Unidades de peça usadas em verificações de criação de carga e capacidade de carga

Além de vários outros critérios, o Frete usa os seguintes tipos de unidades para realizar criação de carga e planejamento bruto:

  • unidades de peças
  • Unidades de medida: Área da superfície, peso e/ou volume
  • Uma combinação de unidades de peça e unidades de medida

Para planejar o transporte, muitos tipos de provedores logísticos preferem unidades de peça, como paletes, caixas ou os chamados medidores de carga, às vezes não querendo ser incomodados com o volume, a área da superfície ou mesmo o peso das mercadorias envolvidas.

Por exemplo, uma transportadora especializada em transporte de paletes muitas vezes estará interessada em detalhes de capacidade apresentados em locais de palete ou medidores de carga, enquanto uma transportadora com uma frota de caminhões-tanque estará principalmente interessada em volumes. A maioria das transportadoras a granel, por outro lado, prefere pesos. Combinações de tipos de unidade, como unidade e peso da peça, também são usadas em vários ambientes logísticos.

Para usar unidades de peça, elas são alocadas a itens e grupos de meios de transporte. Se você vincular uma unidade de peças a um item, somente é possível usar grupos de meios de transporte com unidades de peça idênticas ou unidades de peças relacionadas por meio de fatores conversão para realizar criação de carga ou planejamento bruto. O uso de unidades de peça é opcional, assim, utilize-as se o ambiente logístico exigir isso.

Configuração

Na sessão Parâmetros de dados mestres do frete (fmfmd0100m000), é possível definir unidades de medida padrão para Frete. Para definir unidades de peça para criação de carga e planejamento bruto, faça o seguinte:

  1. Na sessão Unidades (tcmcs0101m000), defina as unidades de peças necessárias. Se você usar várias unidades de peças que sejam utilizadas nas mesmas cargas e expedições, defina os fatores de conversão entre as unidades de peças. Por exemplo, se você definir unidades de peças como paletes e caixas, e um palete precisar conter um determinado número de caixas, defina os fatores de conversão para as caixas e os paletes. Para obter mais informações, consulte Definir unidades e Para usar fatores de conversão.
  2. Na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000), selecione o item ao qual deseja vincular a unidade de peças.

    Observe que, na sessão Itens - Padrões de frete (fmfmd1101m000), também é possível vincular uma unidade de peças padrão a itens de tipos de item em particular que pertencem a grupos de itens em particular.

  3. No campo Unidade de peças da sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000), selecione a unidade de peças que deseja vincular ao item. Depois de selecionar a unidade de peça, o campo Peças fica disponível. Observe que deve haver um fator de conversão entre a unidade de estoque do item e a unidade de peças.
  4. No campo Peças, insira a parte da unidade de peças aumentada em um item. Por exemplo, se a unidade de peças for uma caixa contendo 10 itens, insira 0,1. O campo Unidades por peça mostrará a proporção inversa, ou seja, 10, em vez de 0,1.

  5. Se necessário, para indicar que outras unidades não são usadas na criação de carga e no planejamento bruto para o item, não altere o valor padrão 0 nos outros campos de dimensão do item da sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000).

    Garanta que isso não esteja em conflito com o parâmetro Alocação de custo baseado em. Por exemplo, se o valor for 0 para a unidade de peso e a alocação de custo for baseada em peso, a alocação de custo não estará disponível para o item atual. Portanto, se você estiver usando somente unidades de peças, é preciso definir o parâmetro Alocação de custo baseado em para Distância para ativar a alocação de custo.

  6. Repita as etapas 2 a 5 para qualquer outro item ao qual deseja vincular unidades de peças.
  7. Na sessão Grupos de meios de transporte (fmfmd0150m000), selecione o grupo de meios de transporte ao qual deseja vincular a unidade de peças.
  8. No campo Unidade de peças da sessão Grupos de meios de transporte (fmfmd0150m000), selecione a unidade de peças que deseja vincular ao item.
  9. No campo Capacidade em peças, insira o número de unidades de peças que um meio de transporte individual do grupo de meios de transporte selecionado pode conter.

    Assim, o grupo de meios de transporte está disponível para realizar criação de carga e planejamento bruto com base nas unidades selecionadas, ou seja, para criar planos de carga e relatórios de capacidade para itens que possuam as mesmas unidades que o grupo de meios de transporte, ou itens que tenham unidades para as quais os fatores de conversão com as unidades do grupo de meios de transporte estejam definidos.

  10. Repita as etapas 7 a 9 para qualquer outro grupo de meios de transporte ao qual deseja vincular unidades de peças.