Gerar ordens de frete para ordens de armazenamento

Em algumas situações, você pode desejar criar uma ordem de frete para uma ordem de origem mesmo que a criação de ordem de origem não tenha sido especificada para essa ordem. Por exemplo, isso pode acontecer nos seguintes casos:

  • Você liberou uma ordem de venda ou de compra para a Armazenamento sem selecionar a caixa de seleção Gerar ordem de frete para a ordem de origem, enquanto a criação de ordem de frete não está especificada para o Tipo de ordem de armazenamento da ordem de armazém gerada para a ordem de venda ou a ordem de compra.
  • Uma ordem de transferência de armazenamento foi gerada pelo Projeto enquanto o Tipo de ordem de armazenamento relevante não especificou que uma ordem de frete deveria ser criada.

Nesses casos, ainda é possível criar ordens de frete na sessão Gerar ordens de frete (fmfoc1234m000). Nessa sessão, é possível gerar ordens de frete para as ordens de armazenamento relacionadas às ordens de origem. Para esse fim, é necessário selecionar a origem da ordem de Armazenamento e especificar o intervalo válido de ordens de armazenamento.

Se você gerar ordens de frete para uma variedade de ordens de armazenamento dessa maneira, substituirá a configuração da caixa de seleção Gerar ordem de frete de armazenamento, que será desmarcada, de modo que nenhuma ordem de frete será criada nas linhas de ordem de armazém. Essa configuração é determinada pelo Tipo de ordem de armazenamento das ordens de armazém. Se os tipos de armazenamento especificarem a criação de ordens de frete, o problema não ocorrerá, pois as ordens de frete serão criadas ao salvar as ordens de armazém. Se o Tipo de ordem de armazenamento especificar que nenhuma ordem de frete seja criada, será preciso criar ordens de frete usando a sessão Gerar ordens de frete (fmfoc1234m000) recém-mencionada.

Isso não aplica a ordens de origem de Vendas, Compra ou Planejamento empresarial, uma vez que é possível alterar a seleção da caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas ou Gerar ordens de frete de compra na linha de ordem de origem antes de a ordem de origem ser liberada para a Armazenamento. Ao liberar ordens de armazém dessas origens para a Armazenamento, é possível gerar ordens de frete para as ordens de armazém dessas ordens. As ordens de Planejamento empresarial não são consideradas, uma vez que não é possível substituir a criação de ordem de frete quando a ordem de Planejamento empresarial é transferida para uma ordem de armazém.

Ao iniciar a geração de ordens de frete para as ordens de armazém que conciliam os critérios de seleção especificados na sessão Gerar ordens de frete (fmfoc1234m000), o LN realiza as seguintes etapas:

  1. Verificar se alguma ordem de armazém está em andamento. Uma ordem de armazenamento está em andamento se o status não for igual a Aberto. Ordens de armazém em andamento são ignoradas. O relatório de erro exibe uma mensagem informando que nenhuma ordem de frete será gerada para essas ordens de armazém devido ao seu status.
  2. Se não existir nenhuma ordem de frete para nenhuma das ordens de armazém, uma ordem de frete será gerada para as ordens de armazém. A ordem de frete é armazenada nas linhas da ordem de entrada e saída. Se a origem de ordens de armazém for Vendas ou Compra, as informações vinculadas das ordens de venda ou compra serão atualizadas.
  3. A ordem de frete gerada é impressa no relatório de sucesso.
  4. Se uma ordem de frete com o status Ignorado existir para qualquer uma das ordens de armazenamento, o status das ordens de frete será alterado de volta de Ignorado para Previsto. É exibida uma mensagem no relatório de sucesso dizendo que o status da ordem de frete foi alterado.