Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000)

Utilize esta sessão para realizar a manutenção de parâmetros que controlam o funcionamento do módulo Criação de carga.

 

Data efetiva

No conjunto real, ou no conjunto de parâmetros, o campo Data efetiva está vazio, mas a data de efetividade é usada como o valor padrão no campo Descrição.

Nos conjuntos de parâmetros que antecedem o conjunto real, a data de efetividade é exibida no campo Data efetiva.

Se você fizer uma alteração no conjunto real, o conjunto alterado irá se tornar o novo conjunto real.

Expedições
O grupo de números que deve ser usado para expedições.
Série para Expedições
A série que deve ser usada para expedições originárias de Frete.
Cargas
O grupo de números que deve ser usado para cargas.
Série para Cargas
A série que deve ser usada para cargas criadas em Frete.
Registrar histórico de planejamento
As configurações disponíveis neste campo controlam a forma como o histórico de planejamento é registrado. Rastrear alterações no plano de carga

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Dados de histórico.

Atualizar plano com ordens de armazém planejadas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível atualizar planos de carga com base nas ordens de frete geradas a partir de ordens de armazenamento com o status Planejado.
Rastrear alterações no plano de carga
As configurações disponíveis neste campo controlam a forma como o LN registra alterações no plano de carga. Rastrear alterações no plano de carga

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Rastrear alterações no plano de carga.

Rota padrão da sequência de busca
Use estas opções para definir a ordem na qual as rotas padrão disponíveis são pesquisadas. Sequência de pesquisa da rota padrão.
Algoritmo de planejamento padrão
O algoritmo de planejamento que é usado por padrão na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

Tópico relacionados

Verificar disp do grupo de meios de transporte
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a capacidade das combinações disponíveis de grupos de meios de transporte ou meios de transporte é verificada quando ocorre a criação de carga.

A capacidade de um grupo de meios de transporte é calculada multiplicando-se a capacidade do grupo de meios de transporte, definida na sessão Grupos de meios de transporte (fmfmd0150m000), pelo número de veículos, definido na sessão Grupos de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0152m000).

A capacidade de uma combinação de meios de transporte é calculada multiplicando-se a capacidade da combinação de meios de transporte, definida na sessão Grupos de meios de transporte (fmfmd0150m000), pelo número de combinações de meios de transporte, definido na sessão Combinações de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0144m000). Observe que a capacidade de uma combinação de meios de transporte é derivada dos grupos de meios de transporte anexados aos tipos de veículo da combinação de meios de transporte.

Por exemplo, se a transportadora ABC tiver a combinação de meios de transporte CMT1. O número de combinações definidas na sessão Combinações de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0144m000) é 10. A combinação de meios de transporte CMT1 tem o tipo de veículo TRAILER, com o grupo de meios de transporte GMT A. A capacidade de carga do GMT A é de 20 toneladas. Portanto, a capacidade de carga total da CMT1 é 10 (número de combinações) * 20 toneladas (capacidade do grupo de meios de transporte) = 200 toneladas.

O mecanismo de criação de carga verifica quanto da capacidade de carga total dos grupos de meios de transporte ou das combinações de meios de transporte disponíveis é alocada às cargas com status Real ou status superior a Real. Não será possível criar um plano de carga para um grupo específico de ordens de frete se a capacidade dos grupos de meios de transporte ou das combinações de meios de transporte disponíveis for insuficiente.

O mecanismo de criação de carga verifica tanto a capacidade quanto os números dos grupos de meios de transporte e das combinações de meios de transporte, como você pode ver no exemplo a seguir. Os números dos grupos de meios de transporte disponíveis recebem manutenção no campo Número demeios detransporte da sessão Grupos de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0152m000), enquanto os números das combinações de meios de transporte disponíveis recebem manutenção no campo Número de combinações da sessão Combinações de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0144m000).

Uma transportadora tem a seguinte frota:

  • Oito caminhões, cada um com uma capacidade de 10 toneladas. Esses caminhões são definidos como GMT1.
  • Cinco trailers grandes, cada um com uma capacidade de 20 toneladas. Esses trailers são definidos como GMT2.
  • Quatro trailers menores, cada um com uma capacidade de 15 toneladas. Esses trailers são definidos como GMT3.

É possível anexar um trailer grande ou um trailer pequeno a um caminhão. A transportadora modelou isso da seguinte forma:

  • A combinação de meios de transporte CMT1 inclui cinco combinações que consistem em um caminhão e um trailer grande.
  • A combinação de meios de transporte CMT2 inclui quatro combinações que consistem em um caminhão e um trailer pequeno.

