Cálculo de lead time de compraUma tarefa importante do Planejamento empresarial é calcular e planejar as datas iniciais e finais da ordem. Uma das datas que o Planejamento empresarial calcula é o lead time para itens comprados. Dependendo da situação, o Planejamento empresarial usa um dos três métodos a seguir para calcular os lead times de ordens de compra planejadas:
O método que o LN usa é determinado pelo fornecedor que o LN seleciona para entregar as mercadorias ordenadas. O LN seleciona o fornecedor de acordo com a regra de prioridade definida na sessão Estratégia de fornecimento (cprpd7120m000) e também se baseia nas prioridades especificadas para o fornecedor elegível na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). O campo Horizonte de Lead Time (Dias) na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) determina o método que o LN escolhe para calcular o lead time de ordens de compra planejadas. A função do horizonte de lead time é comparável à do horizonte de lead time fixo que pode ser definida para ordens de produção planejadas. O cálculo de lead time de compra se baseia em dados de compra específicos da ordem Se a data final estiver dentro do horizonte de lead time e o LN localizar um fornecedor válido, o LN primeiro calculará a data final temporária, incluída na ordem de compra enviada ao fornecedor selecionado. Os componentes de lead time que o LN utiliza para calcular essa data e as sessões das quais ele recupera esses dados são:
Em seguida, o LN calcula a data final para a qual ele usa os seguintes dados:
Por fim, o LN calcula a data inicial exata da ordem com base em dados específicos do fornecedor. Os componentes específicos de lead time que o LN usa e as sessões em que são definidos são:
Cálculo de lead time de compra baseado em lead time calculado Se a data final da ordem de compra planejada estiver fora do horizonte de lead time do fornecedor, o LN calculará a data inicial de ordem com base no lead time calculado, que é basicamente o lead time do item da compra. O LN compensará o lead time calculado a partir da data final para localizar a data inicial. O lead time calculado é a soma dos seguintes componentes de lead time:
A seguir, o LN calcula a data final compensando o tempo de segurança do parceiro de negócios e o lead time de entrada a partir da data da necessidade. Isso é necessário porque esses dois componentes de lead time devem ser excluídos da data de recebimento planejado do fornecedor. Cálculo de lead time de compra baseado em tempo de fornecimento Se o LN não conseguir localizar um fornecedor válido para a ordem de compra, ou se o fornecedor que o LN selecionar não tiver capacidade restante, ele planejará a ordem sem fornecedor. Nessa situação, o único componente de lead time relacionado à ordem que o LN usa é o tempo de fornecimento definido na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000). Ele substitui os componentes de lead time mais específicos, como tempo de processamento interno, tempo de fornecimento do parceiro de negócios, tempo de transporte e tempo de segurança de parceiro de negócios, que o LN usa se não consegue localizar um fornecedor válido para a ordem de compra.
| |||