Glossário de ODM

ação
Um comando que permite ao usuário executar operações específicas em um objeto da ODM e ao qual é atribuída uma função específica. Por exemplo, uma ação Criar solicitação de alteração (CR_NEW) está associada ao objeto Solicitação de alteração. Várias ações podem ser associadas a cada objeto. Da mesma forma, as ações podem ser comuns a vários objetos.
Ações do sistema
As ações fundamentais aplicáveis a todas as operações na ODM. Todas as ações relacionadas a objetos da ODM são ações de sistemas, por padrão, que não podem ser excluídas nem modificadas. Os usuários não podem criar ações do sistema.
Alteração
Um identificador exclusivo para alterações específicas. Um cabeçalho de alteração é uma alteração que consiste em solicitações de alteração semelhantes que podem ser agrupadas e enviadas a um único cabeçalho de alteração. Esse identificador é uma entidade de banco de dados que representa a alteração.
Anexos de tipo de documento
Anexo de um documento ou arquivo para um tipo de documento na forma de modelos.
Aprovado
O status que indica que o respectivo objeto foi aprovado para implementação.
Área
O diretório reconhecido pelo módulo de Gestão do documento para armazenar os arquivos registrados.
Área de trabalho
Uma área não controlada onde todos os arquivos são criados e armazenados antes de um usuário os visualizar e editar. Essa área contém uma versão de cada arquivo. Os usuários podem editar arquivos atribuídos como áreas de trabalho. Uma ou mais áreas de trabalho podem ser atribuídas ao mesmo usuário, e mais de um usuário pode ser atribuído à mesma área de trabalho. Cada usuário que trabalha com arquivos tem uma área de trabalho padrão atribuída a ele. Quando o usuário realiza o check out dos arquivos para fora do repositório de documentos, os arquivos são copiados para essa área de trabalho. A área de trabalho padrão também é usada em outras circunstâncias, como quando os arquivos são registrados na ODM.
Área do repositório de documentos
Uma das áreas classificadas, onde arquivos nos quais foi realizado check in são armazenados quando um documento é enviado para revisão ou liberado em caso de documento de aprovação rápida. Os usuários têm acesso somente leitura a essa área.
Área montada
Um procedimento que define a forma em que uma área de trabalho remota pode ser acessada a partir do host local.
Áreas de trabalho padrão
A área de trabalho atribuída a um usuário por padrão, para registrar arquivos. Quando não há área de trabalho definida para um usuário, ela é gerada automaticamente pelo sistema e a área de trabalho padrão é atribuída. Somente uma área de trabalho pode ser atribuída como padrão para o usuário. O administrador do sistema pode atribuir áreas de trabalho padrão a todos os usuários. Os usuários individuais podem atribuir sua própria área de trabalho padrão.
Arquivo
O objeto que aponta para um arquivo físico. Todos os arquivos têm versões atribuídas automaticamente pelo LN. Quando um arquivo é anexado pela primeira vez a uma revisão do documento, a primeira versão é atribuída a ele. Essa versão é retida até ser realizado o check out do arquivo na área do repositório de documentos. Para editar um arquivo na área do repositório de documentos, o usuário deve realizar o check out dele para a área de trabalho. O arquivo após o check out é registrado no banco de dados como uma nova versão do arquivo.
Arquivo anexado
O arquivo (físico) anexado a uma revisão do documento.
Arquivos principais
Se vários arquivos estiverem anexados a uma revisão do documento, o sistema verificará o arquivo principal e executará as operações de arquivo (Visualizar/Imprimir/Editar) em conformidade com isso.
Atribuição de área
Uma área localizada em um host para definir o armazenamento designado de arquivos, como a área de trabalho.
Atribuição de cargo
Atribuição de ações adequadas à determinada função de acordo com a necessidade, para a realização das respectivas ações na ODM, por exemplo, designer, engenheiro, programador e administrador.
Atributo
O atributo é o campo em uma sessão para o qual se deve gerar uma máscara.
