Visão geral de rastreamento de demanda

O rastreamento de demanda é usado para designar uma quantidade de fornecimento a uma demanda específica.

Com o rastreamento de demanda, é possível fazer o seguinte:

  • prometer a um cliente determinada quantidade de um item. O estoque alocado não pode ser enviado a outros clientes e serve de reserva
  • vincular uma quantidade identificável de um item a determinada demanda. Dessa forma, essa quantidade não pode ser trocada por outra quantidade do mesmo item. Por exemplo, é possível usar esse método para manter juntos os componentes e subconjuntos.

Para isso, o LN vincula ordens de fornecimento a ordens de demanda usando especificações.

Se o fornecimento for rastreado em uma demanda específica, vários processos estarão envolvidos, como:

  • Planejamento de ordem
  • dar baixa e receber materiais
  • mercadorias de saída e remessa.
Nota

Para usar rastreamento de demanda, é preciso configurar os dados mestre. Para mais informações, consulte o Configurar rastreamento de demanda.

Usar rastreamento de demanda

Quando é criada uma ordem de demanda, o LN:

  • vincula uma especificação à ordem de demanda
  • Aloca o estoque à ordem de demanda
  • atualiza a quantidade do campo Estoque alocado, na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000), com a quantidade da ordem de demanda, mesmo que o estoque disponível seja insuficiente para preencher a ordem de demanda.
Nota

Se a ordem de demanda for criada manualmente ou a partir da demanda independente, as especificações serão criadas com base nos dados de rastreamento de demanda para o item ou os termos e condições de contrato vinculados.

Se a ordem de demanda for criada a partir da demanda dependente, ela poderá receber uma especificação somente da origem que a criou. Para ver como uma especificação é transferida entre objetos de negócios, consulte Exemplo de rastreamento de demanda.

Gerir estoque insuficiente

Se o estoque disponível for insuficiente para atender a uma ordem de demanda, é possível criar ordens de fornecimento ou alocar o estoque.

Se o estoque alocado ou não alocado for insuficiente para atender à ordem de demanda, serão geradas ordens de fornecimento ou criadas manualmente. Se uma ordem de fornecimento for gerada para a ordem de demanda, também será gerada uma especificação para a ordem de fornecimento. Essa especificação tem as mesmas características da especificação da ordem de demanda. Para mais informações, consulte o Ordens de fornecimento com rastreamento de demanda.

Se o estoque alocado for insuficiente, mas o não alocado for suficiente, o estoque será alocado usando pulmões de alocação. O estoque incluído em um pulmão de alocação está vinculado a uma especificação. Portanto, o estoque com pulmão estará disponível para ordens de demanda com critérios de especificação correspondentes. Para mais informações, consulte o Pulmões de alocação.

Níveis de alocação do estoque

Os níveis de alocação de estoque determinam se o estoque alocado é identificável e rastreável no armazém por meio de unidades de gestão ou está meramente registrado como estoque alocado. É possível definir níveis de alocação para combinações de armazém/item na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000) e na sessão Item - Armazenamento (whwmd4100s000).

Para mais informações, consulte o Níveis de alocação do estoque.

Alterar alocações de estoque

É necessário alterar uma alocação de estoque, por exemplo, se a ordem para a qual o estoque está alocado for cancelada. Para alterar uma alocação, use uma ordem de alteração de alocação.

As ordens de alteração de alocação são geradas com base em um grupo de números e séries definidos na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000).