Ordem do documento de negócios EDI

A ordem do documento de negócios descreve o ciclo da ordem entre parceiros comerciais e inclui estas mensagens EDI:

[...]

Conclua as etapas a seguir para processar um ciclo de ordem simples:

  1. ORD
    Na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900), crie uma ordem de compra que possa ser enviada eletronicamente. Aprove a ordem de compra e prepare uma mensagem EDI usando a sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000).
  2. ORS
    Na sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900), revise a ordem. Aprove a ordem e gere uma mensagem EDI de confirmação na sessão Impr. confirmações de ordens de vendas/RMAs (tdsls4401m000).
  3. ORC
    Se necessário, altere e aprove novamente a ordem de compra na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900). Novamente, prepare a mensagem EDI usando a sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000).
  4. OCA
    Revise a ordem alterada na sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900), reaprove a ordem e imprima a mensagem EDI de confirmação na sessão Impr. confirmações de ordens de vendas/RMAs (tdsls4401m000).
Ordem (ORD)

O ciclo de ordem é iniciado quando você faz o seguinte:

  • Especifica uma ordem de compra na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900) para uma companhia de venda configurada como um parceiro comercial.
  • Usa um tipo de ordem que tem um link para uma mensagem EDI e que tem a atividade Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000) vinculada. Ao imprimir a ordem de compra, a mensagem Novas mensagens EDI foram preparadas aparece. O processo EDI começa depois da criação e impressão da ordem de compra.

Depois de preparar uma ordem de compra para EDI em Aquisição, o Intercâmbio eletrônico de dados gera a mensagem da ordem EDI (ORD) de saída. A sessão Mensagens a serem geradas (ecedi7100m000) verifica se há uma mensagem preparada que deva ser enviada ao fornecedor da companhia de compra, que é a companhia de venda.

Na sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000), é possível receber e gerar mensagens EDI. Se você selecionar a caixa de seleção Gerar mensagem de saída antes da conexão na sessão Redes (ecedi0120s000), poderá gerar todas as mensagens de saída antes de ler as mensagens de entrada. Executar a sessão cria os arquivos ASCII para as mensagens EDI preparadas. As mensagens EDI geradas pelo LN para EDI externo são armazenadas no subdiretório appl_from. Para EDI interno, todas as mensagens geradas e recebidas são armazenadas no subdiretório appl_comm, uma vez que cada companhia tem o mesmo caminho de rede.

Se você não usar a opção para gerar as mensagens de saída antes da conexão na sessão Redes (ecedi0120s000), será possível usar a sessão Gerar mensagens EDI (ecedi7201m000) para criar os arquivos ASCII para mensagens de saída.

O software de conversão converte arquivos recebidos de um parceiro de negócios externo para o formato de arquivo definido pelas configurações de conversão BEMIS. Os arquivos ASCII convertidos são colocados no diretório appl_to adequado. O EDI interno não requer a conversão dos arquivos.

Use a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000) para receber a ordem de compra. Quando a ordem do cliente for recebida, será criada uma ordem de venda em Vendas. O relatório Comentários nas mensagens copiadas é gerado, mostrando os dados da ordem do cliente, o número de ordem de venda recém-criado, linhas de ordem de venda e quaisquer lembretes relacionados.

Confirmação/resposta da ordem (ORS)

Ordens de venda podem ser revisadas na sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900). Se necessário, é possível fazer alterações à ordem. Se você imprimir a confirmação da ordem na sessão Impr. confirmações de ordens de vendas/RMAs (tdsls4401m000), a mensagem de Confirmação/resposta de ordem EDI (ORS) de saída será preparada.

Para enviar uma confirmação ao cliente, que é a companhia de compra, use a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000). É criado um relatório mostrando quais mensagens EDI são geradas. Mensagens do parceiro de negócios EDI externo são colocadas no subdiretório appl_from sob o diretório especificado para a rede. O software de conversão recupera a mensagem. Mensagens do parceiro de negócios EDI interno são armazenadas no subdiretório appl_comm.

Alteração da ordem (ORC)

Para alterar a ordem de compra que foi enviada ao fornecedor, é possível enviar ao fornecedor uma mensagem de Alteração da ordem (ORC). Mantenha a ordem de compra na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900).

Para notificar o fornecedor de que você deseja:

  • Cancelar uma linha da ordem, cancele a linha da ordem em Aquisição e atribua um código de tipo de alteração representando uma linha cancelada.
  • Excluir uma linha da ordem, atribua um código de tipo de alteração representando uma linha excluída. Depois de a confirmação/resposta de alteração da ordem (OCA) ser recebida do fornecedor, é possível excluir a linha da ordem.

Imprima as linhas da ordem de compra alteradas. Selecione as linhas que deseja imprimir na sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000). Quando a sessão for executada, o LN verificará se as ordens estão preparadas para EDI e armazenadas na sessão Mensagens a serem geradas (ecedi7100m000).

Se a caixa de seleção Gerar mensagem de saída antes da conexão estiver selecionada na sessão Redes (ecedi0120s000), será possível usar a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000) para gerar a mensagem de alteração da ordem (ORC). Se a caixa de seleção Gerar mensagem de saída antes da conexão estiver desmarcada, será possível usar a sessão Gerar mensagens EDI (ecedi7201m000) para criar arquivos ASCII para mensagens de saída. Ambas as sessões geram um relatório que mostra quais mensagens foram geradas e ambas exibem o número de referência, a mensagem e o número de ordem.

Use a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000) para receber a ordem de compra alterada (OCA). Quando a sessão recebe as alterações do cliente a uma ordem, a ordem de venda é atualizada. Um relatório de Comentários nas mensagens copiadas é gerado, mostrando a ordem e as linhas da ordem que foram atualizadas, bem como quaisquer comentários relacionados.

Nota

Informações de Tipo de alteração e motivo da alteração são assumidas como padrão automaticamente usando a sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400) ou Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) quando:

  • Uma linha da ordem é alterada ou cancelada manualmente.
  • Uma linha da ordem é adicionada a uma ordem existente.
  • Um detalhe da linha da ordem é dividido.
  • Linhas de ordens de reposição são geradas. Se a linha de ordem de venda já tiver sido totalmente entregue após uma mensagem de ordem de reposição de alteração chegar de Aquisição, uma nova linha de ordem de venda será criada com um Tipo padrão de alteração para adição de linha de ordem. Se uma linha de ordem de reposição for confirmada como resultado da entrega parcial, a mensagem de alteração recebida do Tipo padrão de alteração para alteração de linha de ordem será processada na companhia de venda para a linha da ordem de reposição em aberto.
Confirmação/resposta de alteração da ordem (OCA)

É possível revisar atualizações à ordem na sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900). Para confirmar as alterações, use a mensagem Confirmação/resposta de ordem (OSR) ou Confirmação/resposta de alteração da ordem (OCA). É possível definir a mensagem que deve ser enviada no campo Resposta alteração ordem EDI da sessão Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000).

Ao imprimir a confirmação, selecione as linhas que deseja imprimir na sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000). A mensagem de Confirmação/resposta de ordem (OSR) EDI de saída ou a mensagem de Confirmação/resposta de alteração de ordem (OCA) é preparada.

Use a sessão Comunicação direta de rede (ecedi7205m000) para enviar a confirmação para a companhia do cliente/compra. É criado um relatório mostrando quais mensagens EDI são geradas. Mensagens do parceiro de negócios EDI externo são colocadas no subdiretório appl_from sob o diretório especificado para a rede. O software de conversão recupera a mensagem. Mensagens do parceiro de negócios EDI interno são armazenadas no subdiretório appl_comm.