Autorização de usuário
O nível de autorização atribuído a um usuário para determinar as várias ações que podem ser executadas na ODM, por exemplo, a criação, exclusão, edição e visualização de um documento
Biblioteca
Um lugar lógico para salvar os dados em uma hierarquia. As bibliotecas permitem definir uma coleção de objetos relacionados e uma classificação de documentos. Os próprios objetos podem ser bibliotecas. Uma biblioteca pode ter áreas de repositórios de documentos vinculadas a ela.
Bibliotecas de documentos
Bibliotecas lógicas criadas para documentos a fim de organizar os dados em uma estrutura hierárquica. As bibliotecas de documentos são usadas para catalogar os documentos. Os objetos contidos em bibliotecas de documentos podem ser: sub-bibliotecas, documentos e áreas de repositório de documentos.
Bloqueios de dados de aplicativo
A funcionalidade para limpar os dados do aplicativo está bloqueada pelo sistema devido a um problema no ciclo de vida ou a problemas de rede.
Cargo
Cargo especifica a posição do funcionário e as autorizações que ele deve ter para realizar ações e processos específicos ou para acessar dados específicos.
Check In
Status dos arquivos presentes na área do repositório de documentos. Os arquivos com o status de Check In não podem ser editados, mas podem ser visualizados.
Check out
Status dos arquivos presentes na área de trabalho. Os arquivos com o status de Check Out podem ser editados.
Ciclo de vida do documento
O ciclo de vida de um documento, do estágio de conceito ao de conclusão. O ciclo de vida de um documento envolve diversas fases, como Em desenvolvimento, Enviado, Aprovado, Liberado, Revogado, Vencido e Rejeitado.
Classificação de alterações
Lista de códigos com descrições definidas pelo administrador do sistema para classificar as alterações opcionais.
Código de máscara
Código definido para o atributo do objeto. É possível manter códigos de máscara exclusivos para o atributo de um objeto.
Código do motivo
Uma lista de códigos e descrições que fornecem o motivo da alteração. Os códigos e as descrições são definidos pelo administrador do sistema.
Comitê de alteração
O comitê de um presidente e revisores que implementa uma alteração usando a gestão de alteração. Somente usuários autorizados podem criar um comitê de alteração.
Comitê de gestão de documento
O comitê de um presidente e revisores que aprovam ou rejeitam um documento usando a gestão do documento. Somente usuários autorizados podem criar um comitê de gestão do documento.
Concluída
O status indica que a alteração foi implementada.
Condição de consulta
A condição fornecida por um usuário, com base nos respectivos valores de atributos de objeto, para configurar uma consulta. Uma consulta pode ser baseada em uma ou mais condições. Por exemplo, é possível configurar as condições para recuperar todos os documentos de determinado tipo.
Configuração de máscara
Configuração detalhada de máscaras para gerar IDs no formato usado pela organização. Para configurar as máscaras, é preciso configurar o código de máscara associado ao atributo.
Congelar
O status do ciclo de vida da alteração que indica que a entidade de alteração foi tornada inativa ou atrasada por algum motivo.
Consulta
Um mecanismo genérico para filtrar um conjunto de registros com base nas condições fornecidas.
Cópia física
Um objeto que representa a natureza física, por exemplo, cópias físicas de documentos. O conteúdo de documentos em cópia física é impresso em papel. Mídias de armazenamento, como cassetes e filme, são consideradas cópias físicas.
Cópia física anexada
A cópia física (informação) anexada a uma revisão do documento.
Criado
O status inicial da solicitação de alteração ou da própria alteração.
Data da ordem de alteração
A data em que a alteração é implementada para a entidade vinculada do LN. A data da ordem de alteração é especificada na ordem de alteração para tornar a entidade vinculada do LN efetiva ou vencida na data especificada.
Descongelar
Status de alteração que indica que uma entidade de alteração inativa (alteração congelada) foi ativada e atualmente está no processo de implementação da alteração.
Documento
Exibe a identificação, o tipo de documento, o título, o criador, a responsabilidade da função e as informações de revisão. É possível armazenar as informações do documento em arquivos eletrônicos de computador (arquivos físicos) ou em meio não eletrônico, como papel (cópias físicas). O acesso a essas informações se dá sempre a partir do documento, que é a unidade de controle para o usuário. Se nenhum arquivo ou cópia física estiver anexado a um documento, este é uma entidade puramente lógica, geralmente usada para agrupar documentos.
