Status da ordem de frete

Depois da criação da ordem de frete, ela passa por vários estágios até que as mercadorias cheguem ao destino final e sejam pagas. Esses estágios incluem transportes de mercadorias de entrada e saída. O LN usa o status da ordem de frete para mostrar o estágio pelo qual uma ordem de frete ou uma linha de ordem de frete está passando.

As origens de atualizações de status

Para transportes de saída, as mercadorias listadas em ordens de frete são separadas no armazém, carregadas em um caminhão ou outro meio de transporte e descarregadas no armazém do cliente. Para transportes de entrada, as mercadorias são separadas do fornecedor e levadas para o armazém, onde são descarregadas e armazenadas.

Se cargas e expedições forem criadas usando uma ordem de frete, o progresso das cargas e expedições pelo processamento de armazém se refletirá no status da ordem de frete.

Uma vez que alguns dos estágios pelos quais uma ordem de frete passa ocorrem no armazenamento, vários status de ordem de frete são gerados para a ordem de armazenamento de origem em Armazenamento e transferidos para a ordem de frete. Para mais informações, consulte o Para definir procedimentos de armazenamento e Para definir tipos de ordens de armazenamento.

Para monitorar o progresso de uma ordem de frete, é possível visualizar o status da ordem de frete. O status de uma ordem de frete é exibido na sessão Ordens de frete (fmfoc2100m000). Os cabeçalhos e as linhas da ordem de frete possuem status. Os status da linha de ordem de frete são exibidos na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000).

A Gestão de armazém atualiza as ordens de frete que não são planejadas ou reais

Às vezes, ordens de frete que não foram planejadas, ou ordens de frete relacionadas aos planos de carga que não estão definidas para Real são processadas no armazém, desde que as ordens de origem dessas ordens de frete sejam liberadas para Armazenamento.

Se uma ordem de origem for liberada para Armazenamento, uma ou mais ordens de armazém serão geradas para a ordem de origem, e a Armazenamento gerará cargas e expedições para essas ordens de armazenamento. (A Armazenamento pode criar cargas e expedições, mas a funcionalidade de planejamento é limitada.)

Usando essas cargas e expedições da Armazenamento, o Frete cria cargas e expedições, adicionando informações extras, como custos de frete. Quando essas cargas e expedições são processadas no armazém, as ordens de frete relacionadas são atualizadas.

Como o LN transmite alterações de status para linhas e cabeçalhos de ordens de frete

O status de uma linha de ordem de frete é alterado quando o status das linhas de expedição relacionadas à linha de ordem de frete é alterado. Quando os status de todas as linhas de ordem de frete de uma ordem de frete são alterados, o status da ordem de frete é alterado. Porém, o status Em curso é uma exceção a essa regra. Se uma linha de ordem de frete obtiver o status Em curso, esse status será enviado automaticamente para toda a ordem de frete.

Atualizações sem alteração de status

As seguintes atualizações a ordens de frete não afetam o status da ordem de frete.

Bloqueio de ordem

Ordens de origem podem ser bloqueadas. Se uma ordem de origem for bloqueada, a ordem de frete correspondente será bloqueada também.

Quantidades

Se quantidades de ordens de cargas, expedições e armazenamento forem alteradas na Armazenamento, essas alterações se refletem nas linhas de ordem de frete relacionadas.

Visão geral de status

O status da ordem de frete determina se é possível alterar ou excluir uma ordem de frete, como descrito na seguinte visão geral de status da ordem de frete.

Agrupamento de ordem de frete e criação de carga

O processo para alocar status de ordens de frete difere para ordens de frete para as quais a criação de carga está sendo realizada ou que estão disponíveis para criação de carga e ordens de frete que são agrupadas ou estão disponíveis para agrupamento de ordem de frete. Se relevantes, essas diferenças serão discutidas para status na seguinte visão geral de status. Ordens de frete disponíveis para criação de carga não podem ser usadas para agrupamento e vice-versa. Para mais informações, consulte o O atributo de planejamento de carga e Subcontratação.

Previsto

Esse status é o status inicial de uma ordem de frete. É possível fazer alterações ao cabeçalho da ordem de frete das linhas de ordem de frete sem qualquer consequência. Além disso, as alterações a quaisquer ordens de origem, como ordens de compra, ordens de venda ou ordens de planejamento empresarial, são implementadas na ordem de frete.

