Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000)

Utilize esta sessão para executar uma simulação de plano mestre para um intervalo de itens:

  1. Especifique um cenário e um nível de planejamento.
  2. Selecione um intervalo de itens de planejamento.
  3. Selecione um intervalo de unidades de planejamento, números de fase e planejadores. Estas seleções restringem ainda mais o intervalo de itens selecionados.
  4. Selecione um intervalo de períodos de planejamento.
  5. Defina as caixas de seleção apropriadas na guia Opções.
  6. Clique em Gerar.
Nota

Se o cenário especificado for definido como um cenário multi cia central na sessão Cenários (cprpd4100m000), uma execução de simulação de multi cia central é executada.

O campo Armazém na sessão Lista de materiais críticos (cprpd3120m000) é importante. Para evitar problemas de alocação no momento de explosões de demanda dependente durante uma simulação de plano mestre, esse campo deve ser preenchido.

O LN realiza a simulação somente para o intervalo de períodos de planejamento especificado. No entanto, o LN calcula o estoque projetado para todo o horizonte de planejamento e o ATP (cumulativo) para cada período de planejamento no horizonte ATP/CTP.

 

Cenário
O cenário para o qual o LN gera os planos mestre de item.

O status do planejamento do cenário deve ser Aberto.

Nív. plan.
O nível de planejamento para o qual o LN gera um plano mestre de item.
Do item de planejamento
Especifique o primeiro de um intervalo de itens de planejamento para o qual o LN deve gerar o plano mestre de item.
Até item de planejamento
Especifique o último de um intervalo de itens de planejamento para o qual o LN deve gerar o plano mestre de item.
Unidade planej.
Especifique o primeiro de um intervalo de unidades de planejamento que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.

É possível definir uma unidade de planejamento para um item de planejamento no campo Unidade de plano mestre da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Unidade planej.
Especifique o último de um intervalo de unidades de planejamento que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.

É possível definir uma unidade de planejamento para um item de planejamento no campo Unidade de plano mestre da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Número mestre da fase
Especifique o primeiro de um intervalo de números mestre da fase que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.

O número que determina a ordem em que as unidades de planejamento e os itens de planejamento são planejados no planejamento baseado em mestre.

Número mestre da fase
Especifique o último de um intervalo de números mestre da fase que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.

O número que determina a ordem em que as unidades de planejamento e os itens de planejamento são planejados no planejamento baseado em mestre.

Planejador
Especifique o primeiro de um intervalo de planejadores que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.
Planejador
Especifique o último de um intervalo de planejadores que o LN deve usar como um critério de seleção para gerar planos mestre de item.
Períod
Especifique o primeiro de um intervalo de períodos de planejamento para o qual o LN deve gerar planos mestre de item.
Períod
A data final do período de planejamento especificado.
Períod
Especifique o último de um intervalo de períodos de planejamento para o qual o LN deve gerar planos mestre de item.
Períod
A data final do período de planejamento especificado.
Atualizar fluxo de mercadorias
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN atualiza os dados do fluxo de mercadorias do nível de execução durante a simulação.
Considerar restrições de material
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN leva em consideração as restrições da disponibilidade de componentes ao gerar o plano de produção de um item. Para gerar um plano de produção, o LN usa o mecanismo de planejamento do controle de carga de trabalho (WLC).

É possível definir parâmetros para o mecanismo de planejamento do controle de carga de trabalho (WLC) na sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000).

Nota

Se você definir Controle de carga de trabalho como o mecanismo de planejamento para a unidade de planejamento à qual um item pertence (consulte a sessão Unidade de planejamento (cprpd6100m000)), o LN aplicará o controle de carga de trabalho. Se a unidade de planejamento do item tiver Planejamento infinito como o mecanismo de planejamento ou se o item de planejamento não tiver sido vinculado a uma unidade de planejamento, esta caixa de seleção não afetará o planejamento do item envolvido.

Execução de alteração líquida
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN executa um cálculo de alteração líquida.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN realiza uma execução regenerativa. Isso significa que o LN recalcula o plano de fornecimento por todo o horizonte de planejamento mestre, possivelmente excluindo a parte que está no horizonte firme.

