Para usar agrupamentos no planejamento de produção

A origem do fornecimento do item agrupado será a produção se você definir o campo Origem de fornecimento na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) como Produção/compra. Isso ocorrerá se o momento atual cair em um período para o qual você tenha definido uma linha de efetividade de data na sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0510m000), com o campo Tipo de item definido como Produção.

Para itens de planejamento fornecidos por meio de produção, é preciso definir uma estrutura de produto na seção Lista de material (tibom1110m000), as tarefas, as máquinas e a oficina de trabalho para produzir o item na seção correspondente no módulo Roteiro de Fabricação, bem como os componentes críticos e a capacidade necessária para produzir o item. Visto que Fabricação não dá suporte a itens agrupados, os materiais e as operações no horizonte de ordem são explodidos por meio da lista de material (BOM) e o roteiro do item geral, como são os componentes e as capacidades críticos no horizonte de planejamento.

Quando a origem do fornecimento padrão de um item agrupado é a produção, o Planejamento empresarial cria ordens de produção planejadas para o item agrupado e o armazém agrupado. No entanto, visto que o item de planejamento agrupado não tem sua própria BOM e roteiro, o Planejamento empresarial explode a demanda dependente e as operações por meio da BOM e do roteiro do item geral. Para o planejamento baseado em mestre, o Planejamento empresarial usa a lista de materiais críticos e a lista de capacidades críticas gerais para explodir a demanda dependente de materiais e capacidades críticos.

Componentes agrupados na BOM

Em uma lista de material, um componente pode ser agrupado e o armazém na linha de BOM pode ser o armazém agrupado vinculado ao componente na seção Itens - planejamento (cprpd1100m000). Esse recurso dá suporte a casos de negócio em que um armazém não agrupado/central reabastece um armazém de WIP no chão de fábrica e, ao mesmo tempo, o estoque do componente envolvido deve ser reservado para a produção de um item principal, quando o componente também é vendido diretamente aos clientes.

Para modelar essa situação, é preciso definir uma relação de fornecimento entre o armazém central e o armazém de WIP, de modo que o Planejamento empresarial possa criar automaticamente ordens de produção planejadas para reabastecer o armazém de WIP durante uma execução de planejamento. Visto que não é possível especificar um armazém de WIP no campo de armazém da seção Ordens de venda, o estoque mantido no armazém de WIP está protegido para não ser vendido diretamente aos clientes. É possível inserir somente o armazém não agrupado, central, nas ordens de venda do componente.

Se você tiver definido roteiros múltiplos (dependentes de quantidade) na seção Item - Roteiros (tirou1101m000), com vários centros de trabalho, em vez de colocar um armazém de WIP na linha de BOM, poderá vincular o armazém a um centro de trabalho na seção Centros de trabalho (tirou0101m000). Durante o planejamento, o Planejamento empresarial coloca a demanda dependente de componentes no armazém padrão do item de planejamento. Quando o Planejamento empresarial transfere as ordens para o módulo Controle de produção por encomenda, a alocação de componente é automaticamente transferida para o armazém de WIP correto.

Exemplo: estrutura de distribuição com agrupamentos

No exemplo a seguir, R é um recurso, A até E são armazéns. As setas representam as relações de fornecimento.

[...]
Cl XAgrupamento X
Cl YAgrupamento Y
Cl ZAgrupamento Z

O item BICICLETA é fabricado no recurso R e estocado no armazém A. De lá, a BICICLETA é distribuída primeiro aos armazéns B e C (que, do ponto de vista de planejamento, podem ser considerados uma unidade) e depois aos armazéns D e E (considerados uma unidade de planejamento) e ao armazém F.

No Planejamento empresarial, o item BICICLETA é representado pelos seguintes itens de planejamento:

  • O item BICICLETA sem agrupamento representa o item estocado no armazém A.
  • O item agrupado BICICLETA X representa o item estocado nos armazéns B e C.
  • O item agrupado BICICLETA Y representa o item estocado nos armazéns D e E.
  • O item agrupado BICICLETA Z representa o item estocado no armazém F.