Planejado

O status Planejado é alocado somente para ordens de frete que você planeja por meio do mecanismo de criação de carga. Quando o planejamento de transporte é realizado para uma ordem de frete em Frete, expedições e cargas são criadas usando a ordem de frete. A ordem de frete e as cargas e expedições criadas usando a ordem de frete obtêm o status Planejado.

É possível usar o mecanismo de criação de carga para criar expedições e cargas ou criar expedições e cargas manualmente e vincular ordens de frete a elas. É possível realizar o planejamento mais de uma vez para uma ordem de frete usando vários algoritmos de planejamento para descobrir qual algoritmo fornece os melhores resultados, mas o status da ordem de frete continua sendo Planejado até uma das linhas de expedição vinculadas às linhas da ordem de frete obter o status Real.

Se todas as cargas e expedições criadas de uma linha de ordem de frete que tenha o status Planejado forem excluídas, o status da ordem de frete mudará de volta para Previsto.

Cabeçalhos ou linhas de ordem de frete que tenham o status Planejado podem ser alterados e as alterações em qualquer ordem de origem serão implementadas nas ordens ou linhas de frete. Porém, essas alterações afetam os planos de carga em que essas ordens de frete são baseadas. Para mais informações, consulte o Replanejar separadamente ou incluir nas ordens de frete planejadas e Manutenção do plano de carga, da carga e da expedição.

Real

Ordens de frete planejadas usando o mecanismo de criação de carga podem obter o status Real. Agrupamentos de ordens de frete (cabeçalhos de agrupamento) também podem obter o status Real.

  • Ordens de frete planejadas

    O status Real indica que um plano de carga será de fato usado para transportar as mercadorias indicadas nas linhas de expedição incluídas no plano de carga. Se um plano de carga for criado em Real, as cargas, as expedições e as linhas de expedição do plano obterão o status Real. As linhas de ordem de frete e as ordens de frete relacionadas em que o plano de carga é baseado também recebem o status Real.

    O parâmetro Atualizar dados de carga reais na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) permite especificar como o Frete lida com alterações em ordens de frete que possuem o status Real. Para mais informações, consulte o Para replanejar ordens de frete reais alteradas.

    Para alterar manualmente uma ordem de frete Real, é preciso cancelar o status Real do plano de carga relacionado à ordem de frete. Para esse fim, use o comando Desfazer atualizar no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Planos (fmlbd0110m000).

    Se o status Real do plano de carga for cancelado, o status de todas as cargas, expedições e linhas de expedição relacionadas mudará de volta para o status Planejado. Por sua vez, as linhas de ordem de frete e ordens de frete em que o plano de carga foi baseado também recebem o status Planejado novamente.

  • Ordens de frete agrupadas

    Agrupamentos de ordem de frete não obtêm o status Real do mecanismo de criação de carga. O status Real para agrupamentos é fornecido usando a funcionalidade de agrupamento. O status Real indica que o agrupamento está finalizado e pronto para ser oferecido a uma transportadora. O usuário decide quando um agrupamento está pronto para atualização. Para mais informações, consulte o Visão geral do status do grupo e da linha do grupo.

Em curso

O status Em curso é dado a ordens de frete, linhas de ordem de frete e linhas de agrupamento para as quais o processamento de entrada e saída na Armazenamento foi iniciado. Isso ocorre nos seguintes casos:

  • ordens de frete, linhas de ordem de frete e linhas de agrupamento de ordem de frete cujas linhas de ordem de armazenamento relacionadas estão sendo preparadas para transporte de entrada ou saída na Armazenamento
  • ordens de frete e linhas de ordem de frete cujas cargas e expedições de Frete relacionadas estão preparadas para processamento de entrada e saída na Armazenamento.

Se uma linha de ordem de frete obtiver o status Em curso, esse status será enviado automaticamente para toda a ordem de frete.

Linhas de ordem de frete que possuem o status Em curso não podem ser alteradas em Frete.

Confirmado

Em Armazenamento, o status Confirmado é usado para indicar que mercadorias de saída estão carregadas e preparadas para sair do armazém. Para transportes de mercadorias de entrada, o status Confirmado não é usado.

Assim que as linhas de expedição de saída, expedições e cargas tiverem recebido o status Confirmado na Armazenamento, o status Confirmado é enviado para Frete.

