Zonas congeladas de previsão

Este tópico descreve como evitar alterações indesejáveis na previsão para o futuro em curto prazo.

Prevenção de alterações de curto prazo na previsão

Em uma situação de estoque gerenciado do fornecedor (VMI), se um fornecedor planeja o fornecimento para o cliente, ele se baseia na previsão recebida do cliente. Se o cliente altera a previsão para o futuro próximo, o fornecedor talvez seja incapaz de ajustar o plano a tempo.

Os seguintes tipos de problemas podem ocorrer:

  • Se o cliente envia uma nova revisão da previsão em que esta é subitamente aumentada, é possível que o fornecedor não consiga adaptar o nível de produção a tempo, porque os lead times do fornecedor são muito longos.
  • Se o cliente de repente diminui a previsão, é possível que o fornecedor fique com um estoque alto de componentes e subconjuntos não utilizados.

Para evitar esses problemas, o cliente e o fornecedor podem concordar em um período em que o cliente não tem permissão de aumentar ou diminuir a previsão; defina esse período em um contrato de termos e condições.

Nota

O LN não impõe rigorosamente esses limites. É possível substituir manualmente as restrições.

Configurar zonas congeladas

A zona congelada é definida nos campos Zona congelada - e Zona congelada + da sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000). O fornecedor e o cliente devem definir esses dois campos.

O campo Zona congelada - restringe a liberdade do cliente de diminuir a previsão.

O campo Zona congelada + restringe a liberdade do cliente de aumentar a previsão.

Ambos os parâmetros são definidos como um número de dias civis a partir da data atual.

Exemplo

O fornecedor quer ser informado sobre a redução da demanda com pelo menos 14 dias de antecedência. O fornecedor quer ser informado sobre o aumento da demanda com pelo menos 21 dias de antecedência.

Para conseguir essa restrição, o fornecedor e o cliente devem definir o campo Zona congelada - como 14 e o campo Zona congelada + como 21.

Para exemplos de cálculos detalhados, consulte Cálculo das zonas congeladas de previsão.

Para usar restrições de zona congelada
Lado do cliente

Após a aprovação da previsão, o LN verifica a zona congelada comparando a previsão com a revisão enviada anteriormente. Se a previsão foi aumentada na zona congelada+ ou reduzida na zona congelada-, o sistema perguntará se você deseja aprovar a revisão.

Para determinar o que o LN deve fazer se uma previsão for alterada na zona congelada, use a caixa de seleção Aceitar alterações de previsão na zona congelada da sessão Previsão aprovada para fornecedor (cpvmi0202m000).

Se você aprovar uma previsão que viola as restrições da zona congelada, o fornecedor poderá se recusar a aprovar sua previsão.

Lado do fornecedor

Quando você aceita a previsão recebida do seu cliente, o LN verifica a zona congelada comparando a previsão recebida com a revisão recebida anteriormente. Se a previsão foi aumentada na zona congelada+ ou reduzida na zona congelada-, o sistema pergunta se você deseja aprovar a revisão.

Nota

Para determinar o último dia da zona congelada, o LN usa a data em que você recebeu a previsão como referência.

Para determinar o que o LN deve fazer se uma previsão for alterada na zona congelada, use a caixa de seleção Aceitar alters. prev. na zona cong. da sessão Previsão aceita do cliente (cpvmi0206m000).