Documento de referência
Um documento que descreve os detalhes da solicitação de alteração armazenada na ODM para fins de referência.
Em desenvolvimento
O status atribuído a uma nova revisão do documento.
Em revisão
Status que indica que a alteração criada foi enviada para revisão.
Em serviço
O status de uma tarefa em andamento. Esse status é atribuído quando uma tarefa executada é revisada usando a ação Refazer.
Entidade vinculada do LN
Uma entidade vinculada predefinida para objetos do LN na ODM. Os objetos são predefinidos na ODM e têm permissão de se vincular à revisão de documento/proposta de alteração/pastas dependendo do seu status.
Enviado para revisão
Status que indica que um documento ou uma alteração foi submetido à aprovação ou rejeição.
Estatística de objeto
Recurso que exibe detalhes estatísticos, como o número de cópias físicas e arquivos vinculados a uma revisão do documento e o tamanho total dos arquivos vinculados à revisão.
Exportação e Importação
Exportação: Processo no módulo de gestão de dados que seleciona dados da Lista de tabelas do sistema ODM e transfere os dados do sistema ODM para um diretório de armazenamento. Importação: Processo no módulo de gestão de dados que importa dados de arquivos de dump em um diretório especificado para as tabelas do sistema de ODM.
Família de objeto
Uma família com um ou mais objetos como membros de família, que estão vinculados ao proprietário da família.
Famílias de propriedade por tipo
Todas as famílias de objetos que têm um objeto específico como proprietário.
Funções por funcionário
Funções definidas na ODM que são atribuídas ao funcionário como parte das autorizações estipuladas em uma organização.
Gestão de alteração
Um módulo na ODM do LN que controla os processos de alterações de produto no ciclo de vida. A Gestão de alteração garante que as alterações de produtos sejam implementadas de forma visível, controlada e ordenada. O módulo de Gestão de alteração oferece a flexibilidade de criar um processo de alteração para otimizar o sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) de uma organização.
Gestão de pasta
Módulo que mantém as pastas e simplifica a gestão das informações de produto. O módulo de Gestão de pasta fornece uma solução genérica flexível para resolver o problema de links e dependências. Vincular uma pasta a um objeto do LN cria um método simples e eficiente para estender o domínio de dados do objeto e para facilitar a recuperação rápida de qualquer tipo de informação relacionada ao objeto.
Gestão do documento
Um módulo na ODM que fornece recursos gerais de gestão do documento, como acesso controlado aos documentos, armazenamento seguro do conteúdo dos documentos, suporte ao ciclo de vida do documento e gestão das relações entre documentos e outros objetos no sistema LN. A Gestão do documento garante o uso eficiente e seguro das informações consistentes e confiáveis do documento.
Grupo de tarefas
Embora grupos de tarefas sejam opcionais, a Infor recomenda enfaticamente o seu uso. A função de negócios do grupo de tarefas mantém o grupo de tarefas e as tarefas do grupo. O objetivo das tarefas, os resultados delas e como e quando a tarefa é implementada podem ser mantidos no grupo de tarefas. Os grupos de tarefas são opcionais. No entanto, para uma organização com centenas de tarefas, os grupos de tarefas são essenciais para o sucesso da implementação de um grupo de tarefas relacionadas.
Histórico de objeto
O histórico de revisões feitas em um objeto.
Host
O host é o nó de rede reconhecido na rede. Todos os nós de rede que podem ser acessados pelo servidor de arquivos de documentos ou pelo componente de servidor de repositório de documentos podem ser definidos como hosts.
Host dinâmico
Permite aos usuários do host local obter o nome desse host dinamicamente ao se conectarem ao servidor do LN.
Layout de relatório padrão
Uma disposição legível de relatórios de forma padrão. O layout de relatório inclui os seguintes campos: Número da companhia, Nome da companhia, Data/hora, Usuário, Número de página e Descrição do cabeçalho do relatório.
Liberado
Status que indica que um documento recebeu aprovação formal e está pronto para distribuição.