Se a caixa de seleção Alterar autom de "Confirmado" para "Expedido" na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) estiver desmarcada, esse status aparecerá nas seguintes sessões:

  • Cargas (fmlbd4100m000)
  • Expedições (fmlbd3100m000)
  • Linhas de expedição (fmlbd3150m000)

Além disso, as linhas de ordem de frete e os cabeçalhos da ordem de frete relacionados às cargas e expedições obtêm o status Confirmado.

Se a caixa de seleção Alterar autom de "Confirmado" para "Expedido" na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) estiver selecionada, o status Confirmado não aparecerá em Frete.

O status Confirmado não é enviado para cabeçalhos e linhas de ordem de frete ou linhas agrupadas, linhas de agrupamento ou linhas de ordem de frete disponíveis para agrupamento. O motivo é que, se você não realiza o planejamento de transporte, não está interessado em saber se as mercadorias estão prontas para sair do armazém. O que você deseja saber é se as mercadorias saíram ou não do armazém, o que é indicado pelo status Expedido.

Expedido

O status Expedido é usado para indicar que as mercadorias de saída deixaram o armazém e estão a caminho do cliente ou que as mercadorias de entrada saíram do armazém do fornecedor e estão a caminho do seu armazém.

O status Expedido é transmitido da Armazenamento para Frete para ordens de frete/linhas de ordem da seguinte maneira:

  • Criação de carga

    Cargas e expedições de saída que receberam o status Confirmado na Armazenamento recebem o status Expedido em Frete. Esse status será aplicado automaticamente se a caixa de seleção Alterar autom de "Confirmado" para "Expedido" na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) estiver selecionada. Se essa caixa de seleção for desmarcada, será possível converter o status da Armazenamento de Confirmado para Expedido na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000). O status Expedido é transmitido das cargas e expedições para as ordens de frete em que as cargas e expedições são baseadas.

    Quando avisos antecipados de expedição de entrada são recebidos em Frete, o que é feito usando EDI, por exemplo, as expedições e cargas relacionadas, obtêm o status Expedido. Esse status é transferido para os cabeçalhos e linhas de ordem de frete em que as cargas e expedições são baseadas.

  • Grupo

    Cabeçalhos de ordens de frete de saída, linhas de ordem de frete e linhas de agrupamento recebem automaticamente o status Expedido se todas as mercadorias das ordens de armazenamento relacionadas estiverem carregadas, tiverem saído do armazenamento e estiverem definidas para Expedido na Armazenamento. Cabeçalhos de ordem de frete de entrada, linhas de ordem de frete e linhas de agrupamento são definidas para Expedido quando avisos antecipados de expedição de entrada são recebidos em Frete, por exemplo, por meio do EDI. Se não houver uma relação de EDI definida com o fornecedor, o usuário definirá as linhas do agrupamento de entrada ou as linhas de ordem de frete para Expedido quando for notificado pela transportadora de que as mercadorias saíram do armazém do fornecedor.

Concluído

O status Concluído é alocado às ordens/linhas de frete quando as mercadorias tiverem chegado ao destino. Para mercadorias de saída, isso ocorre quando as mercadorias tiverem sido entregues ao cliente. Para mercadorias de entrada, isso ocorre quando as mercadorias tiverem sido recebidas no armazém.

  • Criação de carga

    Linhas de ordem de armazenamento de entrada, cargas e expedições obtêm o status Recebido na Armazenamento quando estão descarregadas e sendo processadas no armazém. Quando cargas e expedições de entrada obtêm o status Recebido na Armazenamento, as ordens de frete e linhas de ordem de frete em que essas cargas e expedições são baseadas recebem o status Concluído em Frete.

    Ordens de frete baseadas em cargas e expedições de saída recebem o status Concluído após as cargas e expedições serem definidas para Concluído na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000).

  • Grupo

    Linhas de agrupamento de ordens de frete de entrada, cabeçalhos de ordem de frete e linhas de ordem de frete obtêm o status Concluído se as ordens de armazenamento relacionadas estiverem definidas para Recebimento final na Armazenamento.

    Para cabeçalhos de ordem de frete de saída, linhas de ordem de frete e linhas de agrupamento, é possível usar a sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000) para definir o status para Concluído quando a transportadora informar que as mercadorias do agrupamento foram entregues ao cliente.

Fechado

Quando o procedimento de faturamento estiver concluído no módulo Contas a pagar de Finanças, o status muda para Fechado.

Ignorado

Para mais informações, consulte o Ignorar linhas de ordem de frete.