EDI interno (multilocal)

No EDI externo, os arquivos ASCII devem ser transferidos por redes comerciais ou não comerciais. Essa transferência requer converter os arquivos ASCII para e de mensagens criptografadas padronizadas. A criptografia das mensagens garante alta integridade de dados e segurança e fornece um formato universal suportado por todas as partes.

Porém, em implementações EDI multilocal (também chamadas de EDI interno), os arquivos ASCII são transferidos pela rede da companhia interna (LAN ou WAN), o que significa que você não precisa criptografar os arquivos. Além disso, uma vez que todas as companhias na estrutura multilocal usam o mesmo formato para os arquivos ASCII, não é preciso converter para um padrão EDI externo, como EDIFACT ou ANSI X12.

Você somente pode realizar EDI interno entre locais (companhias) que compartilhem um diretório comum na rede da companhia (seja usando o mesmo servidor de dados ou NFS). Além disso, todos os locais devem usar o mesmo servidor de aplicativo para, por exemplo, permitir que o local A inicie um processo de segundo plano no local B que leia mensagens recém-enviadas de A para B. Se essa transferência em tempo real de mensagens não for necessária, a transferência de mensagens EDI internas é similar a uma situação EDI externa, exceto pelo software de conversão e comunicação.