Link de revisão de documento - pai/filho
Um link pai/filho entre duas revisões de documento. O documento filho é, logicamente, um elemento do documento pai.
Links de revisão de documento - referência
Link uni ou bidirecional entre duas revisões de documentos. Se o link for unidirecional, a revisão de documentos estará vinculada em uma direção. Em outras palavras, a revisão do documento 2 estará vinculada à revisão do documento 1. Se a revisão do documento 1 também estiver vinculada à revisão do documento 2, o link é chamado de bidirecional.
Local
O lugar onde cópias físicas, por exemplo, documentos, são armazenadas.
Máscara de objeto
Mecanismo que gera um número de identificação exclusivo para o atributo do objeto representado por um código de máscara exclusivo. O número real gerado depende da configuração de máscara definida pelo usuário para o código de máscara. Se nenhuma configuração de máscara estiver definida para uma máscara de objeto, o valor padrão da máscara objeto será levado em consideração para gerar o número. A máscara de objeto ativa é utilizada para gerar o número para o atributo de um objeto.
Máscaras de documento
Sistema genérico para gerar um número de identificação exclusivo para um documento. No módulo de Gestão do documento, as máscaras podem ser definidas para o ID do documento, o valor de revisão do documento, o ID de cópia física e o ID do arquivo. As máscaras do ID do documento e de revisão do documento dependem do tipo de documento.
Mecanismo dos revisores
Mecanismo adotado pelos revisores do comitê de gestão do documento ou da alteração. O mecanismo permite a execução controlada do processo pelos revisores do comitê.
Membro de família
Um objeto relacionado a uma família de objeto. A família de objeto pode ter objetos como membros.
Mídia
A substância física da cópia física para armazenamento, por exemplo, dados, incluindo papel, mylar, disco, CD-ROM, cartões perfurados, e assim por diante.
Modos de revisão
A cada tipo de documento é atribuído um modo de revisão, que é aplicado a todos os documentos desse tipo. O modo de revisão especificado pode ser uma revisão alfanumérica, como rev. 01 ou A1. O modo de revisão também pode ser definido automaticamente como a data de liberação da revisão, por exemplo, 12-05-1998.
Objeto
A entidade não física definida na ODM para gerenciar o ciclo de vida do produto de maneira simples. Por exemplo, uma tabela principal do LN é considerada um objeto. Os objetos são classificados como objetos da ODM e do LN. Os objetos da ODM são relacionados à ODM, por exemplo, bibliotecas, documentos, alterações, pastas, consultas e assim por diante. Os objetos não do LN são item, BOM, ordem de venda, ordem de compra e assim por diante.
Objeto alvo
Objeto vinculado ao objeto fonte.
Objeto de família é membro em
O objeto é um membro da família de objetos especificada.
Objeto fonte
O objeto principal ao qual um objeto secundário está vinculado, por exemplo, o proprietário de família.
Objetos afetados por alteração
Lista de objetos definidos na ODM que são usados na Gestão de alteração. Alguns objetos afetados pela alteração que podem ser utilizados no processo de ciclo de vida de uma alteração na ODM são item, BOM, operações de roteiro e assim por diante.
Objeto vinculado a uma pasta
Qualquer entidade do LN que pode ser vinculada a uma pasta. Por exemplo, uma pasta de engenharia, proposta de venda ou arquivo de funcionário.
ODM
Um pacote independente no LN que fornece soluções de gestão de data de efetividade em um cenário de desenvolvimento de produto com funcionalidade de gestão de dados verdadeiramente integrados. A ODM garante que os dados de produto sejam geridos adequadamente e que sejam aplicados os mais rigorosos processos de gestão de ciclo de vida de produto. A ODM oferece recursos totalmente integrados de gestão do documento, de alteração e de pasta para os usuários do LN. A ODM é acessada diretamente no LN, o que permite aos usuários anexar documentos a objetos do LN e visualizar os arquivos correspondentes anexados aos documentos.
Opção de navegação
A opção Navegar exibe o explorador do objeto selecionado. Essa opção exibe os membros, famílias do proprietário e famílias de membros do objeto selecionado.
