deve ser configurada adequadamente. Os dados de transporte também podem ser usados como critérios para agrupar linhas de ordem de frete em grupos de planejamento. Portanto, um objetivo adicional dos dados de transporte é fornecer informações para o processo de agrupamento de ordem de frete. Os dados mestres de transporte incluem os seguintes dados:

Dados mestres de controle da ordem de frete

Dados mestres de controle de ordem de frete incluem os seguintes dados:

  • Tipos de ordem de frete
    Para obter mais informações, consulte O uso de tipos de ordem de frete.
  • Classes de volume
    Uma classe de volume é alocada a uma gama específica de volumes, por exemplo, de um pé cúbico até cinco pés cúbicos. As classes de volume podem ser usadas para determinar o grupo de planejamento das linhas de ordem de frete.
  • Classes de peso
    Uma classe de peso é alocada a uma variedade em particular, por exemplo, de 10 kg a 50 kg. As classes de peso podem ser usadas para determinar o grupo de planejamento das linhas de ordem de frete. Para obter mais informações, consulte O uso de classes de volume e peso.
  • Níveis de serviço de frete
    Os níveis de serviço de frete são usados para calcular os tempos de transporte para ordens de origem e custos de frete. Para obter mais informações, consulte O uso de níveis de serviço de frete e Cálculo dos custos de frete estimados.
  • Classes de frete
    Classes de frete são usadas para calcular os custos de transporte de ordens de frete. Para obter mais informações, consulte O uso de classes de frete.
  • Definições da matriz
    Uma definição matriz é um elemento importante de uma matriz de plano. As definições da matriz são definidas na sessão Definições da matriz de planejamento (fmfoc1110m000). Para obter mais informações, consulte Matrizes de plano e definições da matriz.
  • Prioridades do grupo de planejamento
    Definir as prioridades do grupo de planejamento vinculando definições da matriz a departamentos logísticos na sessão Definições da matriz de planejamento por dep. logístico (fmfoc1115m000). Para obter mais informações, consulte Matrizes de plano e definições da matriz.
  • Matrizes do plano
    Uma matriz de plano pode ser usada para selecionar o grupo de planejamento que deve ser alocado a linhas de ordem de frete. Uma matriz de plano consiste basicamente em um grupo de planejamento e um grupo de atributos e valores de atributo que servem como critérios de seleção para grupos de planejamento. É possível definir matrizes de plano na sessão Matriz de plano (fmfoc1120m000).

Dados mestres do item

Dados mestres do item incluem fretes relacionados a atributo para itens.

  • Dados de item padrão
    É possível definir dados de item padrão na sessão Itens - Padrões de frete (fmfmd1101m000).
  • Dados de item para itens específicos
    É possível definir dados para itens específicos na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000).
  • Dimensões do item por unidade
    É possível especificar dimensões do item relacionadas ao transporte na sessão Dimensões dos itens por unidade (fmfmd1110m000).
  • Dados do item por item/parceiro de negócios
    É possível definir dados relacionados a frete para combinações de itens e parceiros de negócios na sessão Itens - Parceiro de negócio expedidor/receptor (fmfmd2100m000). Para obter mais informações, consulte O uso de itens em Gestão de frete.

Dados mestres de FRC e FRI

O objetivo de definir dados mestres de custo e classificação de frete é criar uma estrutura de taxas e critérios para alocação de taxa que permita à funcionalidade de cálculo de custo do frete consultar as taxas de frete corretas. O grupo de dados mestres de FRC e FRI inclui os seguintes dados:

  • Dados de custo adicional
    Dados de custo adicionais constituem uma estrutura para definir encargos extras e critérios para alocar encargos extras a expedições e linhas de agrupamento de ordem de frete. Quando uma expedição ou linhas de agrupamento de ordem de frete em particular cumprem os critérios para custos extras, esses custos extras são adicionados aos custos de transporte normais. Para obter mais informações, consulte Para alocar custos adicionais.
  • Números de taxa base
    Números de taxa base consistem em vários critérios usados para determinar os custos normais de transporte das ordens de frete ou expedições. Quando uma ordem de frete ou expedição corresponde aos critérios de um número de taxa base em particular, o livro de taxas de frete associado ao número de taxa base é usado para determinar os custos de transporte. Para obter mais informações, consulte Cálculo dos custos de frete estimados e Números de taxa base e livros de taxas.
  • Zonas
    As zonas são regiões definidas por intervalos de CEPs, cidades ou distâncias dentro das quais as taxas de transporte específicas se aplicam. Essas zonas são usadas em Preço para definir livros de taxas de frete. Para obter mais informações, consulte Zonas.

Dados mestres de criação de carga

O objetivo de definir dados mestres de criação de carga é fornecer ao mecanismo de criação de carga informações sobre rotas fixas. Os dados mestres de criação de carga incluem os seguintes dados:

  • Rotas padrão
    Uma rota padrão cobre uma gama de endereços. Esses endereços são definidos por CEP ou áreas. É possível definir rotas padrão na sessão Rotas padrão (fmlbd0150m000). Para obter mais informações, consulte O uso de rotas padrão e Para definir e usar áreas em Frete.
  • Planos de rota
    É possível definir planos de rota na sessão Planos de rota (fmfoc1150m000). Para obter mais informações, consulte O uso de planos de rota.