Origens de fornecimento: produção, compra ou distribuiçãoA definição de recurso é o método para determinar a origem de fornecimento para um item de plano a fim de atender à demanda. A definição de recurso pode ser determinada em dois níveis:
É possível definir as relações de fornecimento entre os agrupamentos. Essas relações representam os possíveis fornecimentos entre armazéns. O Planejamento empresarial sempre converte o agrupamento para o armazém padrão nesse agrupamento. As relações de fornecimento são selecionadas com base na estratégia de fornecimento. Se nenhuma estratégia de fornecimento for aplicável, elas serão baseadas nas prioridades das relações de fornecimento. Três origens de fornecimento O Planejamento empresarial funciona com três origens de fornecimento:
É possível usar os seguintes métodos para determinar a partir de que origem é fornecido o item de planejamento:
Se um item de planejamento tiver uma estratégia de recurso válida, o LN ignorará a origem do fornecimento padrão do item de planejamento. Origem do fornecimento padrão Se você quiser uma única origem de fornecimento permanente, uma origem do fornecimento padrão será suficiente e você não precisará de estratégias de recurso. Se não houver uma estratégia de recurso, o LN verificará o valor do campo Origem de fornecimento na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Essa origem do fornecimento padrão é independente do valor especificado no campo Tipo de item da sessão Itens (tcibd0501m000). O campo Origem de fornecimento pode ter os seguintes valores:
É possível usar data do item efetivo em termos de data para alterar o tipo de item de item fabricado para item comprado e vice-versa exatamente nas datas definidas. Estratégia de recurso As estratégias de recurso permitem usar uma combinação de várias origens de fornecimento ao mesmo tempo, ou uma após a outra. Exemplo É possível especificar que 60% de um requisito são fornecidos por ordens de produção, 30% por ordens de distribuição e 10% por ordens de compra. Também é possível especificar que o LN deve primeiro tentar atender aos requisitos com ordens de produção e, se isso não for possível, usar ordens de compra. Suponhamos que você queira começar a fabricar um componente que antes comprava de um fornecedor externo. Daí, também pode especificar que o LN deve gerar ordens de compra até, por exemplo, 15 de maio, e após essa data gerar ordens de produção. Uso das estratégias de recurso Se você gerar um plano mestre ou ordens planejadas, o LN pesquisará uma estratégia de recurso válida na seção Estratégia de recurso (cprpd7110m000). É possível vincular uma estratégia de recurso diretamente a um item de planejamento ou indiretamente por meio de agrupamento ou grupo de item. Se o LN não localizar nenhuma estratégia de recurso em vigor, o LN usará a origem do fornecimento padrão. Para obter mais informações, consulte Estratégias de recurso. Nota O LN gerará um sinal se for definida uma estratégia de recurso para um item de planejamento para o qual existe uma definição de efetividade de data. Seções e campos relevantes É possível configurar a efetividade de data nas seguintes seções e campos:
| |||