Ordem de alteração
Um mecanismo genérico para alterar uma entidade vinculada ao LN controlada por alteração. A data da ordem de alteração é especificada para definir a entidade vinculada como efetiva ou vencida naquela data especificada.
Ordem de alteração filha
A ordem de alteração vinculada a uma ordem de alteração pai e que herda automaticamente a data da ordem de alteração pai.
Ordens de alteração relativas (RCO)
A ordem de alteração relativa (RCO) governa a efetividade de data da entidade vinculada do LN que será acionada dependendo da duração em relação à data base da ordem de alteração.
Parâmetro comum da ODM
Parâmetros comuns da ODM são usados para definir os valores padrão dos parâmetros na ODM.
Parâmetros de relatório
Os parâmetros utilizados para especificar os critérios de seleção de dados e a serem exibidos para um relatório existente.
Pasta
Um container de itens de dados que armazena o grupo de objetos relacionados. Cada pasta tem um mecanismo de ciclo de vida. As pastas fornecem uma solução flexível para a definição das relações, vínculos e dependências entre os diferentes aspectos dos dados de produtos na forma de objetos. A pasta pode ser pessoal ou compartilhada.
Prioridade de alteração
Lista de códigos e descrições definidos de acordo com as necessidades organizacionais para classificar o nível de prioridade da alteração.
Processo de alteração
O processo de criar, revisar, aprovar ou rejeitar e concluir a alteração.
Procura de objeto
O explorador de objeto que permite ao usuário visualizar os links de objeto na forma de estrutura de árvore horizontal.
Pronto
O status que indica a conclusão da execução da tarefa.
Proposta de alteração
A descrição da proposta de alteração. Todas as entidades do LN afetadas, listas de revisores, links de parceiros de negócios, tarefas e grupos de tarefas, além de ordens de alteração, estão incluídos nessa proposta. Uma nova proposta de alteração padrão é criada automaticamente quando uma alteração é criada.
Proprietário
O proprietário da família é o objeto de origem de um link que pertence à família.
Regra
Um princípio ou condição que pode ser usado como provisão pontual para acionar eventos/entidades dependentes.
Rejeit.
Status que indica que o objeto foi rejeitado e não exige nova revisão.
Relações
Grupo de ações para um objeto específico.
Relatórios
Um formato básico para representar as informações de forma estruturada.
Reprojetar
Uma ação que permite ao usuário reprojetar a revisão do documento rejeitada. O status de revisão do documento muda de Rejeitado para Em desenvolvimento.
Revisão do documento
Revisões de documentos rastreiam as alterações em seus arquivos anexados e cópias físicas. Quando um documento é criado, a revisão dele é criada por padrão. A maior parte do trabalho com documentos é na verdade realizada por meio das revisões de documentos. Revisões de documentos são atribuídas a um status que indica a posição das revisões no ciclo de vida. As operações que podem ser executadas em uma revisão do documento dependem do status da revisão.
Revisão exclusiva
Opção que limita o processo de revisão na revisão do documento e exclusivamente a um único indivíduo. Várias revisões do documento não podem ser feitas ao mesmo tempo quando essa opção está em uso no respectivo documento.
Revisar
Revisar permite ao usuário criar uma nova revisão a partir do estado aprovado existente (Alteração/Pasta) ou liberado (Revisão do documento), por exemplo, uma nova revisão em caso de revisão do documento e nova proposta em caso de proposta de alteração.
Revisor
A pessoa responsável pela revisão da proposta de alteração ou do documento.
Revisor
Indivíduo designado a um comitê de gestão do documento ou de alteração para revisar a proposta de alteração ou revisão do documento e fornecer recomendações adequadas.
Revogado
Status de revisão do documento que indica que a revisão do documento foi revogada após a liberação. A revisão não está mais em uso depois de o documento ser revogado.
Servidor de repositório de documentos
Um programa de software instalado nos sistemas cliente ou servidor, dependendo da necessidade. Executar o programa de servidor de repositório de documentos permite a transferência de arquivos entre as áreas designadas na ODM durante determinadas operações e também permite registrar e acessar arquivos no caso de área montada.