As simulações de alterações líquidas são utilizadas somente para o cenário real. Para outros cenários, o Planejamento empresarial sempre executa uma geração completa do plano mestre ou do planejamento de ordem.

Considerar restrições de capacidade
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN leva em consideração as restrições da disponibilidade da capacidade de produção ao gerar o plano de produção de um item. Para gerar um plano de produção, o LN usa o mecanismo de planejamento do controle de carga de trabalho (WLC).

É possível definir parâmetros para o mecanismo de planejamento do controle de carga de trabalho na sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000).

Nota

Se você definir Controle de carga de trabalho como o mecanismo de planejamento para a unidade de planejamento à qual um item pertence (consulte a sessão Unidade de planejamento (cprpd6100m000)), o LN aplicará o controle de carga de trabalho. Se a unidade de planejamento do item tiver Planejamento infinito como o mecanismo de planejamento ou se o item de planejamento não tiver sido vinculado a uma unidade de planejamento, esta caixa de seleção não afetará o planejamento do item.

Simular no horizonte firme
Esta opção é relevante somente quando o horizonte de ordem for menor ou igual ao horizonte firme.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN executa a simulação de todo o horizonte de planejamento mestre de um item, mesmo se parte desse horizonte estiver no horizonte firme do item.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o planejamento no horizonte firme é congelado e não é afetado pela simulação.

Mais do que a configuração da caixa de seleção Simular no horizonte firme nesta sessão, a configuração da caixa de seleção Usar horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) é determinante para a simulação de planos mestre de item com o horizonte firme.

Dependendo das caixas de seleção anteriormente mencionadas, há três situações possíveis:

  • A caixa de seleção Usar horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) está desmarcada: O Planejamento empresarial gera o plano mestre de item no horizonte firme, independentemente da configuração da caixa de seleção Simular no horizonte firme.
  • A caixa de seleção Usar horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) está selecionada e a caixa de seleção Simular no horizonte firme está desmarcada: O Planejamento empresarial gera o plano mestre de item fora do horizonte firme.
  • A caixa de seleção Usar horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) e a caixa de seleção Simular no horizonte firme estão ambas selecionadas: O Planejamento empresarial gera o plano mestre de item no horizonte firme.
Nota

É possível definir a duração do horizonte firme na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Atualizar mensagens de exceção
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN atualiza as mensagens de exceção do planejamento para os itens envolvidos.
Número de iterações
O número máximo de iterações usado pelo algoritmo de planejamento do controle de carga de trabalho.

Como o uso de iterações tem um efeito considerável na duração do cálculo, as iterações devem ser usadas somente se necessárias.

Nota

Se você definir Controle de carga de trabalho como o mecanismo de planejamento para a unidade de planejamento à qual um item pertence (consulte a sessão Unidade de planejamento (cprpd6100m000)), o LN aplicará o controle de carga de trabalho. Se a unidade de planejamento do item tiver Planejamento infinito como o mecanismo de planejamento ou se o item de planejamento não tiver sido vinculado a uma unidade de planejamento, esta caixa de seleção não afetará o planejamento do item.

Salvar mensagens para o planejador
O funcionário ao qual o LN atribui todas as mensagens de exceção geradas.

Se esse campo estiver vazio, o LN envia as mensagens de exceção relacionadas ao item para o planejador vinculado ao item na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Se nenhum planejador estiver vinculado ao item, o LN armazena as mensagens de exceção relacionadas ao item sem mencionar um planejador. O LN também armazena as mensagens de exceção não relacionadas ao item sem mencionar um planejador.

É possível visualizar as mensagens de exceção que o LN gera durante uma execução de planejamento mestre nas sessões Mensagens de exceção por planejador (cprao1120m000) e Mensagens de exceção por planejador e item (cprao1125m000).

Gerar relatório
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN criará um relatório que contenha as mensagens de exceção e as mensagens de erro geradas durante a simulação.
Atualizar plano mestre de recursos
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN atualiza o plano mestre de recursos para os recursos usados para produzir os itens de planejamento para os quais o LN gera um plano mestre de item.

 

Gerar
Inicia o procedimento de simulação.