Nesta situação, não é possível planejar, por exemplo, cinco CMT1 e quatro CMT2 simultaneamente, pois a transportadora tem somente oito caminhões (conforme definido no GMT1). Assim, no processo de criação de carga, se essa caixa de seleção estiver marcada, tanto o número de GMTs quanto o número de CMTs serão considerados.

Se esta caixa de controle estiver limpa, a capacidade do grupo de meios de transporte ou da combinação de meios de transporte não será considerada na criação de carga. Se sua organização não tiver uma frota própria, a opção de incluir a capacidade do grupo de meios de transporte tem, grosso modo, importância secundária.

Atualizações externas nos planos reais permitidas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN permitirá que usuários não autorizados de outros pacotes, como Armazenamento e Faturamento, confirmem expedições ou processem faturas. Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN permitirá que usuários modifiquem informações reais diretamente em sessões de frete.
Nota

É possível atualizar cargas e expedições de frete que tiverem somente o status Real.

Se esta caixa de controle estiver limpa, será necessário definir os usuários na sessão Usuários por dep. logístico e grupo de planejamento (fmfoc1105m000) para que eles possam criar ou atualizar informações de frete.

Planos
O grupo de números que deve ser usado para planos de carga.
Série para Planos
A série que deve ser usada para planos de carga criados em Frete.
Dividir expedições durante o planejamento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as linhas de expedição criadas a partir de uma linha de ordem de frete podem entrar em diferentes cargas. Se esta caixa de controle estiver limpa, as linhas de expedição deverão ser contidas em uma carga. Isso pode resultar em imensas cargas, o que causaria restrições de planejamento.
Série para Cargas
A série que deve ser usada para cargas originárias de Armazenamento. As cargas criadas em Armazenamento não são planejadas pelo mecanismo de criação de carga de Frete. Elas podem ser visualizadas em Frete, e é possível calcular os custos de frete para essas cargas.
Série para Planos
A série que deve ser usada para planos de carga criados em Armazenamento. Planos de carga criados em Armazenamento não são planejados pelo mecanismo de criação de carga de Frete. Eles podem ser visualizados em Frete, e é possível calcular os custos de frete para esses planos de carga.
Série para Expedições
A série que deve ser usada para expedições originárias de Armazenamento. As expedições criadas em Armazenamento não são planejadas pelo mecanismo de criação de carga de Frete. Elas podem ser visualizadas em Frete, e é possível calcular os custos de frete para essas expedições.
Primeira linha para custos adicionais
O primeiro número de posição para linhas de expedição que contêm custos adicionais.
Tamanho do passo para a linha de custo adic
O intervalo para números de linha de custo adicional, por exemplo, 10, 20, 30 ou 5, 10, 15.
Critérios de seleção da Transportadora/PSL
O valor padrão do campo Critérios de seleção da Transportadora/PSL nas sessões Gerar plano (fmlbd0280m000) e Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000). Os critérios de seleção de transportadora disponíveis são usados para selecionar a melhor combinação de transportadora, rota padrão e plano de rota durante a criação de carga, o cálculo do lead time ou o agrupamento de ordem de frete.
Alterar autom de "Confirmado" para "Expedido"
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as expedições e cargas que receberem o status Confirmada na sessão Cargas/expedições planejadas (whinh4180m000) de Armazenamento receberão automaticamente o status Expedida em Frete. Se esta caixa de controle estiver limpa, será possível alterar o status de cargas e expedições Confirmadas na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000).
Mecanismo de planejamento externo
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os mecanismos de planejamento externo incluídos na sua configuração serão disponibilizados.
Tamanho do passo para a linha de expedição
Neste campo, é possível definir o intervalo para números de linha de expedição, por exemplo, 10, 20, 30 ou 5, 10, 15. Portanto, a primeira linha de expedição obtém o número 10, a segunda obtém o número 20 e a terceira obtém o número 30; ou a primeira linha de expedição obtém o número 5, a segunda obtém o número 10 e assim por diante.
Atualizar dados de carga reais
Esse parâmetro determina se o replanejamento de planos de carga que têm o status Real será ativado. Se o replanejamento for ativado, será possível selecionar como será sua execução.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Atualizar dados de carga reais.

Replanejamento das ordens de frete
A configuração que você selecionar nesta sessão é assumida como a configuração padrão no campo Replanejamento das ordens de frete da sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).
Adição segundo status de carga/exp.
Permitir a adição de linhas a expedições e de expedições a cargas para cargas e expedições que tenham um status até (e incluindo) o status selecionado.

Valores permitidos

  • Real
  • Em curso
  • Confirmado
  • Expedido

Valor padrão

Real