Solicitação de alteração
A solicitação de alteração inicia o processo de alteração. As solicitações de alteração são registradas a partir de uma variedade de fontes de solicitação, como demandas no mercado, análises de produtos e a resposta de clientes a inovações e atualizações de produtos. As informações armazenadas em cada formulário de solicitação de alteração permitem rastrear várias alterações, como solicitado por várias fontes.
Status alter.
O status da alteração ao longo do ciclo de vida. A alteração pode ter os seguintes status:
  • Criado
  • Cancelado
  • Congelar/descongelar
  • Em revisão
  • Aprovado
  • Rejeit.
  • Concluído:
Status da proposta de alteração
A solicitação de alteração pode ter os seguintes status:
  • Criado: O status inicial de uma nova proposta.
  • Em revisão: A proposta foi enviada para revisão.
  • Aprovado ou Rejeitado: A proposta foi aprovada/rejeitada.
  • Tarefas concluídas: Todas as tarefas vinculadas a uma proposta são executadas. As tarefas podem ter os seguintes status: Congelar, Descongelar, Cancelar e Concluído
Status de objeto por objeto
O status secundário de um objeto que é dependente do status de outro objeto definido pelo sistema em um ciclo de vida do documento ou da alteração.
Status de revisão do documento
A revisão do documento tem os seguintes status ao longo do ciclo de vida do documento:
  • Criado
  • Enviado
  • Aprovado
  • Liberado
  • Rejeit.
  • Vencido e
  • Revogado.
Status de solicitação de alteração
Uma solicitação de alteração pode ter os seguintes status:
  • Criado
  • Vinculado à alteração
  • Rejeit.

As solicitações de alteração com status Vinculado à alteração não podem ser rejeitadas e uma solicitação de alteração rejeitada não pode ser modificada.

Status de tarefa
Denota várias posições na execução de um ciclo de vida de tarefa. Os status são Criado, Em serviço, Concluído e Ignorado.
Status secund.
Status que um administrador atribui a objetos da ODM com base no status definido pelo sistema. Também conhecido como o status definido pelo usuário.
Tabela do sistema
Tabela que lista todos os objetos relacionados à configuração da ODM por número de sequência, pacote e módulo para exportação de informações.
Tabela principal múltipla (MMT)
O conceito de gravar e editar várias tabelas em uma única sessão. A MMT se destina a melhorar a facilidade de uso dos aplicativos do LN exibindo as sessões relacionadas do cabeçalho como satélites na própria sessão de MMT.
Tamanho
A dimensão da cópia física, como tamanho de papel A2 e A4.
Tarefa
A alteração real a ser implementada na data prescrita. É possível vincular tarefas diretamente a uma proposta de alteração se a proposta estive no status Criado.
Tipo arq.
Após o registro, um tipo de arquivo é atribuído ao arquivo. Cada tipo de arquivo está associado a uma ou mais extensões de arquivo. Se um tipo de arquivo for especificado para determinado tipo de documento, somente os arquivos do tipo especificado poderão ser anexados a um documento desse tipo. O administrador do sistema pode restringir o conjunto de tipos de arquivos que podem ser anexados a uma revisão do documento de determinado tipo. Por exemplo, arquivos de processamento de texto têm extensões de três letras que indicam o tipo do arquivo, como .txt ou .doc. Da mesma forma, arquivos gráficos têm várias extensões, como .jpg, .bmp, e assim por diante.
Tipo docum.
Atribuída a todo documento. A cada tipo de documento é atribuído um modo de revisão aplicável a todos os documentos desse tipo. A máscara de documento e a máscara de revisão do documento podem depender do tipo de documento. Os tipos de documentos determinam se devem ser atribuídas revisões às cópias físicas e aos arquivos anexados às revisões de documentos. Exemplos do tipo de documentos que uma companhia mantém podem incluir regulamentos de segurança, documentos de montagem, diagramas de fiação, instruções de manutenção, documentos de desenho e documentos normalizados.
Tipos de área
A classificação de áreas, como a área de trabalho e área do repositório de documentos para registrar/trabalhar com os arquivos e colocá-los no repositório, respectivamente.